Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos - Continuação


Kardec e Chico Xavier, a mesma individualidade

Depois de insistente e árdua pesquisa sobre os perfis de Allan Kardec (5ª Parte) e de Chico Xavier (6ª Parte), na busca de vestígios e indícios,  e mesmo de provas que nos convençam de que, de fato, Allan Kardec voltara à Terra na personalidade de Chico Xavier, não remanesce dúvida a respeito, resultando na publicação do meu livro “A volta de Allan Kardec” (Ed. Feego, 2008),  já em 3ª edição.


Antes da publicação do trabalho, o assunto aparecia esparso, aqui e ali, inclusive nos excelentes livros de Adelino da Silveira (“Kardec prossegue” – CEU – 3ª edição) e de Carlos A. Baccelli (“A reencarnação de Allan Kardec” – Livraria Espírita Edições “Pedro e Paulo”, Uberaba, MG), sem, no entanto, ter a faculdade de convencer a gregos e troianos.

Comigo, que nem me preocupava com o assunto e que, à época, se perguntado, é bem possível que me posicionasse contra a tese, começaram a acontecer determinados fenômenos que, dadas as coincidências entre eles, acabei por me lançar à pesquisa e análise da intrigante questão.

A pesquisa foi das mais intensas e trabalhosas, em mais de setenta obras. Revendo a literatura espírita, no que ela tem de mais expressivo sobre o tema, a partir das obras básicas e complementares, incluindo nestas a obra psicográfica de Francisco Cândido Xavier, os clássicos do Espiritismo e outros autores consagrados, encarnados e desencarnados, fui avançando na pesquisa.

Os três fenômenos, inusitados, em ordem sucessiva, constam da 2ª parte do livro.

O primeiro fenômeno ocorreu em Los Angeles (EUA), numa noite de 1996, no momento em que eu proferia uma palestra no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo. O segundo fenômeno, confirmando o primeiro, aconteceu três anos depois, em Uberaba, MG, inusitadamente, na Grupo Espírita da Prece, então dirigido por Chico Xavier.  Esses fenômenos e as três mensagens constam da 1ª parte, com datas próprias e sucessivas.

A terceira dessas três mensagens fora recebida pelo mesmo médium das duas primeiras, Antônio Baduy Filho, à mesa e no momento em que eu proferia a palestra de instalação da reunião pública da Semana do Livro Espírita, em Ituiutaba, MG, em 16/04/2004.

E, por inexplicável acaso, a quarta mensagem, que foi objeto de um artigo nesse nobre Diário da Manhã, de 22/03/2009, sob o título de “Nova mensagem confirma a volta de Allan Kardec”, foi recebida de Hilário Silva, pelo mesmo médium, também em Ituiutaba, por ocasião da 45ª Confraternização de Madurezas e Mocidades Espíritas do Triângulo Mineiro (Commetrim ), no dia 31/10/2008, enquanto eu, representando a Feego, participava da mesa diretora daquele evento.

Como se vê, as aparentes coincidências se multiplicaram. Muitas outras não serão aqui relatadas por exiguidade de espaço.

Além da pesquisa, o trabalho compõe-se de dezesseis entrevistas dos espíritas mais comprometidos com o Espiritismo, no Brasil e no exterior (3ª Parte), e de dez depoimentos, também de companheiros de elevado estofo moral e doutrinário (4ª Parte).

São muitos os argumentos. Mas eu gostaria de destacar um dentre os inúmeros que suscitam forte convicção, relacionado à publicação do livro “Kardec prossegue”, de Adelino da Silveira.

O livro, depois de marchas e contramarchas, acabou sendo publicado, por ordem de Emmanuel a Chico Xavier. Depois de publicado, o autor enviou para o Chico dezenas de exemplares e o Chico, sem embargo de sua inegável humildade, enviou um exemplar do mesmo a diversos dos seus mais íntimos amigos e um deles era Geraldo Lemos Neto, de Belo Horizonte.

O primeiro exemplar enviado por Chico a Geraldo Lemos recebeu o seguinte autógrafo:



Em frente, Geraldo Lemos, ou Geraldinho, como gostava Chico de chamá-lo, faz-me a oferta do autógrafo, em fotocópia, da página correspondente de seu primeiro exemplar, ofertado por Chico, de “Kardec prossegue”,  o que representa  presunção da veracidade do fato:



Informa, ainda, Geraldinho, que, indo a Uberaba dois meses depois, em visita a Chico Xavier, este perguntou-lhe qual a sua opinião sobre o livro, tendo Geraldinho respondido:
 
– Chico, acho que é a expressão da verdade!  

Conta Geraldo Lemos que, diante da pergunta de Chico, julgou-se ele no direito de também lhe perguntar qual era a opinião dele:
    
– E o senhor, Chico, o que é que o me diz sobre isso?

Foi então que Chico respondeu:

– “É uma coisa muito curiosa esse fato, Geraldinho, porque desde quando eu tinha 5 anos de idade, na minha meninice em Pedro Leopoldo, eu guardo as páginas do Evangelho segundo o Espiritismo integralmente na memória!”

Em seguida, depois de ambos chorarem, bastante emocionados, Chico vai ao seu quarto, pega mais um exemplar de “Kardec prossegue” e faz outra dedicatória a Geraldinho Lemos, nos seguintes termos:



Esse  autógrafo, Geraldinho assim mo dedicou:



A prova escandida, que abona a tese proposta, é gigantesca, irrespondível. Basta que se lembre de que quem compôs “O Evangelho segundo o Espiritismo” foi Allan Kardec, em seguida à publicação de “O Livro dos médiuns”, retirando dos quatro evangelistas os textos mais importantes e incontroversos quanto à moral, desenvolvendo-os, com elevado senso crítico e peregrina sensibilidade. É natural, assim, que tenha retido na memória perispiritual o trabalho, de tanta responsabilidade, e que tanta alegria lhe deve ter proporcionado.

Weimar Muniz de Oliveira

Goiânia,10 de junho de 2009.

–––––––––––––––––––––
(O autor, magistrado aposentado, é presidente do Lar de Jesus, vice-presidente da Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas e diretor da Feego.)
Do jornal Diário da Manhã | Goiânia | (s.d.t.) | Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | 08/12/2009




Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Nuno Emanuel |
15/10/2012
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31