Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Biógrafo e amigo de Chico Xavier estará em Barra Velha, SC, no próximo dia 14, domingo




Barra Velha – O professor, psicólogo, escritor e palestrante Jhon Harley Madureira Marques, da cidade mineira de Pedro Leopoldo, vai falar por que a figura de Chico Xavier, eleito na semana passada em votação popular da emissora SBT “o maior brasileiro de todos os tempos”, mudou sua vida. Jhon, 49 anos de idade, espírita desde 1980, conheceu Chico na sua terra natal no ano seguinte, conviveu 20 anos diretamente com o médium mineiro, e atesta que essa experiência mudou sua vida.

Jhon fará uma palestra especial no domingo, dia 14 de outubro, a partir das 10h, no auditório do Centro Espírita Jesus de Nazaré, na Rua Lauro Ramos, 130, centro de Barra Velha. O escritor, que estará em Curitiba – PR, cumprindo agenda familiar, aproveitará para divulgar no litoral catarinense o livro “O voo da garça”, da Vinha de Luz Editora, considerada a maior biografia já escrita sobre a vida de Chico a retratar sua terra natal desde seu nascimento, em 1910, até o momento em que se transfere de Pedro Leopoldo, em 1959, para Uberaba, em Minas Gerais.

Na palestra, Jhon trará imagens incríveis da infância de Chico Xavier, e que de certa forma chamarão a atenção de Barra Velha: mostrará aspectos da relação de Chico com o padre Sebastião Scarzello, que o protegeu na infância, quando os fenômenos que o menino Chico viviam eram totalmente incompreendidos. Como se sabe, o padre Scarzello, depois monsenhor, veio para Santa Catarina e instalou-se no Morro dos Monos, em São João do Itaperiú, onde havia um patronato. Praticamente ninguém nunca soube que o monsenhor era o “padre de Chico Xavier”.

Relatos pessoais, fenômenos vividos pelo médium na infância, fotos familiares, o primeiro emprego, a atuação na Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo, onde psicografou livros clássicos compõem “O voo da garça”, as perseguições e dificuldades. Na palestra, Jhon vai explicar também o motivo do título da obra.

“Em tempos de tanta intransigência e intolerância, e dentro de um contexto social individualista, espero, sem nenhuma intenção de divinizar o médium, ter conseguido, no livro, dizer que a humanidade em Chico Xavier ultrapassou os limites dos movimentos religiosos por mim conhecidos, se materializando, no transcorrer dos seus 92 anos de idade, em forma de generosidade, compaixão e amor”, destaca Jhon.

O psicólogo ainda frisa, parafraseando o biógrafo uberabense Carlos Baccelli, que Chico Xavier não foi um “anjo exercendo o papel de um homem, mas um homem, do mundo e no mundo, exercendo o papel de um anjo”.

A obra começou a ser pensada em 1985 e impressiona pelos documentos trazidos, referências e detalhes históricos. As pesquisas se intensificaram em 2008, quando Jhon passou a ser um dos organizadores do “Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra”. No livro e na palestra, o autor também expõe um pouco das correspondências que trocou com Chico durante muitos anos – o médium ainda o presenteou no período com nada menos que 132 livros, a maioria da fenomenal autoria mediúnica de Chico Xavier, que chega hoje a 466 livros ditados pelos espíritos e já catalogados.



Jhon Harley com Chico Xavier em Uberaba



Jhon Harley é ainda dedicado servidor na assistência fraterna pelas atividades do Grupo Espírita Scheilla e da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, e também atua junto ao movimento de unificação pela Aliança Municipal Espírita - AME - de sua cidade. É também copartícipe da organização dos Encontros Nacionais dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra desde 2008.

A palestra em Barra Velha terá entrada franca, e mais informações estão no site da casa espírita, o cejn.org.br ou ainda pelo telefone (47) 3456-2833 ou 9921-4527.

Impressões de lideranças espíritas sobre o livro “O voo da garça”

“Por ser também nascido na cidade de Pedro Leopoldo, é muito natural que uma afinidade maior se estabelecesse entre Jhon e Chico, e entre Jhon e todos aqueles que conviveram com Chico Xavier nos seus primeiros tempos de mediunidade e serviço na bucólica cidade do interior de Minas Gerais. Acompanhamos a dedicação à pesquisa em que Jhon Harley se engajou, o entusiasmo de suas descobertas e a alegria do amigo em abordar a humanidade de Chico Xavier. Quando o livro em seu formato final nos foi apresentado, causou-nos admiração e surpresa - admiração pela profundidade da pesquisa e surpresa pelo ineditismo da abordagem que Jhon Harley nos oferece. Publicamos o livro pela Vinha de Luz e nova surpresa: em dois meses a primeira edição se esgotou, mostrando-nos que o gosto popular também apreciara sobremaneira o esforço de Jhon Harley. Parabéns, Jhon por sua iniciativa! Ela já contribui para o esclarecimento da compreensão de quem foi entre nós este homem diferente, mas tão profundamente humano, que é Chico Xavier."

Geraldo Lemos Neto
 
 
“O escritor mineiro Jhon Harley, pouco tempo atrás, por meio do serviço editorial da Casa de Chico Xavier, lançou seu dedicado livro "O voo da garça", uma das mais completas obras da vida de Chico Xavier, principalmente do início de sua trabalhosa vida mediúnica, desde o nascimento em Pedro Leopoldo (MG). Se o leitor quer uma obra bem informada e ilustrada sobre Chico, compre esse livro.”

Fernando Ós
 
“Confesso-lhe que comecei a ler o seu excelente livro na viagem de retorno a Salvador e já o concluí. Está muito bem urdido, numa trama literária rica de conteúdos doutrinários bem colocados, sem os exageros habituais, numa análise histórica muito bem resgatada sobre a vida e a obra do apóstolo da mediunidade. Parabéns! Que venham outros livros, pois que estamos necessitando de leituras dignas.”

Divaldo Franco
 
“Muito bem escrito, claras as elucidações, enriquecendo sobremaneira as informações tradicionais de nosso conhecimento com novos e significativos dados. Estou emocionado com o seu trabalho. Você efetivamente caprichou... O título é sugestivo e me diz muito.”

Caio Ramacciotti

 
"Terminei de ler "O voo da garça" - excelente! Você foi muito feliz ao longo de toda a obra. Parabéns! Penso que Chico deve ter ficado muito contente, sobretudo, porque não confiou em vão em você - ele sabia do que você seria capaz no futuro! Não que ele desejasse uma obra assim, qual a sua, em torno do nome dele. Todos sabemos que Chico se preocupava, e preocupa, unicamente com a mensagem do Cristo. Para ele mesmo, ele não é Chico Xavier, que, sem dúvida, é uma bandeira de luz hasteada na divulgação de nossos princípios! Portanto, meu caro, parabéns! Que Jesus abençoe a você e a toda sua família. Que você prossiga sempre fiel ao que aprendemos, ou tentamos aprender, com o nosso saudoso amigo."

Carlos Baccelli






Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Juvan de Souza Neto | Jornal Espaço Espírita
08/10/2012
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31