Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Estudo de Pedro de Campos sobre a carta de Públio Lentulus acerca da pessoa de Jesus vira livro




Epístola Lentuli é nome do apócrifo escrito pelo senador Públio Lentulus, na época do imperador Tibério, que narra de modo breve e sem emoção alguma a fisionomia e a personalidade de Cristo ao Senado Romano. O médium Francisco Cândido Xavier, nos trabalhos de psicografia, registrou que o espírito Emmanuel, seu mentor espiritual, encarnara naquela época movimentando a personalidade de Lentulus, autor do famoso documento.

 

Em termos históricos, algo curioso ocorreu com esse apócrifo ao longo do tempo. Desde há muito os estudiosos fincaram pé no estudo alheio, feito por algum pesquisador do passado, dele tomaram fé, associaram o fato de que não houve um “governador” Públio Lentulus na Judeia e deram a Epístola como falsa, forjada em algum ponto na Idade Média. A partir daí, de modo geral, afastou-se o exame analítico dos exemplares mais antigos e o contexto histórico em que a Epístola teria rolado nos primeiros séculos. Por conseguinte, perdeu-se o tino psicológico que requer toda investigação histórica, perderam-se os meandros da história e as ocorrências sociais e políticas que contribuíram para a existência das várias versões hoje encontradas da Epístola. Ao que parece, o ideal religioso voltado para outras atividades, a dificuldade em obter-se informação na Antiguidade e a falta de uma hipótese que pudesse levar o estudo ao norte desejado constituíram fatores decisivos para relegá-la ao esquecimento por séculos.

 

Contudo, em época recente, a psicografia xavieriana veio dar novos rumos ao entendimento da Epístola, dando a ela o que faltava: legitimidade! Para escrever o livro, exaustivas pesquisas foram realizadas e informes antiguíssimos, resgatados para se saber o que há de verdade sobre tema tão controverso: a personalidade e fisionomia de Cristo. Entraram em cena os registros dos primeiros pais da Igreja, como Justino de Roma, Tertuliano, Irineu de Lyon, Eusébio de Cesareia, Epifânio de Salamina, São Jerônimo, Santo Agostinho, Giovanni Damasceno e outros. Os registros desses patriarcas legaram evidências literárias e informes do contexto social em que a Epístola rolara no início da Era Cristã; e ao se juntar evidências colhidas nas pinturas, nos ícones antigos e na epigrafia de Cristo, novas interpretações foram possíveis, culminando na elaboração da tese histórica apresentada nesse livro. Nele, A Epístola Lentuli é mostrada desde a época inaugural do Cristianismo, passa pela Idade Média e chega aos nossos dias com os alvores autênticos da cristologia contida na história. Trata-se de obra-raiz, fundamentada nos remanescentes da Antiguidade.



CRISTO DE BARBA BIFURCADA – PORTA MARINA DE ÓSTIA

Descrição: uma das primeiras imagens do Cristo com a marca inconfundível da Epístola Lentuli – “a barba repartida no meio”. Foi escavada na Porta Marítima de Óstia, em Roma, com datação precisa graças à descoberta em meio à argamassa de uma moeda de bronze com a efígie do imperador Magnus Maximus (383-388), que permitiu estimar a conclusão da obra no ano 394. Está em exposição no Museo Nacionale dell’Alto Medievo, Roma. Trata-se de uma figura de homem da cintura para cima, a meio corpo, com idade na casa dos 30 anos; vestido com toga branca que lhe cobre os braços, mas deixa a mão direita de fora e erguida, mostrando três dedos com sinal característico do Cristo; figura com cabelos compridos, repartidos no meio, e barba longa, bifurcada no queixo, tal como descrito na Epístola Lentuli; no alto da cabeça, uma inconfundível auréola branca realça sua condição divina que, juntamente aos dedos, não deixa dúvida de ser uma representação do Cristo abençoando quem parte ou chega a Roma de viagem. Trata-se de fisionomia em mural de mármore, feita nos moldes da Epístola Lentuli.

_______________
Fonte da imagem: <http://www.ostia-antica.org/regio3/7/7-8_1.jpg>. Acesso em maio 2011.
Fontes dos relatos: <http://www.collezioni-f.it/ostia/ostia.html>. Acesso em maio 2011.
<http://www.ostia-antica.org/regio3/7/7-8.htm>. Acesso em maio 2011.
<http://culturamugellana.wordpress.com/2010/09/23/ancient-ostia-a-christian-crypt-iv-century-ad-with-an-image-of-christ-giving-a-blessing-has-been-found/>. Acesso em maio 2011.




CRISTO BARBADO – CATACUMBA DE COMMODILLA

Descrição: Cristo barbado, com traços ainda rudes, cabelos compridos e repartidos no meio, barba não muito longa e cabeça aureolada. Afresco do final do século IV, catacumba de Commodilla, localizada na via das Sete Igrejas, não distante da Via Osteniense, Roma, Itália.

______________
Fonte da imagem:  <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8d/Christ_with_beard.jpg>. Acesso em maio 2011.



Leia mais sobre o assunto:  A Epístola Lentuli - Parte 1 | A Epístola Lentuli — Parte 2 | Epístola Lentuli — Parte 3





Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Pedro de Campos | In: http://www.ostia-antica.org/regio3/7/7-8_1.jpg | http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8d/Christ_with_beard.jpg
18/07/2012
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31