Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Vinha de Luz adota a aplicação do QR Code em seus títulos



QR Code da Vinha de Luz Editora: mais uma fonte de acesso ao seu portal


O QR Code é um código de barras bidimensional, criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994.  QR  quer dizer Quick Response. O QR Code gera um código contendo várias informações que podem ser lidas ou decodificadas por telefones celulares e tablets, e é capaz de gerar até 4.000 caracteres de leitura óptica.

A Vinha de Luz passou a aplicar o código em suas capas, objetivando facilitar o acesso do leitor à sua loja na Internet, que, além de funcionar como ponto de venda de seus títulos, é hoje referência de conteúdo para o movimento espírita brasileiro e mundial.

Saiba mais sobre o QR Code

Esse tipo de codificação está se tornando cada vez mais comum ao dia a dia dos brasileiros. O código QR ou QR Code é uma abreviação para Quick Response Code (código de resposta rápida, em tradução livre). Rapidez na leitura e grande capacidade de armazenamento de informações são os diferenciais desse código, que consiste em módulos pretos distribuídos em um formato padrão em um fundo branco.

Ligado aos portáteis

Apesar de patenteado, o formato de codificação é de uso livre, já que a Denso Wave escolheu não restringir o acesso ao formato. Dessa forma, boa parte dos smartphones já possui aplicativos que conseguem decodificar esse código bidimensional.

Origem

O QR Code surgiu em 1994 na indústria automotiva. O padrão foi desenvolvido pela Senso Wave, subsidiária da Toyota, para rastrear seus veículos durante a produção. Rapidamente se transformou no mais famoso tipo de código de barras de duas dimensões. Além do Brasil, o código é largamente usado nos Estados Unidos e vem crescendo em popularidade em outros lugares do mundo, como Canadá e Hong Kong. Os códigos podem armazenar informações como números, caracteres alfanuméricos, bytes e kanjis. A quantidade limite de espaço para armazenamento varia de acordo com o tipo de informação, dimensões do código e nível de correção de erros. As dimensões de um QR vão de 1 até 40, sendo que há quatro graduações de nível de correção: baixo, médio, qualidade e alto - (LMQH, em inglês). Quanto maior as dimensões e menor o nível de qualidade, mais informações poderão ser inseridas no código.

Inicialmente usados para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, estão sendo desenvolvidas aplicações direcionadas para ajudar os usuários na tarefa de adicionar dados em telefones celulares. Os QR Codes são muito comuns também em revistas e peças de publicidade, nas quais usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C podem usar um scanner para capturar as imagens.

No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela Fast Shop, em dezembro de 2007. Mais tarde, a Nova Schin publicou um anúncio com o código em junho de 2008 e a Claro fez uma campanha utilizando o Código QR, em novembro de 2008. A Revista Galileu, da Editora Globo, também aderiu ao QR para que o usuário tivesse acesso a informações extras através do seu celular.

Como instalar o leitor de QR Code no seu celular

Para ler um QR Code é preciso instalar um software em seu celular. Ele será o responsável por decodificar rapidamente a imagem capturada. Na Internet, há muitos softwares gratuitos disponíveis. É preciso, contudo, que se baixe um de acordo com o modelo do celular.

Em português, o http://reader.kaywa.com é um dos melhores sites para baixar leitores de QR Code. Caso não seja encontrado um software para o seu aparelho, preenchendo um formulário é possível receber, via e-mail, uma notificação tão logo haja disponibilidade do programa. Para aqueles que quiserem criar seus próprios QR Codes, em http://qrcoder.kaywa.com é possível gerá-los facilmente.

Para quem sabe inglês, o http://www.qrme.co.uk/qr-code-resources/qr-code-readers.html contém uma lista ampla com vários modelos.


____________________

Fontes:
http://www.superdownloads.com.br/materias/aproveite-vantagens-qr-codes.html#ixzz25Qr9HnmR
http://www.superdownloads.com.br/materias/aproveite-vantagens-qr-codes.html#ixzz25QsOmv94

http://www.superdownloads.com.br/materias/aproveite-vantagens-qr-codes.
http://www.lupa.facom.ufba.br/2009/03/como-instalar-o-leitor-de-qr-code-no-seu-celular/




03/09/2012
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31