Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Décio Iandoli Jr. desabafa e fala sobre o movimento espírita: os crentes e os céticos espíritas




Dr. Décio autografando junto de Dra. Marlene Nobre



As Dras. Irvênia Prada e Marlene Nobre

Décio diz: "Hoje li um artigo escrito por um espírita criticando outro, criticando uma psicografia, em um importante e respeitado site espírita. Ao final do artigo, sobraram mais críticas a outras pessoas e a assuntos diversos, vários deles tratados pela AME, como a Glândula Pineal e a Física Quântica  – acho até que com referência à Dra. Marlene.

Não quero entrar no mérito do artigo em si nem tomar o partido do médium que não conheço pessoalmente, mas percebi que ainda estamos muito longe de podermos nos intitular servidores do Cristo, e começo por mim, já que ao ler e perceber a crítica clara a todo o corpo de ideias e estudos desenvolvidos de forma responsável pelas AMEs, como sempre nos orientou a Dra. Marlene, a única coisa que não passou pelo meu coração foi amor ou caridade.

Acho que hoje, dentro do movimento, encontramos pessoas divididas em dois grandes grupos, e não são mais os cientificistas e os religiosos, como ocorria ao tempo da encarnação do Dr. Bezerra, mas os crentes e os céticos espíritas.

Os crentes mitificando e endeusando médiuns e palestrantes, afastando a necessária critica racional a todo trabalho honesto apresentado e criando expectativas e ilusões perigosas. De outro lado, os céticos espíritas, prontos para atacar e destruir tudo o que não lhes pareça familiar ou conhecido, desmerecendo o trabalho alheio e evitando a evolução do pensamento, engessando os avanços da Doutrina patrocinados pelas comprovações científicas dos postulados espíritas (algo de que as AMEs têm se ocupado desde a primeira hora), mesmo sem conhecer de forma consistente as ideias que temos promovido.

É uma pena que ainda existam esses grupos e que se critiquem mutuamente, mas não deveríamos nos esquecer de algo muito importante que aprendi com a Dra. Irvênia Prada: só me dou o direito de criticar alguém quando já tiver produzido muito mais que ele.

Construa ao invés de destruir, depois, se ainda achar necessário, critique.

Quanto às psicografias, para que servem? Para ser lidas, concordar ou discordar, não para atestar autoria de um ou outro espírito, mesmo que assinada. O animismo existe sempre, mas o espírito encarnado não tem menos importância que o desencarnado, e deste, o desencarnado, não temos como pedir o RG ou o CIC.

Vamos criticar o conteúdo deixando de fora médium e a identificação da autoria?

Que tal fazer mais e criticar menos?

Me desculpem o desabafo.

Dr. Décio Iandoli Jr. – Presidente da Associação Médico-Espirita do Mato Grosso do Sul, é médico, formado pela Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no ano de 1987. Especializou-se em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo, e é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo (CBCD). Concluiu o Doutorado em Medicina no ano de 1999 pela Universidade Federal Paulista – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). Membro atuante da AME-Brasil (www.amebrasil.org.br) e AME-Internacional.  Escreveu os livros “Fisiologia transdimensional”, publicado em 2001, “Ser médico e ser humano”, publicado em 2002 (vertido para o Espanhol) e “A reencarnação como lei biológica”, publicado em 2004 (vertido para o Inglês), “Um homem no fundo do espelho”, publicado em 2007, e autor do capítulo intitulado “O médico diante da morte”, no livro “Medicina e Espiritismo”, publicado em 2003, e "Da alma ao corpo físico", em 2014. Autor de artigos publicados em revistas e jornais espíritas diversos (Folha Espírita, Revista Internacional de Espiritismo, Universo Espírita, O Reformador, Revista da Federação espírita Portuguesa, entre outras). Apresentador do programa “Ciência e Espiritualidade”, pela TV Mundo Maior.



Assista também a essa importante reflexão.




Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Clever Luiz dos Santos
08/09/2015
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31