Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Animais em sofrimento



Animais em sofrimento


Se os animais estão isentos da lei de causa e efeito, em suas motivações profundas, já que não tem culpas a expiar, de que maneira se lhes justificar os sacrifícios e aflições?

*

Assunto aparentemente relacionado com injustiça, mas a lógica nos deve orientar os passos na solução do problema.


*

       Imperioso interpretar a dor por mais altos padrões de entendimento.

*

       Ninguém sofre, de um modo ou de outro, tão-somente para resgatar o preço de alguma coisa. Sofre-se também angariando os recursos precisos para obtê-la. Assim é que o animal atravessa longas eras de prova, a fim de domesticar-se, tanto quanto o homem atravessa outras tantas longas eras para instruir-se.

*

       Que mal terá praticado o aprendiz, a fim de submeter-se aos constrangimentos da escola? E acaso conseguirá ele diplomar-se em conhecimento superior se foge às penas edificantes da disciplina?

*

       Espírito algum obtém elevação ou cultura por osmose, mas sim através de trabalho paciente e intransferível.

*

       O animal igualmente para atingir a auréola da razão deve conhecer benemérita e comprida fieira de experiências, que terminarão por integrá-lo na posse definitiva do raciocínio.

*

       Compreendamos, desse modo, que o sofrimento é ingrediente inalienável no prato do progresso.

*

       Todo ser criado simples e ignorante é compelido a lutar pela conquista da razão, e atingindo a razão, entre os homens, é compelido igualmente a lutar, a fim de burilar-se devidamente.

*

       O animal esforça para obter as próprias percepções e estabelecê-las. O homem se esforça avançando da inteligência para a sublimação.

*

       Dor física no animal é passaporte para mais amplos recursos da evolução. Dor física, acrescida de dor moral no homem, é fixação de responsabilidade em trânsito para a Vida Maior.

*

       Certifiquemo-nos, porém, de que toda criatura caminha para o reino da angelitude e que investindo na posição de espírito sublime não mais conhece a dor, porquanto o amor ser-lhe-á sol no coração, dissipando todas as sombras da vida ao toque de sua própria luz.


Francisco Cândido Xavier | Emmanuel - AULAS DA VIDA, Ideal

 .................................................................
                                      
A alma dos animais

       Os animais têm a sua linguagem, os seus afetos, a sua inteligência rudimentar, com atributos inumeráveis. São eles os irmãos mais próximos do homem, merecendo, por isso, a sua proteção e amparo. (...)

       O homem está para o animal simplesmente como um superior hierárquico. Nos irracionais desenvolvem-se igualmente as faculdades intelectuais. O sentimento de curiosidade é, na maioria deles, altamente avançado, e muitas espécies nos demonstram as suas elevadas qualidades, exemplificando o amor conjugal, o sentimento da paternidade, o amparo ao próximo, as faculdades de imitação, o gosto da beleza. (...)

       Inúmeros espíritos trouxeram à luz o fruto de suas pacientes indagações, que são para vós elementos de inegável valor. Entre muitos, citaremos Darwin, Gratiolet e vários outros estudiosos dedicados a esses notáveis problemas. (...)
                     

       (...) E como o objetivo desta palestra é o estudo dos animais, nossos irmãos inferiores, sinto-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos no seu acanhado círculo evolutivo. São eles os nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em o não reconhecer. (...)


Emmanuel/Chico Xavier - EMMANUEL - FEB, Cap. XVII

 
(...) “Há entre a alma dos animais e a do homem tanta distância quanto entre o homem e Deus.” - Allan Kardec – LE, perg. 596

................................................................


Queridos irmãos em humanidade, estudando o livro “EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS”, de André Luiz, FEB – FCX/WV, vê-se que a nossa última estada na irracionalidade foi numa espécie macacoide. (!?)
 
Mas quando? Calma, meditemos na relatividade do tempo. O que significam alguns milênios perante a eternidade? No livro do benfeitor espiritual, aprendemos que após passarmos pelos símios ingressamos na espécie chamada hominal (homens primitivos), atingindo a fase de conquista do pensamento contínuo.

Certa ocasião alguém perguntou ao Chico Xavier: “Por que os animais sofrem?”

E o protegido de Emmanuel respondeu: “A dor dos irracionais é para, devagar, conquistar a inteligência. Assim que o animal desencarna ele não sente mais dor, apesar de ficar alguns reflexos”.
 
Meus queridos irmãos de evolução, o assunto é complexo, dá “pano pra manga”. O Espiritismo inaugura uma nova fase para a humanidade. Com Kardec e Chico, que revivem o Evangelho de Jesus, as coisas se tornam mais esclarecidas, sob a lógica da fé raciocinada.
 
Minhas cordiais saudações!!! Com Deus sempre,
 
Cezar Carneiro - Uberaba, 19/08/2014





Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Cezar Carneiro de Souza | Uberaba, MG
02/09/2014
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31