Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Vida e trabalho de Chico Xavier viram sucessos de bilheteria


Do G1 Triângulo Mineiro

Parnaso de Além Túmulo foi o primeiro dos 451 livros psicografados (Foto: Reprodução/TV Integração)

"Parnaso de além-túmulo" foi o primeiro livro psicografado. (Foto: Reprodução/TV Integração)

Chico deixou mais de 400 livros psicografados, inclusive em mais de 15 idiomas, e a vida o trabalho do médium viraram sucessos de bilheteria. “Parnaso de além- túmulo é o primeiro livro da obra extraordinária de Francisco Cândido Xavier como médium psicógrafo, lançado em 1932. Assustou o mundo atual, no seu mais alto grau, mas não teve jeito deles duvidarem da obra”, contou o ourives Cezar Carneiro.

Parnaso de além-túmulo foi o primeiro dos 466 livros psicografados pelo médium, que dizia que nenhuma obra lhe pertencia, e publicados 39 depois que ele morreu. Cezar tem praticamente todos os exemplares. Entre os títulos "Religião dos espíritos" o primeiro escrito pelo médium depois de se mudar de Pedro Leopoldo para Uberaba. O ávido leitor conviveu com o líder espírita, o que despertou a vontade de virar escritor sob a inspiração do amigo. "Eu me tornei espírita em 63, na Comunhão Espírita Cristã. Me aproximei do Chico, da obra. Me dava uma vontade de anotar as lições e aí comecei a escrever”.

De lá para cá já foram três obras sobre o médium. A última é "Valiosos ensinamentos com Chico Xavier". Nos livros, relatos da convivência com o homem que levava multidões até à casa dele, mas que na intimidade poucos tiveram a oportunidade de conhecer. Inclusive o Chico cheio de bom humor ao falar da partida. “Temos a convicção de que se dependesse da vontade dele permaneceria mais tempo entre nós, como dissera pouco tempo antes de desencarnar: "Você pode escrever no meu túmulo, aqui jaz Chico Xavier, muito a contragosto". Essa era a vontade de Chico de permanecer conosco”, contou Cezar.


Chico Xavier psicografou mais de 400 livros (Foto: Reprodução/TV Integração)

Chico Xavier psicografou mais de 400 livros. (Foto: Reprodução/TV Integração)

Outros seriam inspirados a falar sobre ele pela literatura, como o médium Carlos Baccelli. "Tive a oportunidade de escrever várias obras biografando Chico Xavier. Uma delas, 100 anos de Chico Xavier, fenômeno humano e mediúnico, disse Carlos. O filho adotivo já publicou três livros sobre o pai. O quarto está para ser lançado durante as homenagens aos 10 anos da morte do líder espírita, "Lágrimas de Chico". “Chico tinha lágrimas de alegria, mas também ficava triste, era humano, só que muito mais sensível. A obra é um pouco dos meus diários, do que nós conversávamos durante as noites”, explicou Eurípedes.

As obras de Chico Xavier sempre foram um fenômeno literário e continuam, pois as vendas não param. Mas depois da morte o médium, mais uma vez, se tornaria líder, desta vez, de bilheteria. Quando "Chico Xavier - o filme", obra baseada no livro do escritor Marcel Souto Maior chegou às telonas, levou 3,5 milhões de espectadores aos cinemas de todo o país. Uberaba esteve entre as locações do longametragem. Movimentação no Grupo Espírita da Prece com direito a figurantes da cidade vestidos a caráter. "Nosso Lar", filme baseado no livro psicografado por Chico, levou quase cinco milhões de pessoas aos cinemas. Foi o maior sucesso de público na história do cinema brasileiro e também a produção mais cara até hoje: R$ 20 milhões.

Filmes sobre Chico Xavier levaram multidões ao cinema (Foto: Reprodução/TV Integração)

Filmes sobre Chico Xavier levaram multidões ao cinema (Foto: Reprodução/TV Integração)

Outra obra com boa bilheteria foi "As mães de Chico Xavier" e mais meio milhão de pessoas assistiu. Para o cineasta Guilherme Tensol, o sucesso das produções tem explicação. “Você já tem um público formado, que são os espíritas, e as outras pessoas que querem assistir para ver se o filme tem mérito cinematográfico, independentemente da questão doutrinária. Se você juntar esses dois você consegue bilheterias bem significativas e o cinema transcendental consegue isso”.

E novas histórias do chamado cinema transcendental vêm por aí. “Paulo Figueiredo é roteirista e diretor do "E a vida continua", também baseado num livro espírita. A previsão de lançamento é em agosto e o Lima Duarte faz uma participação”, contou.

“São filmes nacionais que levam tanta gente para as salas de cinema e tomara que isso continue com mais qualidade, mais público, nos emocionando e trazendo informação ao mesmo tempo”, finalizou Guilherme.



Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Do G1 Triângulo Mineiro | In: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/06/vida-e-trabalho-de-chico-xavier-viram-sucessos-de-bilheteria.html
30/06/2012
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31