Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

A partida de uma guerreira


Muito embora todos nós, espíritas, tenhamos  nos  acostumado com a ideia da morte do corpo  físico e o retorno do espírito à pátria espiritual, a notícia da desencarnação  repentina de um ente querido não deixa de nos chocar.

Assim aconteceu no último dia 5 de janeiro, com a partida de uma grande amiga e guerreira incansável do Espiritismo, digna trabalhadora das hostes consoladoras e fiel amiga de Chico Xavier, Dra. Marlene Rossi Severino Nobre.

O curioso é que na noite de Natal tivemos um sonho, em que eu e ela estávamos diante de Chico Xavier, e ele nos dava instruções sobre o ano de 2015. Acordamos com a lembrança viva desse encontro espiritual e, imediatamente, na manhã do dia 25 de dezembro de 2014, escrevemos um e-mail para a querida Marlene, relatando-lhe o fato. Ela retornou-me, exclamando “Que maravilha!”, para, em seguida, indagar-me se não me recordava do assunto sobre o qual conversáramos com o Chico.  Respondi a ela que não, mas que guardava a certeza de que Chico Xavier nos falara sobre o ano vindouro.

No dia 2 de janeiro, minha mãe, Gilda, entrou em agonia. No dia 5 de janeiro, Marlene Nobre retornou ao mundo espiritual. E  dez dias após, no dia 15 de janeiro, Gilda desencarnou!

Não poderia mesmo me lembrar do assunto que Chico Xavier tratara naquele inequívoco encontro na Espiritualidade! O grande comandante das hostes consoladoras estava chamando de volta à Pátria Maior duas personalidades ligadas ao seu coração.

Naquele período que sucedeu ao 5 de janeiro, minha memória passou como que por uma revisão e, à semelhança de um filme, cheio de emoção, passei a recordar a presença querida de Marlene Nobre em nossas vidas: os encontros em Uberaba, às voltas com Chico Xavier, a sua presença constante na Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, o nosso convívio fraterno quando ela vinha a Belo Horizonte, ou quando nos encontrávamos na capital paulista, sempre às voltas com a tarefa da divulgação espírita-cristã, seja no lançamento de livros ou DVD’s em que estivemos juntos, ou na gravação de programas televisivos sob a sua lúcida coordenação, ou mesmo participando de entrevistas ou dos extraordinários Encontros dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, e também dos congressos médico-espíritas inaugurados na Terra por sua inspiração.

Choramos de saudade. Não de uma saudade que dói, mas de uma saudade que aquece o coração. Nem eu mesmo sabia o quão importante tinha sido o contributo da querida Marlene Nobre em minha vida! As lágrimas rolaram à medida que as lembranças tomaram cor e vida em minha memória. A realidade dos sentimentos mais puros de carinho e gratidão, respeito e amor fraterno à grande servidora do Evangelho redivivo me envolveram, quase que se corporificando em flores de reconhecimento com o perfume da vida plena!

Momentos especiais jamais serão esquecidos: as conversas francas e diretas para as entrevistas da Folha Espírita, sua palestra esclarecedora sobre a morte e a vida espiritual no Centro Espírita Luz, Amor e Caridade, em Belo Horizonte, em 2004, a comovente prece proferida por ela na inauguração da Casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo, em 2 de abril de 2006, o encontro em São Paulo para o lançamento do livro “Mensagens de Inês de Castro”, coordenado por Caio Ramacciotti, no final de 2006, a alegria dos amigos de Chico Xavier em Pedro Leopoldo, quando do lançamento do livro “A volta de Allan Kardec”, de autoria de Weimar Muniz de Oliveira, em 2 de abril de 2007, a palestra inaugural do I Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, em Uberaba, a 18 de abril de 2008, os encontros reservados que tivemos na preparação das entrevistas para o livro “Não será em 2012”, lançado em São Paulo, em 2011, a gravação do DVD de mesmo nome nos estúdios em São Paulo, o Mednesp - congresso médico-espírita realizado em Belo Horizonte, em 2011, a cerimônia de entrega da “Comenda da Paz Chico Xavier”, em 20 de março de 2011, em Uberaba, o seminário sobre mediunidade e transição planetária organizado pela AME da Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, RS, em 2012, sem falar do nosso último encontro no lançamento, em São Paulo, do DVD “Data Limite segundo Chico Xavier”, em agosto de 2014!...

De tudo isso e muito mais que a Dra. Marlene Nobre nos legou nos livros de sua lavra, estudando as obras de Chico Xavier, e os postulados espíritas editados pela Folha Espírita, no pioneirismo do movimento médico-espírita no Brasil e no Exterior, nas palestras públicas em congressos, encontros e seminários mundo afora, nas entrevistas jornalísticas ou em programas de rádio e TV, sempre esclarecedores,  tivemos dela um manancial de conhecimentos iluminados sobre o espírito imortal. Seu amor e fidelidade ao médium e amigo Chico Xavier, e a coragem com que abordou temas essenciais de sua trajetória terrestre, dando testemunho do que sabia e assumindo publicamente a verdade dos fatos, fizeram de Marlene Nobre a grande guerreira do Espiritismo brasileiro.

Marlene Nobre terminou sua existência física na face da Terra realizando uma promessa e um compromisso com Chico Xavier. Lançando em dezembro último a mais recente biografia de Chico Xavier, em seu “Chico Xavier – Meus pedaços do espelho” estão grafados a gratidão e o carinho que dedicou a esse grande espírito que considerava seu pai espiritual.

Estamos convictos de que Chico Xavier a recebeu, junto de Dr. Bezerra de Menezes, no limiar da vida verdadeira. Rogamos a ele que a conserve, abençoe e guarde na Vida Maior, porque nós, pequeninos amigos da vida física, damos testemunho perante Deus do quanto Marlene Nobre trabalhou e sofreu, sem descanso e sem cessar, para dar cumprimento aos seus compromissos de amor à verdade consoladora da Doutrina dos Espíritos, que tão bem, e exemplarmente, ajudou a divulgar entre os homens e mulheres de boa vontade!

Geraldo Lemos Neto

Belo Horizonte, 29 de janeiro de 2015.


































































































Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora
29/01/2015
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31