Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Num sábado de 1980 - Do livro "Chico Xavier à sombra do abacateiro", de Carlos Baccelli




Chico Xavier à sombra do abacateiro, em Uberaba

"(...) Recordamo-nos bem.
Foi num sábado passado.
Como sempre, uma multidão aguardava-o à sombra do abacateiro.
Alguns amigos estavam ocupados preparando os víveres que seriam repartidos a instantes.
Ao chegar, Chico é recebido com aplausos.
Desconcerta-se...
A reunião tem início.
Os companheiros são convidados aos comentários.
Alguém, no entanto, toma a palavra e começa a falar. Identifica-se como sendo representante da Câmara Municipal de Casa Branca, Estado de São Paulo. Ali estava para entregar ao Sr. Francisco Cândido Xavier o título de cidadão daquela cidade.
De fato, Casa Branca há muito conferia ao Chico o referido laurel, porém, devido a problemas de saúde, ele não fixara a data em que pudesse ir à simpática cidade para receber, em nome dos espíritas, a homenagem.
E o vereador falava, empolgado: “... como o nosso Chico não pode ir à Casa Branca, vimos até ele”.
Tecia elogios e mais elogios. Exaltava, diga-se de passagem, com muita justiça, a figura de Chico Xavier, afirmando ter sido ele, em outras vidas, a jovem Flávia, filha do senador Públio Lentulus...
Chico permanecia calado, olhos fixos no chão, movimentando a cabeça como se estivesse a dizer para si mesmo: “Não, não”.
Inflamado, o vereador continuava... Colocou o Chico no mesmo nível de Emmanuel...
Nesse momento, Chico cochicha algo com o Sr. Weaker e este dá um discreto sinal para que o companheiro que falava encerrasse o seu pronunciamento.
Tomando, agora, a palavra, Chico começa a falar e... a chorar.
Pena que, naquela oportunidade, não tivéssemos um gravador acionado.
Chico fala, muito emocionado, de suas imperfeições, de seus deslizes, de suas lutas. Diz que queria deixar bem claro para a posteridade que ele não era a reencarnação de Flávia, a filha de Emmanuel em outras eras, que ele nem mesmo pertencia à faixa evolutiva de Emmanuel...
Todos choram, até mesmo o bailado das folhas do abacateiro, às flautas do vento, cessa...
Chico, enxugando as lágrimas, falou que Emmanuel nunca lhe permitira qualquer intimidade, que ele agradecia aos espíritos amigos por terem-no permitido servir na mediunidade, através da qual ressarcia as suas dívidas e que se felicitava apenas dos muitos amigos que o Espiritismo lhe proporcionava.
Agradecendo aos amigos de Casa Branca, pedia permissão para recusar, ali, a entrega do título, pois seria uma falta de respeito para com a comunidade daquela cidade, e que quando pudesse, iria pessoalmente recebê-lo, a fim de agradecer a generosidade dos corações amigos e abnegados que homenagearam a Doutrina Espírita em sua pessoa.
Num clima de grande emotividade, em que cada um de nós avaliávamos melhor a grandeza de Chico Xavier, encerrou-se a reunião com uma prece.
E o Chico foi distribuir com os necessitados o pão e o sorriso, a roupa e a esperança, em nome do Senhor.
Ele cumprimentava, um por um, “os filhos do Calvário”, chamando-os pelo nome, perguntando-lhes pela família, beijando-lhes as mãos...

__________________
Fonte: extraído do livro “Chico Xavier à sombra do abacateiro”, Carlos A. Baccelli, Editora Ideal, São Paulo, p. 8-9.





Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Projeto Saber e Mudar | 5 de novembro de 2013 | Imagem: http://blog.emecf.com.br/empreendedorismo-a-sombra-do-abacateiro/
12/11/2013
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31