Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Desencarnação de José Issa Filho | Pedro Leopoldo, MG



O adeus ao Zé Issa

 

No livro O voo da garça: Chico Xavier em Pedro Leopoldo (1910-1959), lançado no dia 8 de julho de 2010, falei sobre alguns “voos” efetuados pelo pedroleopoldense Chico Xavier em sua terra natal. Aproveitei a sensibilidade e o registro do poeta e escritor José Issa Filho sobre uma história oral que circulou em nossa cidade sobre as garças, através da interpretação poética de uma antiga benzedeira chamada Maria Tomásia Ferreira, mais conhecida como Sá Tomásia. Fiz uma analogia com essa história dizendo que uma dessas garças – Chico Xavier – pousou na cidade de Pedro Leopoldo no dia 2 de abril de 1910, exatamente na Rua de São Sebastião, “trazendo amor e compaixão e, por isso mesmo, transformou as noites de muitos angustiados e aflitos em dias ensolarados de esperanças e alegrias”, finaliza o inspirado Zé Issa.


Entretanto, pensando melhor, tomo a liberdade de ampliar essa história dizendo que além da garça Chico Xavier outras garças aqui também estiveram e permaneceram em nossa cidade, trazendo suavidade e leveza para todos nós. José Issa Filho, mais conhecido como Zé Issa, foi uma dessas garças, pousando na cidade de Pedro Leopoldo no dia 11 de abril de 1923 e permanecendo com esse seu jeito mineirinho de ser, sua simplicidade e carinho todo especial. Um típico e clássico mineiro. Um contador de histórias, que cresceu amando sua cidade e seu país.


Em minhas atividades acadêmicas, muitas vezes utilizei o filme “Hook: A Volta do Capitão Gancho”, sob a direção de Steven Spielberg e interpretações de Robin Williams, Dustin Hoffman e Julia Roberts. Segundo a proposta do diretor do filme, é preciso crescer, mas precisamos ficar atentos para não “matarmos” a criança que existe dentro de nós, pois todo adulto que “mata” essa criança interna se transforma em “pirata”. Pirata, portanto, é todo e qualquer adulto triste, chato, moralista. Convivendo um pouco com ele, mas conhecendo suas produções literárias, diria que Zé Issa viveu intensamente seu lado criança. Em minha opinião, uma das pessoas que melhor descreveu a humanidade de Chico Xavier. Um homem de bem com a vida, com os homens e consigo mesmo.


Infelizmente, em razão de compromissos profissionais, não pude comparecer às últimas homenagens prestadas, merecidamente, pelo povo de Pedro Leopoldo a José Issa, mas como pedroleopoldense que também ama a sua cidade, gostaria de agradecer-lhe, onde ele estiver, por suas histórias, seus casos, sua alegria de viver, vivendo intensamente e amorosamente a sua humanidade.


Por onde essa garça estiver, que continue retratando, como uma criança, as belezas que a vida nos oferece.

 

Jhon Harley

 

Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Ismael Gobbo | SP | Recebido em e-mail de Jhon Harley M. Marques
30/09/2015
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31