Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Geraldo Lemos Neto faz palestra em Santa Catarina em jornada doutrinária pelo Estado


Os 10 anos de circulação do Jornal Espaço Espírita em Santa Catarina e a passagem do 10º aniversário da desencarnação do médium Chico Xavier serão marcados no próximo mês de abril pela presença em nosso Estado do conferencista, pesquisador, editor e médium Geraldo Lemos Neto, de Belo Horizonte - MG, pela primeira vez em jornada doutrinária pelo Estado.
 
Geraldo fará roteiros em três cidades catarinenses, de 12 a 16 de abril, com conferências espíritas alusivas aos 10 anos do Desencarne do Querido Médium Chico Xavier. Mais informações sobre essa programação com os confrades Luiz Mello (luizpsicologo@yahoo.com.br) e Juvan de Souza Neto (jesusespirita@feal.com.br).
 
Nos próximos dias, será divulgada a programação oficial do roteiro, que no Norte do Estado tem o apoio da 6ª União Regional Espírita (6ª URE), da Federação Espírita Catarinense (FEC).
 




Geraldinho na Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, com Wanda Joviano, neta de Neio Lúcio



Geraldinho, Chico e Vivaldo Cunha Borges, em 1988




Geraldinho com Chico Xavier




Geraldinho durante palestra na Semana Espírita de Feira de Santana (BA)



Geraldinho comandando culto do Evangelho na Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo - MG
 
Quem é Geraldinho?
 
Em anexo, segue uma rápida biografia de Geraldo Lemos Neto, idealizador e fundador da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo - MG, na residência do médium em sua cidade natal, transformada em um centro de referência à sua vida e obra e que pode ser acessada virtualmente no endereço www.casadechicoxavier.com.br.
 
Em 1981, ele conheceu pessoalmente Chico Xavier, com quem desenvolveu grande amizade.

Atuou na União Espirita Mineira então dirigida por Dona Neném Aluotto e Martins Peralva, seguindo recomendação do próprio Chico. Fundou o Departamento Editorial da União Espírita Mineira em 1984, onde coordenou a publicação de doze livros, dez deles da lavra de Chico Xavier. Foi diretor secretário da União Espírita Mineira de 1983 até 1995.
 
Lemos Neto é ainda o organizador da biografia Chico Xavier – Mandato de amor (tema que desenvolverá na cidade de Joinville). Em 2004, fundou a Editora Vinha de Luz que, desde então, especializou-se na publicação de livros póstumos da lavra mediúnica inédita de Chico, como Sementeira de luz, Deus conosco e o riquíssimo Chico Xavier – O primeiro livro.
 
Há ainda as biografias de Chico Xavier publicadas pela Vinha de Luz, cujos títulos são: Chiquito, obra infantil de Julieta Marques, O voo da garça, de Jhon Harley (obra elogiada pelo médium Divaldo Franco), Chico Xavier – O médium dos pés descalços, de Carlos Baccelli, e Célia Lucius - Santa Marina, de Flávio Mussa Tavares.
 
Mais informações sobre a Vinha de Luz Editora poderão ser acessadas no www.vinhadeluz.com.br.

Breve currículo espírita – Geraldo Lemos Neto

Geraldo Lemos Neto é mineiro de Belo Horizonte, de família espírita, nascido em 1962. Conheceu a Doutrina Espírita desde muito jovem, ingressando no movimento espírita pela influência de sua família materna, a família Machado de Pedro Leopoldo, contemporânea de Chico Xavier em sua cidade natal.

Em 1981 conheceu pessoalmente Chico Xavier com quem desenvolveu grande amizade.

Em Belo Horizonte iniciou pelo Cenáculo Espírita Antônio de Pádua e pela União Espirita Mineira então dirigida por Dª Neném Aluotto e Martins Peralva, seguindo recomendação do próprio Chico. Participou da Mocidade Espírita O Precursor e da Cantina Francisco de Assis, ambos da União Espírita Mineira.

Fundou o Departamento Editorial da União Espírita Mineira em 1984 onde coordenou a publicação de 12 livros, sendo 10 deles da lavra de Chico Xavier. (Bastão de Arrimo, Apelos Cristãos, Aceitação e Vida, Roseiral de Luz, Pétalas da Primavera, Fulgor no Entardecer, Migalha, Mandato de Amor, Presença de Chico Xavier em Araxá, Índice Geral das Mensagens Psicografadas por Francisco Cândido Xavier).

Foi diretor secretário da União Espírita Mineira de 1983 até 1995.

Lemos Neto é ainda o autor da biografia Chico Xavier – Mandato de Amor, lançada pela União Espírita Mineira para comemorar os 65 anos de mediunidade de Chico Xavier em 1992.

Em 2004, fundou a Editora Vinha de Luz que, desde então, especializou-se na publicação de livros póstumos da lavra mediúnica inédita de Chico Xavier. Sob a sua coordenação foram lançados então os seguintes livros: Sementeira de luz, Deus conosco, Militares no Além, Pérolas de sabedoria, Iluminuras, Sementeira de paz, Chico Xavier – O primeiro livro, Colheita do bem, Luz na Escola: Chico Xavier em Campos | 1940.

Vale ressaltar que Chico Xavier – O primeiro livro é um tesouro literário: trata-se do resgate dos textos originais do menino Francisco de Paula Cândido – poemas e sonetos, período anterior ao da mediunidade com Jesus. Esses textos foram guardados carinhosamente por um sobrinho de Chico e editados em encadernação de luxo por Geraldinho e a Vinha de Luz.

Há ainda as biografias de Chico Xavier cujos títulos são: Chiquito, obra infantil de Julieta Marques, O voo da garça, de Jhon Harley, Chico Xavier – O médium dos pés descalços, de Carlos Baccelli, e Célia Lucius - Santa Marina, de Flávio Mussa Tavares.

Geraldo Lemos Neto é também o idealizador e fundador da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, na residência do médium em sua cidade natal que foi transformada em um centro de referência à sua vida e obra. Ela também poderá ser acessada virtualmente no endereço www.casadechicoxavier.com.br.

Geraldinho, como é geralmente conhecido, foi um dos idealizadores do Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, realizado anualmente e que este ano vai para a 5ª edição.

É o atual presidente da Fundação Cultural Chico Xavier de Pedro Leopoldo, uma entidade civil da cidade natal de Chico Xavier, cujo objetivo é a preservação de sua memória, estando atualmente empenhado em assumir a gestão do futuro Memorial Chico Xavier, atualmente em construção pela Prefeitura Municipal da cidade de Pedro Leopoldo, no local onde Emmanuel apareceu pela primeira vez ao Chico.

Geraldinho participa regularmente de palestras, seminários e congressos espíritas pelo Brasil e exterior.

Como médium psicógrafo, publicou o romance Ignácio de Antioquia, do espírito de Theophorus e o livro Réstia de luz, de espíritos diversos, ambos editados pela Vinha de Luz.

Em Belo Horizonte, coordena o Grupo de Estudos Zeca Machado e participa das atividades do Centro Espírita Luz, Amor e Caridade, entidade centenária da capital mineira, integrando o quadro de sua diretoria.



Enviado pelo Jornal Espaço Espírita | Juvan de Souza Neto
05/03/2012
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31