Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

5º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra - Obra de André Luiz inspira oradores espíritas


Por Juvan de Souza Neto

Amigos de Chico Xavier se reuniram em inesquecível evento à sombra das mangueiras do Grupo Espírita Maria de Nazaré, em Votuporanga, interior de SP.

A inspirada oratória de Carlos Baccelli uniu-se às vibrações de paz e luz oriundas do Grupo Espírita Maria de Nazaré, de Votuporanga, durante a palestra sob as mangueiras e que abriu o 5º Encontro dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, em São Paulo, nos dias 8 e 9 de setembro, evento destinado neste ano ao estudo das obras de André Luiz.



Carlos Antônio Baccelli fala sobre Chico Xavier à sombra das mangueiras, no sábado pela manhã.
Atrás vemos Geraldinho Lemos, Divaldinho Matos, Luis Antônio Ferraz e Luiz Carlos Nunes


O culto à sombra das mangueiras, na bela manhã de sol do dia 8, relembrou os inesquecíveis ensinamentos de Francisco Cândido Xavier à sombra do abacateiro de Uberaba, e mais de 400 pessoas acompanharam a palestra que, assim como todo o Encontro, foi transmitida ao vivo pela Web TV A Caminho da Luz.

Baccelli abordou momentos importantes da trajetória de Chico Xavier, sua dedicação integral a Jesus e ao próximo por 75 anos ininterruptos. O orador ainda fez um alerta, pedindo pela não hierarquização do movimento espírita e também para que se evite o elitismo nas fileiras da Doutrina.



Abertura informal do 5º Encontro foi com um culto do Evangelho à sombra das mangueiras,
no Grupo Espírita Maria de Nazaré, de Votuporanga, SP


Sob o céu e o sol de Votuporanga, as palavras de Baccelli ecoaram na presença de visitantes de várias partes do Brasil, desde Santa Catarina até o distante Amazonas, de Sergipe ao Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro a Goiás, de Minas Gerais até os anfitriões paulistas, Divaldo Matos de Oliveira, o Divaldinho, e Luis Antônio Ferraz. Isso sem nos esquecermos dos representantes de Portugal e da Espanha presentes no Encontro. O ambiente era de paz e suaves vibrações.



Geraldinho Lemos faz a prece de encerramento do culto do Evangelho à sombra das mangueiras, no sábado, pela manhã



A dupla de Uberaba Sérgio Santos e Marlene encantam o público com suas músicas em homenagem a Chico Xavier

Na parte da tarde, o Encontro propriamente dito ocorreu no Votuporanga Clube para um público superior a 1.200 participantes. A abertura, na inspirada voz de Margarete Áquila, de Santo André, São Paulo, foi emocionante.



Margarete Áquila, a extraordinária cantora de
Santo André, SP, em apresentação que emocionou a assembleia




Aspecto do público que lotou o Votuporanga Clube para participar do
5º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra


Em seguida, Geraldinho Lemos Neto, um dos organizadores do Encontro desde sua primeira edição, abordou o tema “A obra de André Luiz na visão dos espíritos Emmanuel e Neio Lúcio”, mostrando como a Espiritualidade amiga acompanhou o trabalho do médium e seu mentor Emmanuel, ainda em Pedro Leopoldo, MG, com base nos relatos do culto doméstico do Evangelho no lar da família Joviano, à época do Dr. Rômulo Joviano, chefe de Chico na Fazenda Modelo, onde o médium trabalhava.



Geraldo Lemos Neto na abertura oficial do Encontro no sábado à tarde,
em palestra com o tema "A obra de André Luiz na visão dos espíritos de Emmanuel e Neio Lúcio


Pedro Bonilha falou em seguida, abordando o tema “Fragmentos da obra de André Luiz”, e Baccelli, novamente, levantou reflexões sobre o livro “Nosso Lar”, obra que abriu a série de livros assinada pelo querido médico, que na Terra fora o sanitarista Carlos Chagas. A obra “Os mensageiros” serviu de tema para o encerramento do primeiro dia, quando Aguinaldo Vasconcelos, de São José do Rio Preto, SP, enfocou a “Assistência espiritual aos encarnados”, com base nessa obra.

Ainda no sábado, muita emoção com a apresentação do trailer do novo filme espírita “E a vida continua...”, de Paulo Figueiredo e Oceano Vieira de Melo, e ainda detalhes sobre o novo desenho animado sobre Chico Xavier, numa rápida apresentação comandada pelo ator Fernando Peron, de São Paulo, capital.



Fernando Peron apresenta "Pequeno grande Chico", animação inspirada na vida e na obra de Chico Xavier

No domingo, dia 9, houve até dueto entre Margarete Áquila e o cantor espírita uberabense Sérgio Santos, cantando “Chico Xavier”, de Fábio Júnior. Na ocasião, Sérgio também lançou seu primeiro DVD, ao lado da esposa, a inseparável Marlene. E a portuguesa Julieta Marques, de Lagos, autora do belo livro “Chiquito”, edição da Vinha de Luz Editora, novamente relembrou o médium com emoção, evidenciando também a obra de André Luiz, “E a vida continua...”.

Mas um dos momentos mais impressionantes, no domingo pela manhã, foi o relato do espanhol Pedro Vaquer, que demonstrou como em pouco mais de 10 anos a obra de Chico Xavier mudou sua vida e fez com que ele, além de montar um grupo espírita em Palma de Maiorca, na Espanha, ainda investisse numa obra social que leva água pura para crianças e comunidades carentes da Etiópia, na África, beneficiando um universo de 250.000 pessoas, que antes não tinham qualquer acesso à agua limpa. “Chico Xavier ainda é um grande desconhecido na Europa”, lamentou Vaquer, pedindo que haja mais divulgação da vida e da obra de Chico em terras europeias.

Finalizando o encontro, Jhon Harley Madureira Marques levou a Votuporanga as lindas imagens da infância e da juventude de Chico, com o tema “O voo da garça”, no qual detalhou fragmentos, impressões e casos pitorescos da vida do grande médium em sua terra natal, Pedro Leopoldo, MG.

Encerrando o evento, Luis Antônio Ferraz convidou a todos para a sua próxima edição, prevista para o feriadão de 15 de novembro do ano que vem, em Recife, no Centro de Convenções de Pernambuco. Assim, a organização mantém a intenção de fazer o evento itinerante, iniciativa que começou neste ano, por Votuporanga. Que venha a sexta e inspirada edição!

Veja mais fotos!!!



Geraldo Lemos Neto, Carlos Baccelli, Divaldinho Matos e Luis Antônio Ferraz



Sérgio Villar, da TV Web A Caminho da Luz, entrevista, ao vivo, Carlos Baccelli, Geraldinho Lemos Neto e Pedro Vaquer Brunet



A dupla de Uberaba Sérgio Santos e Marlene homenageiam Chico Xavier




Lourenço Peixoto, Divaldinho Matos, Luis Antônio Ferraz, os portugueses Maria Julieta Marques e Nuno Emanuel



Expositores do Encontro se abraçam no final do domingo - Carlos Baccelli, Pedro Bonilha,
Julieta Marques, Jhon Harley, Geraldo Lemos Neto e Pedro Vaquer Brunet




Jhon Harley, Geraldo Lemos Neto, Pedro Vaquer Brunet e Fernando Peron




Geraldinho Lemos e o português Nuno Emmanuel



Geraldinho Lemos e o casal de Santa Catarina, Dourival e Aninha Ávila, da cidade de Barra Velha, SC



Livros da Vinha de Luz Editora, de autoria de Chico Xavier, e de outros autores e editoras, estavam à disposição na livraria da Candeia



Enviado por Juvan de Souza Neto | Fotos: Angel Takahashi, Marcos Ferreira, Nuno Emanuel
19/09/2012
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31