Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Pedro Leopoldo: a arqueologia mais antiga da América




Em Minas Gerais, a pequena cidade de Pedro Leopoldo guarda uma grande história. Local de importantes sítios arqueológicos, grutas e pinturas rupestres, Pedro Leopoldo possui registros arqueológicos que são os mais antigos da América. Além de despertar a atenção de espeleólogos e historiadores, a cidade oferece muitas atrações nas fazendas de agroturismo, bem como atividades para escaladores, aventureiros e aqueles interessados em ecoturismo e rodeios.







Historiadores revelam que o famoso "crânio de Luzia", encontrado em um sítio arqueológico da Lapa Vermelha, seria de um ser humano que teria habitado a região de Pedro Leopoldo há 12.000 anos.

Embora muitas fontes afirmem que o crânio tenha sido encontrado nas terras de Lagoa Santa, na verdade o fóssil foi encontrado durante estudos, em 1835, realizados por Peter Lund no sítio arqueológico que agora faz parte de Pedro Leopoldo. Isso porque a cidade só surgiu a partir de 1923.

O Parque Estadual do Sumidouro, que pertence às cidades de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Santa Luzia, concentra a Lagoa do Sumidouro e a Gruta da Lapinha. A Lagoa do Sumidouro recebeu esse nome porque junto a um de seus limites na Lapa do Sumidouro existe na base uma cavidade natural que permite a passagem da água para o subterrâneo. Na língua indígena, sumidouro significa "água que some".









A Lapa do Sumidouro é um dos pontos do parque onde existem 157 sítios arqueológicos e 35 grutas, além de pinturas rupestres com 4.000 anos de história. O maciço do Baú está situado dentro dos limites da área de proteção ambiental no distrito de Fidalgo, onde existem muitas cavernas e formações rochosas interessantes. As cavernas serviram de moradia aos antigos homens das cavernas, há 10.000 anos passados.

Espeleólogos afirmam ter encontrado diversos espeleotemas de rara beleza. Atualmente, o local é frequentado por escaladores com suas cordas e mosquetões, que tentam vencer as falésias da região, apesar de haver algumas regras para a permissão de entrada de escaladores e praticantes de caminhadas.





E foi no Sumidouro que o caçador de ouro e esmeraldas Fernão Dias Paes Leme fundou o arraial em 1673, construindo sua residência com plantações e criações de animais, e que recebeu o nome de Quintas do Sumidouro. Logo depois foi construída a Capela Nossa Senhora do Rosário, uma das mais antigas capelas de Minas Gerais.

Mas pouco pôde o bandeirante usufruir de sua casa. Acometido de febre amarela, Paes Leme faleceu em 1681. Conta a tradição que o aventureiro, diante das grandes dificuldades dos caminhos e carência de recursos, fixou parte da expedição no local denominado "Anhanhonhacanhuva", que significa em tupi: água parada que some no buraco, onde construíram o arraial de São João do Sumidouro.





O centro da cidade surgiu quando o Comendador Antônio Alves adquiriu, em 1895, uma fazenda onde tinha uma grande cachoeira e lá instalou uma fábrica de tecidos, que foi a primeira atividade econômica da cidade. Junto à fábrica, surgiram as primeiras casas dos funcionários que vieram trabalhar na fábrica.

Na mesma época foi construída a estação ferroviária, chamada de "Parada da Cachoeira". No entanto, um ano antes da inauguração, o engenheiro Pedro Leopoldo, que havia feito o projeto, veio a falecer. Por isso, a estação passou a ser chamada de Pedro Leopoldo, que acabou dando o nome à cidade. A estação foi desativada e, atualmente, funciona como biblioteca pública e o pátio serve para a realização de eventos.





Conhecida por suas inúmeras fábricas de cimento, calderaria, mineradoras, a cidade é uma referência nos circuitos de rodeio, que atraem um grande público quando são realizados shows e eventos exclusivos no Parque de Exposições.

Muito prestigiado, o Rodeio Show deve-se às grandes fazendas de gado na região; algumas delas oferecem o agroturismo com hospedagem nas fazendas e experiência de vida na área rural. Pioneira no estudo de bovinos, Pedro Leopoldo é destacada por criadores de gado por ser uma das primeiras cidades na América Latina a produzir clones bovinos, fertilização in vitro e transferência de embriões.





Um dos filhos ilustres de Pedro Leopoldo foi Francisco Cândido Xavier - o Chico Xavier - que tem na cidade uma praça e um memorial em sua homenagem. Nascido em Pedro Leopoldo em 1910, e considerado um dos maiores médiuns espíritas do Brasil, teve uma vida dedicada ao Espiritismo e à filantropia.

Filho de operário inculto e de humilde lavadeira, que faleceu deixando-o órfão aos 5 anos de idade, Chico Xavier dizia que aprendeu a sofrer sem chorar. Quando seu pai casou-se novamente, sua boa madastra teve a ideia de plantar uma horta e vender legumes. Isso permitiu que Chico voltasse a estudar.

Demonstrando habilidades mediúnicas desde criança, Chico psicografou mais de 400 livros, cujos direitos autorais cedeu às editoras espíritas. Em Uberaba, atraía uma multidão. Seu trabalho sempre consistiu na divulgação doutrinária e em tarefas assistenciais, aliadas ao esclarecimento do Evangelho e reconforto espiritual. Com a saúde debilitada, Chico Xavier desencarnou em 2002, deixando muitas mensagens.

"Vê em tudo poesia e oração,
trata as árvores como irmãs
e compreende como poucos a alma do grande todo.
Vê em tudo poesia e vida, verdade e luz, beleza e amor
e, acima de tudo, a presença de Deus! "




Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Por Lúcia de Belo Horizonte | 27/02/2012 | In: http://estradasecaminhos.blogspot.com.br/2012/02/pedro-leopoldo-arqueologia-mais-antiga.html
20/01/2014
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31