Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Congresso médico-espírita tem público recorde em Maceió





Mil e seiscentas pessoas, na maioria médicos, profissionais de Saúde e estudantes, compareceram à 9ª edição do Mednesp – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil, que aconteceu de 29 de maio a 1 de junho, no Centro de Convenções Maceió, com o tema “Os desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa e na prática clínica”. Comparado às outras edições do evento, o congresso teve público recorde, com um aumento de quase 20% de participação em Alagoas.
 
Ricardo Santos, presidente da Associação Médico-Espírita de Alagoas, comemorou a aceitação e a repercussão do congresso pelos alagoanos. “Foram cerca de 100 conferencistas, de 54 associações médico-espíritas de todo o país, pesquisadores, professores universitários, delegações do exterior e universitários, entre outros, propondo aqui a temática de pesquisa científica em espiritualidade vinculada à saúde”, disse.
 
“Neste congresso, tivemos a oportunidade de trazer teorias que estamos construindo no campo científico para colocar a espiritualidade na saúde. Esse campo ainda é minado. Mas aqui lançamos bases seguras, sementes próprias e muito maduras para desenvolvermos essas teorias. Tratamos de temas bioéticos e de humanização da Medicina, porque a AME tem a finalidade de levar a alma à medicina no seu duplo sentido: a alma para ser pesquisada e evidenciada, e a alma com calor humano. A grande procura pelo Mednesp nos impulsiona a seguir. Esperamos que em Goiânia (GO), onde acontecerá, em 2015, a 10ª edição do Mednesp, seja ainda melhor”, afirmou Marlene Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil).
 
Goiânia em 2015
 
Segundo o anfitrião da 10ª edição do Mednesp, o endocrinologista e presidente da Associação Médico-Espírita de Goiás (AME-GO), Jorge Daher, a expectativa de se realizar um evento desse porte no coração do Brasil é enorme. “Vamos nos empenhar desde já para fazermos, em 2015, um evento de altíssimo nível, com intercâmbio ainda maior com a universidade, nesse caso a PUC de Goiânia, que receberá o evento em seu novo centro de convenções”, afirma Daher, que participou do evento em Maceió (AL).
 
Carta de Maceió
 
Ao término do Mednesp 2013, no qual aconteceu o lançamento da revista Saúde & Espiritualidade, com o tema Aborto não! (confira no site www.amebrasil.org.br), os médicos membros das associações médico-espíritas de todo o país redigiram, em assembleia, a Carta de Maceió, manifesto de apoio à vida, conforme abaixo:
 
Os médicos espíritas, membros associados à Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), através de suas regionais, no uso de suas atribuições regulares, vimos a público manifestar seu integral apoio à aprovação pelo Congresso nacional do Projeto de Lei 478/2007 – Estatuto do Nascituro, que tem por objetivo garantir os direitos da criança por nascer, já aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados.

O projeto em questão prima pela ampla tutela do Direito à inviolabilidade da vida prescrito no caput do artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, como igualmente, no artigo 2º do Código Civil Brasileiro de 2002, que põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro, bem como, no artigo 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse direito essencial do ser humano há muito se encontra consagrado no artigo III da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948, ao prescrever: “Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança”.


Portanto, considerando que:

1) “No momento em que o espermatozóide ultrapassa a membrana do óvulo inicia-se um processo de desenvolvimento de fatos sucessivos que só terminarão com a morte do novo indivíduo formado” (Cerqueira, 2009);


2) “por ser um corpo estranho no organismo materno, o embrião tem de lutar para manter-se vivo, para não ser rejeitado” (Andrew Mellor,1998);

3) “todo padrão tetradimensional é determinado pela estrutura daquela única célula – o ovo fertilizado” (Erwin Schrodinger, citado por Margulis e Sagan, 2002);

4) “se conceituarmos inteligência como a capacidade para autogerir-se mentalmente; adaptar-se e adequar-se a situações novas; selecionar condições e aproveitar experiências – o que implica aprendizado e memória, podemos concluir que de fato elas estão presentes no feto, desde o período inicial da gestação” (Joanna Wilheim, 1997);

5) a vida é um bem indisponível, um valor supremo e inviolável de todo ser vivente e, como tal, haverá de merecer ampla e irrestrita tutela da sociedade humana, não se admitindo nas sociedades evoluídas que seja conspurcada mesmo e especialmente em sua fase inicial;

Concluímos que a evidência lógica dos fatos nos afirma que o nascituro não é apenas um “aglomerado de células”, mas um ser humano potencial já definido com todas as suas características genéticas, oriundas dos seus geradores e por todas essas evidências filosóficas, científicas e jurídicas, os médicos espíritas reunidos no 9º Congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil, realizado em Maceió, no período de 29/05/2013 a 01/06/2013, por unanimidade dos presentes, manifestamo-nos inteiramente contrários à deliberação do Conselho Federal de Medicina, publicada em 21/03/2013, que se manifestou favorável à interrupção da gestação até a 12ª semana, por vontade da mulher e manifestamo-nos inteiramente favoráveis à aprovação pelo Congresso Nacional do Estatuto do Nascituro, que objetiva valorizar o ser humano em sua abordagem integral, particularmente em épocas em que a pessoa vem sendo vítima de agressões que subtraem dela o direito de viver.

Maceió, Alagoas, 1 de junho de 2013 – Mednesp 2013


Sobre a AME-Brasil

A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) foi fundada em São Paulo (SP), em 17 de junho de 1995, durante a realização do Mednesp-95, o 3º Congresso Nacional de Médicos Espíritas, realizado pela Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP), instituição pioneira, existente desde 30 de março de 1968. Até 1991, quando se iniciaram os encontros nacionais bienais, existiam somente a AME-SP e a AME-MG, fundada em 18 de abril de 1986. A partir de então fundaram-se outras, em vários Estados do Brasil, possibilitando o surgimento da entidade federal. Atualmente, são 54 AMEs no país, incluindo-se as estaduais e regionais. Além de congregar todas as AMEs do país, auxiliando em sua atuação, de modo a difundir o movimento médico-espírita nos Estados e colaborar com instituições educacionais, assistenciais e órgãos em geral, a entidade tem por finalidade o estudo da Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, tendo em vista suas relações, integração e aplicação nos campos da filosofia, da religião e da ciência, em particular da medicina, procurando fundamentá-la por meio da criação e realização de estudos e experiências orientadas nessa direção.
 
Sobre o Mednesp 2013

   O IX Congresso Nacional Médico-Espírita – Mednesp 2013 aconteceu de 29 de maio a 1 de junho de 2013, no Centro de Convenções de Maceió (AL). O evento, que até 2007 era realizado em São Paulo, ocorreu em 2009 em Porto Alegre (RS) e em 2011, em Belo Horizonte (MG), discutiu os desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa e na prática clínica, em 96 palestras, distribuídas em três auditórios.

Os melhores momentos do Mednesp 2013 podem ser conferidos nos canais da AME-Brasil nas redes sociais – Facebook, Twitter (@ame-brasil) e Youtube, acessando Mednesp 2013. Visite também o site www.amebrasil.org.br.




Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Cláudia Santos
04/06/2013
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31