Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Analogias entre João Huss, Allan Kardec e Chico Xavier - Comunicações na Revista Espírita de 1869




Na Revista Espírita de setembro de 1869 (ano XII) – no cap. “PRECURSORES DO ESPIRITISMO - JOÃO HUSS”, aborda-se:


1) os 500 anos de João Huss relembrado pelo Siècle,


2) breve história de João Huss feita por A. Desdiens do comitê de redação da Revista Espírita,


3) comunicações do espírito de João Huss e Allan Kardec em Paris, a 14 e 17 de agosto de 1869, respectivamente.

Observemos algumas CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE DE JOÃO HUSS ali descritas:

“ (...) Era, dizem, um filósofo, de grande reputação pela regularidade de seus costumes, sua VIDA RUDE, AUSTERA e inteiramente irrepreensível, SUA DOÇURA E SUA AFABILIDADE para com todos era mais sutil que eloquente, mas sua MODÉSTIA E SEU GRANDE ESPÍRITO CONCILIADOR persuadiam mais que a maior eloquência. (...)"


"(...) Ó HOMEM DE VIRTUDE INESTIMÁVEL, DE BRILHANTE SANTIDADE, DE HUMILDE E PIEDADE INIMITÁVEIS, DE DESINTERESSE E DE CARIDADE INACREDITÁVEIS! DESPREZAVA AS RIQUEZAS NO ÚLTIMO GRAU, ABRIA O CORAÇÃO AOS POBRES; muitas vezes era visto de JOELHOS, AO PÉ DO LEITO DOS DOENTES. (...)"

Que personalidade do século 20 nos faz lembrar essa descrição?


Aqueles que argumentam que as PERSONALIDADES DE CHICO XAVIER E ALLAN KARDEC são incompatíveis, por uma questão de coerência teriam recusado a identificação de JOÃO HUSS COMO ALLAN KARDEC. No mínimo revelam desconhecimento do perfil psicológico dessas vivências e de outras desse espírito em particular e da finalidades das reencarnações, de forma geral.

A obra de Chico Xavier também evidencia que ALLAN KARDEC É JOÃO EVANGELISTA (duas comunicações de Emmanuel e Casimiro Cunha) e FRANCISCO DE ASSIS.

Um espírito apóstolo do Cristo pode ter diferentes “personas”, mas seu grau superior exige que tenha humildade sempre!

Saiba mais em http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=2202


Do oportuno artigo de Henrique Baldovino, da Revista Reformador de setembro de 2015, relembrando os 600 anos da desencarnação de João Huss, destacamos:

“Segundo o distinto pesquisador espírita Canuto Abreu, a notícia de Jan Huss ter reencarnado como Allan Kardec veio em 1857, através da psicografia da médium Ermance Dufaux. Notemos, assim, a MODÉSTIA E A HUMILDADE DE KARDEC, QUE NUNCA SE REFERIU EM VIDA A ESSE FATO.“ Tal como Chico Xavier que, pelos mesmos motivos, chegou a negar e não reconheceu explicitamente que fora Kardec.

Prossegue Enrique: “Sim, essa profunda revelação é digna de destaque - o ilustre codificador Allan Kardec foi a reencarnação do pregador Jan Huss, (...) O PARALELO ENTRE AS DUAS PERSONALIDADES É REALMENTE NOTÁVEL. Observemos também o período exato de 500 anos entre a data de nascimento de Huss e a de desencarnação de Kardec”.

Saiba mais em http://www.souleitorespirita.com.br/reformador/destaque/jan-huss-600-anos-de-desencarnacao/

De fato, John Huss nasceu em 1369 e Kardec desencarnou em 31 de março de 1869. Da mesma forma, podemos dizer que entre a encarnação de Kardec e a de desencarnação de Chico Xavier decorreram exatamente 200 anos. Como assim? Kardec nasceu a 3 de outubro de 1804 e Chico faleceu a 30 de junho de 2002. A esse período de aproximadamente 198 anos, somem-se as respectivas gestações, que perfazem cerca de 18 meses e obteremos dois séculos!

––––––––––––––––––––––––––––
Contém excertos do artigo publicado a 2 abril de 2015 (105 anos da encarnação de Chico Xavier): ALLAN KARDEC É JOÃO EVANGELISTA - Indícios consistentes na obra de Allan Kardec e Chico Xavier - 
conexões com personalidades de Platão, Francisco de Assis, João Huss e Francisco Cândido Xavier


Para estudo aprofundado das características psicológicas de Kardec e Chico, sugerimos a leitura de A volta de Allan Kardec, de Weimar Muniz de Souza.





Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Nuno Emanuel
02/10/2015
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31