Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Trabalhos de cura no centro espírita




“13 – Hipnose e magnetismo nos centros espíritas

P – Sabendo-se do inegável valor da hipnose na terapêutica, e sobretudo nos trabalhos espirituais, seria razoável imaginar-se o uso intensivo dessas forças magnéticas – incluídas a telepatia, a psicometria e a telecinese nos centros espíritas do futuro?

R – Sim, quanto ao futuro e talvez futuro remoto. Por enquanto, como devemos trabalhar considerando o todo da comunidade e não à parte que somos, nos será aconselhável, nos templos espíritas-cristãos, condensar todos os recursos da hipnose ou do magnetismo em suas diversas derivações, no auxílio do passe, da oração de ordem curativa, confiando-nos a Jesus e aos bons espíritos que saberão encaminhar nossas forças e manejá-las em nível de elevação adequado, não aos nossos desejos e sim às nossas necessidades. Menos fenômenos e mais socorro, com amor iluminando qualquer observação.”


Chico XavierENCONTROS NO TEMPO - IDE   


Julgamos importante observar o cuidado e o respeito que Chico Xavier tinha, quando questionado, sobre os princípios da Doutrina Espírita. O Chico adotava a prudência e o bom senso de Allan Kardec, como não poderia deixar de ser.

Existem, hoje, no movimento espírita, diversas derivações de práticas não espíritas, que segundo Chico Xavier, nos templos espíritas-cristãos, devem ser adotados o auxílio do passe e da oração de ordem curativa. Aconselha-nos a confiança em Jesus e nos bons espíritos que saberão encaminhar e manejar nossas forças, não conforme desejamos e, sim, de acordo com nossas necessidades. Somos, ainda, alertados pelo amigo missionário a socorrer com o amor iluminando qualquer observação e a fugir do apego ao fenômeno que cristaliza a nossa fé (segundo orientação de André Luiz no livro “Mecanismos da mediunidade”).

Desde 1963, quando iniciamos no Espiritismo, na Comunhão Espírita Cristã de Uberaba - MG, junto a Chico Xavier, observamos que, algumas vezes, alguém sugeria que fossem adotados trabalhos de cura “específicos” na casa.

Quando a ideia chegava ao Chico, ele dizia:

─ Mas aqui existe o trabalho de cura. Temos a câmara de passes. Lá o que precisar os bons espíritos farão, usando os recursos magnéticos dos vários médiuns passistas que trabalham anonimamente. Se nós confiarmos em Jesus, receberemos o que for preciso e não o que queremos.

Observemos, ainda, sobre o assunto, a recomendação de Emmanuel no prefácio do livro,“Seara dos médiuns”:

“A Doutrina Espírita, em seu primeiro século, assemelha-se, de algum modo, à árvore robusta espalhando ramaria,  flores,  frutos e essências, em todas as direções.

Que princípios afins se lhe instalem nos movimentos, à maneira de aves tecendo ninhos transitórios nos galhos de tronco generoso, é inevitável; contudo, que os lavradores do campo lhe devem fidelidade e carinho, para que as suas raízes se mantenham puras e vigorosas, é outra proposição que não sofre dúvida. (...)”

Emmanuel, também, no prefácio do livro “Opinião espírita” nos fala:

“... nós, os espíritos encarnados e desencarnados, acatamos cultos e preconceitos, conceituações e interpretações dos outros, venham de onde vierem, como não poderia deixar de ser, mas, nisso ou naquilo, possuímos opinião própria que não podemos esquecer, nem desprezar.”

 Portanto, caro amigo, observemos e valorizemos a importância do trabalho de passes magnéticos de nossos templos espíritas. É necessário escolher com critério os irmãos médiuns curadores que deverão estar preparados conforme as orientações na obra de Allan Kardec e Chico Xavier.

Concluímos o nosso despretensioso estudo lembrando das anotações do apóstolo: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças” (Matheus, 8: 17).

–––––––––––––––––––––––––
SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA:

OBRAS DE ALLAN KARDEC:
- O livro dos espíritos (perguntas 556 e 553);
- O livro dos médiuns (questões 131, 175, 176 – 1 a 9, 28 – 4.ª parte);
- A gênese (cap. XIV – 31, 32, 33, 34/ cap. XV – 10, 11);
- O Evangelho segundo o Espiritísmo (cap.XXVI – 10,2/ cap. XXVIII – 9).

OBRAS DE EMMANUEL/FCX:
- O consolador (perg. 98, 99, 100, 104);
- Caminho, verdade e vida (lição 153);
- Segue-me (Pag. 97,99);
- Encontros no tempo (Entrevistas com FCX) (1: 13);

OBRAS DE ANDRÉ LUIZ/FCX:
- Os mensageiros (cap. 43 – 14);
- Nos domínios da mediunidade (cap. VXII);
- Missionários da luz (cap. 19);
- Conduta espírita (cap. 28);
- Mecanismos da mediunidade (cap. XXII);
 - Evolução em dois mundos (1.ª parte – cap. XXVII).

Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Cezar Carneiro de Souza | Imagem in: gecasadocaminhosv.blogspot.com
25/06/2013
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31