Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Homenagens a Hernani Guimarães Andrade, pelo seu centenário de nascimento, marcam o dia 31 de maio de 2013


Parabéns, Dr. Hernani Guimarães Andrade!
 
Nesta sexta-feira comemorou-se o centenário de nascimento do grande vulto do Espiritismo brasileiro, Dr. Hernani Guimarães Andrade. Nasceu em Araguari, no Estado de Minas Gerais, aos 31 de maio de 1913 e desencarnou na cidade de Bauru, SP, no dia 25 de abril de 2003. De nossa parte queremos externar ao grande mestre Hernani nossos profundos agradecimentos pelo que fez e faz em prol da humanidade. Mesmo não tendo formação científica e capacidade para acompanhar a grandiosidade do seu trabalho, quando surgiram as duas grandes obras "A Teoria Corpuscular do Espírito" e "Novos Rumos à Experimentação Espirítica", com a Parapsicologia sendo discutida a todo momento e em todos os lugares, vivíamos lendo as duas obras famosas, tentando entender as explicações para os fenômenos objetivos e subjetivos que o famoso cientista espírita elucidava magistralmente. A ele nossos cumprimentos e o abraço com saudades. Aos familiares e amigos, que privaram de sua presença marcante, externamos as  nossas felicitações. Que Jesus abençoe a todos nós e que a conduta exemplar de Hernani Guimarães Andrade seja nossa constante inspiração.

Ismael Gobbo

 
 
 

Capas antigas de livros de Hernani Guimarães Andrade, de 1958 e 1960
, respectivamente



Chico Xavier, visitando o IBPP em 1978, Suzuko, Dr. Hernani e a esposa, D. Cyomara



Hernani Guimarães Andrade ministrando curso no CEAC - Centro Espírita Amor e Caridade, em Bauru, SP
Foto: Arquivo do IBPP




Hernani Guimarães Andrade recebendo a visita de Elsie Dubugras (C)
Foto: Arquivo do IBPP




Richard Simonetti e Hernani Guimarães Andrade, em Bauru, SP
Foto: Arquivo do IBPP



Hernani Guimarães Andrade e Dora Incontri
Foto: Arquivo do IBPP

 

Homenagem a Hernani Guimarães Andrade


Por Maria das Graças de Souza
 
Minha homenagem de gratidão ao Dr. Hernani Guimarães Andrade no centenário de seu nascimento, em 31 de maio de 2013.
 


Hernani Guimarães Andrade em viagem

Foto: Arquivo do IBPP
 
Sou uma dessas pessoas que teve a feliz e abençoada oportunidade, na presente existência, de cruzar, em 1978, o caminho do ilustre Dr. Hernani Guimarães Andrade e de percorrer muitos anos em São Paulo, a estrada da vida, mais especificamente aos domingos à tarde, em sua companhia e da professora Suzuko Hashizume, no IBPP - Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, cuja edificação tornou-se sua obra-prima. Estudiosa do Espiritismo, interessou-me o idealismo do trabalho, rigorosamente científico ali desenvolvido. Recordo agora o quanto pude privar da agradável companhia, desfrutar do bom humor, rir das piadas, participar dos seminários e de diálogos edificantes, vez que conversando sempre tinha o que nos ensinar e aconselhar, extraído da sua experiência, da bagagem de vida e dos seus conhecimentos gerais. Acompanhei o trabalho incansável que realizavam, dedicados à pesquisa paranormal, tendo podido ajudá-los só um pouquinho na revisão dos artigos sobre Espiritismo científico, que o Hernani escrevia mensalmente e publicava na página 3  da Folha Espírita, dirigida pelo Dr. Freitas Nobre e pela Dra. Marlene Nobre, e também de revisar capítulos dos seus livros, tarefa a que também se voltara nos últimos anos, já que se aproximava dos 90, vivendo, naturalmente, preparado para a grande viagem de volta à próxima dimensão. Ao término de cada publicação, sentávamo-nos a folhear sorrindo e acompanhando sua expressão: “Agora vamos lamber a cria”. Dias depois, ao nos depararmos com erros de grafia que escaparam ao pente fino, eis que exclamava paciente e tolerantemente: “Quáck”!!!

Dr. Hernani foi um ser especial, bondoso e desperto diante dos maiores temas acerca da vida, que em todos os tempos tem intrigado os filósofos e o povo. Sabia das coisas. Possuía uma visão alçada uma oitava acima, das coisas que transcendem a percepção da realidade física, captadas tão-somente através dos nossos cinco sentidos, além do paradigma oficial. Renasceu para trabalhar, pesquisar, escrever e ensinar o que já houvera conquistado para si próprio. Uma vez, discorrendo sobre o propósito dos fenômenos paranormais, elegeu como epígrafe de um artigo da Folha Espírita uma frase de um mestre Zen, que diz: “O dedo serve para apontar a lua. O ignorante olha para o dedo. O sábio olha para a lua”. Eu adorei essa frase, compreendendo que os fenômenos espíritas não estão simplesmente a serviço do nosso deslumbramento e da nossa experimentação, mas nos seus bastidores há uma revelação transcendente acerca das leis divinas que governam os nossos caminhos.

Pois bem: no “pit stop” do trabalho no IBPP, saboreando o café com bombons  servido amavelmente pela Suzuko, o querido amigo, gozando de boa saúde e plenitude de suas faculdades mentais, alegre e divertido, brincava insinuando a proximidade da morte do seu corpo, à época com bem mais de 80 janeiros, contando-nos uma metáfora, mais ou menos assim: “Havia, numa residência, uma família e um galinheiro. Toda vez que chegavam visitas, a dona da casa se dirigia ao quintal para escolher e apanhar uma formosa galinha para servir no almoço. Era um alvoroço, uma correria, um barulho desesperador no galinheiro, pois nenhuma delas pretendia participar do festejado evento, mas lá se ia mais uma! A princípio, o galinheiro estava lotado. Com o passar do tempo foi se esvaziando. Dentre todas, havia uma galinha bem esperta, que sempre se safava correndo e se escondendo nos fundos do galinheiro, e assim foi ficando por último. O tempo seguiu seu curso e essa galinha foi envelhecendo. Chegou um momento, porém, em que quase todas as suas companheiras de ninhada já haviam partido. Assistiu levarem a última colega, de maneira que, inevitavelmente, viu-se sozinha. Dias depois, a família recebeu novas visitas. Cheia de sabedoria, notando que chegara sua vez, aceitou e entregou-se ao destino sem cacarejos e nem esperneios, rendendo-se às regras da casa. Não tem jeito não, a vida num corpo físico na Terra é apenas um estágio, de maneira que nem mesmo triste ou deprimido é necessário desejar a morte, pois um dia ela virá de qualquer forma. No entanto, ”nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei.”

Refletindo acerca da essência dessa metáfora, Dr. Hernani cumpriu diariamente sua missão, aproveitando cada instante, sem perder tempo com autodefesas ou revides às pedradas que, vez ou outra, a crítica lhe desfechava.  “Manga Larga”, uma entidade de altíssima envergadura espiritual que o assistia, e que se ocultava sob o véu desse pseudônimo, aconselhava: “As crianças só atiram pedras em árvores que produzem os melhores frutos”. E o grande cientista reencarnado adotou três pseudônimos: o alemão Karl W. Goldstein, o americano Lawrence Blacksmith e o francês Sergivan Du Marrick, escrevendo em paz. Dr. Andrade compreendia as leis espirituais da vida, partilhando com André Luiz (espírito) o entendimento de que “... a morte vale apenas como transição entre dois tipos da mesma experiência, no “hoje imperecível” (Nos domínios da mediunidade – Cap. 1). Tanto o conceito é uma realidade que o nosso dileto amigo está de volta sim, “vivinho da Silva”, às vésperas do centenário do seu nascimento, em 31/05/1913 (Araguari – MG), transmitindo “Cartas do Além”, através da psicografia do médium José Fernando Araújo, o “Zé Araújo”, nas sessões públicas de psicografia, transmitidas ao vivo, via Internet, direto da cidade de Blumenau (SC). Na última sessão de psicografia, realizada em 26/05/2013, que assistimos através do www.canal500.com (canal aberto pelo Sr. Alamar Regis), qual não foi a minha surpresa quando em uma das mensagens assinada por Hernani Guimarães Andrade, cujo conteúdo transmitia recados a respeitáveis companheiros nossos de ideal (que estão todos certificando a legitimidade da comunicação), Dr. Hernani respondeu-me uma pergunta, fato esse que merece uma explicação: “Após o seu desencarne, que ocorreu absolutamente tranquilo, em Bauru (2003), tenho tomado conhecimento de mensagens psicografadas, onde Dr. Hernani tem enviado notícias à amiga Suzuko, primeiro através do respeitável médium psicógrafo Carlos A. Baccelli, de Uberaba (MG), e, mais recentemente, através do "Zé Araújo". Ocorre que não tendo recebido nenhuma palavra ou recado dele no corpo dessas mensagens, confesso que algumas vezes, me perguntei pensando: Será que o Dr. Hernani me esqueceu? No entanto, jamais ousei verbalizar isso e muito menos fiz comentários com a Suzuko. Pois ele captou meu pensamento e respondeu: “Graça, eu não me esqueci de você”. Portanto, constato que os nossos pensamentos são forças vivas, que irradiadas com a frequência e vibração que lhes são próprias, têm consistência “da substância material” no mundo espiritual, onde nada permanece oculto. Nessa data, que sincronicamente eu comemorava o dia do meu aniversário, Dr. Hernani me presenteou, pois foi assim que me senti, com suas poucas palavras, as quais fazem um enorme sentido para mim.
Imediatamente digitei e enviei à CEIL - Comunidade Espírita Irmã Lucia (info@ceil.com.br) um breve recado, intitulado: “Dr. Hernani respondeu-me uma pergunta mental hoje” e esclareci esse recorte da carta enviada do além, onde foi citado o meu nome, e ao final acrescentei: “É meu dever contar-lhes isso”. Tenho aí uma forte evidência (para mim é mais uma prova irrefutável) de que há vida após a morte e a possibilidade desse intercâmbio entre os seres dos dois planos. Dr. Hernani, tendo sido engenheiro, cientista, pesquisador, palestrante, etc., ensinou que existe diferença entre evidência e prova. Ninguém, no entanto, pode provar nada a alguém que não aceita as evidências apresentadas como prova, de maneira que quando as evidências transbordam diante de nós só não dá mesmo para enxergar se formos cegos, por opção de não querermos ver, adotando uma postura pirrônica do “nem vendo eu acredito”. Entretanto, outros irmãos afirmam que ninguém que foi voltou para contar. Tudo é uma questão de tempo, de oportunidade e do momento de cada um.

O mestre a quem homenageio trabalhou muito, tendo alcançado, bem antes de tornar-se reconhecido, inclusive entre cientistas internacionais dessa área de pesquisa, postos de relevância em sua trajetória profissional. Dr. HGA e sua fiel escudeira dedicaram-se mais exclusivamente aos trabalhos no IBPP, após a aposentadoria, e agora, que ele se encontra liberto dos laços que nos ligam ao corpo físico, apresenta-se entre nós, dando o testemunho pessoal de que prossegue trabalhando no instituto do lado de lá, e continua a obra científica, preparando novas revelações, pois já começa a esboçar e enviar em partes, a matéria, enquanto outros amigos desencarnados, do seu mesmo naipe, avisam que se preparam para reencarnar no Brasil.
Dr. Hernani e Suzuko, vocês sabem quanto sou reconhecida por tudo que me beneficiaram e quanto lhes quero bem.

Com gratidão,

Graça
 

Suzuko Hashizume, Maria das Graças (Graça) e Dr. Hernani Guimarães Andrade
Foto: Arquivo do IBPP



Maria José, Dayse, Graça, Suzuko e Hernani Guimarães Andrade
Foto: Arquivo do IBPP



Banerjee, Margit, Suzuko e Hernani Guimarães Andrade
Foto: Arquivo do IBPP
 
 
Parabéns ao aniversariante Dr. Hernani Guimarães Andrade, o mais notável cientista espírita do Brasil

Por Suzuko Hashizume
 


Hernani Guimarães Andrade

Araguari, MG, 31/5/1913 - Bauru, SP, 25/4/2003
 
 
Neste 31 de maio de 2012, lembramos com emoção a data reencarnatória do nosso saudoso e ilustre cientista brasileiro, que dedicou toda a sua existência ao estudo e pesquisa dos fenômenos paranormais, bem como deixou um direcionamento em sua teoria inédita e importante para possibilitar a pesquisa laboratorial do espírito.
 
Seus livros "A Teoria Corpuscular do Espírito" (1958) e "Novos Rumos à Experimentação Espirítica" (1960), que foram reeditados pela Casa Editora Espírita Pierre-Paul Didier, de Votuporanga, SP, respectivamente em outubro de 2007 e junho de 2009, contêm toda informação para os cientistas que desejarem dar prosseguimento ao estudo e pesquisa da natureza espiritual do homem.
 
Para que o leitor deste útil e importante informativo do nosso caro Ismael Gobbo possa conhecer um pouco desse inesquecível amigo, lembrando o seu renascimento aqui na Terra, nesta data, permito-me reproduzir um trecho da carta do ilustre jurista brasileiro Dr. Zalmino Zimmermann, de Campinas, SP,  datada de 19 de junho de 1995, falando carinhosamente da personalidade de Hernani Guimarães Andrade:
 
“Meu caro Professor Hernani,

Sensibilizado com a imerecida atenção de que fui alvo, quando de minha estada em seu magnífico instituto, é a presente para agradecer-lhe de coração, fraterna recepção e as extraordinárias lições recebidas nas curtas horas em que pude desfrutar de seu convívio.
 
A sabedoria estampada em suas ponderações, a lógica de seu raciocínio, o ardor de seu ideal, a serenidade de espírito, as qualidades, enfim, que se projetam de sua personalidade e de sua maneira de ser e construir, cimentam o surgimento da Psicobiofísica e permitem que essa nova ciência – pela marca que traz de seu emérito fundador – seja aceita, indubitavelmente, como referencial dos mais importantes no complexo quadro dos conhecimentos humanos. Sobretudo, muito contribuirá – tenho certeza – para que, via experimental, no que lhe diz respeito, abrir-se-á  para ampla janela para a realidade do espírito, desvendada pela Codificação.
 
Deus esteja consigo, meu nobre amigo e irmão. E que sua romagem terrestre prolongue-se em benefício dos que buscam pelos longos e frutuosos anos.”

 
Fotos: Arquivo do IBPP
 


Hernani Guimarães Andrade recebendo o prêmio por pesquisa do
CBM - Campo Biomagnético da AME-Brasil (Associação Médico Espírita do Brasil)




Capas de livros de Hernani Guimarães Andrade
Hernani manuseando modelos experimentais no IBPP - Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas
 Hernani recebendo o médium Chico Xavier na sede do Instituto




Hernani Guimarães Andrade ladeado pelo pesquisador
Carlos Eduardo N. Luz e pelo Dr. Zalmino Zimmermann






Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Ismael Gobbo
04/06/2013
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31