Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Richard Simonetti completa 80 anos no próximo dia 10 de outubro


 

Richard Simonetti – Dados biográficos

 

Bauruense da gema, Richard nasceu em 10 de outubro de 1935, filho de duas tradicionais famílias de descendência italiana. Do lado materno, a família Marchioni. O avô, Valentim Marchioni foi conhecido comerciante na quadra 2, da Rua Batista, onde funcionava sua casa de carnes. Dentre os tios, destaque para a Nida Marchioni, emérita compositora e professora de piano. Sua mãe, Adélia, pontificou em atividades assistenciais, dirigindo, por várias décadas, uma oficina de costura que atende a migrantes e famílias pobres.


Do lado paterno, a família Simonetti. A avó Helena, viúva, foi uma batalhadora, cuidando de 8 filhos, dentre os quais se destacariam os filhos João e Afonso Simonetti, pioneiros da radiodifusão em nossa cidade. O pai, Francisco, o saudoso Chico Simonetti, foi dedicado e conhecido enfermeiro, que trabalhou muitos anos com os doutores Alípio dos Santos e João Bráulio Ferraz, conceituados médicos bauruenses.


Casado com Tânia Regina Simonetti, é pai de Graziela, Alexandre, Carolina e Giovana, e avô de Rafaela, primeira neta. Foi funcionário do Banco do Brasil de 1956 a 1986, quando se aposentou. Passou, então, a dedicar-se inteiramente às atividades espíritas, particularmente no Centro Espírita Amor e Caridade, ao qual está ligado desde a infância.


O CEAC destaca-se pelo largo trabalho que desenvolve no campo social, envolvendo albergue, centro de triagem de migrantes, atendimento à população de rua, creche, assistência familiar, cursos profissionalizantes. A instituição beneficia perto de 25 mil pessoas, anualmente.


Expositor espírita, tem percorrido todos os Estados brasileiros, em centenas de cidades, e também outros países, como Estados Unidos, França, Suíça, Itália e Portugal. Articulou, em 1973, o movimento inicial de instalação dos clubes do livro espírita, que prestam relevantes serviços de divulgação em centenas de cidades.


De 1964 a 1994, participou da União das Sociedades Espíritas (USE) de Bauru, em seus departamentos de Doutrina e de divulgação. Responsável pela instalação do Clube do Livro Espírita de Bauru e pela manutenção da Livraria Espírita, sustentou expressivo movimento de venda de livros, que proporcionaram recursos para a construção da sede da USE em edifício de três pavimentos. Vem se empenhando em passar sua experiência a outras cidades, a demonstrar como se pode dinamizar a divulgação espírita a partir dessas iniciativas e, ao mesmo tempo, arrecadar recursos para outros serviços.


Colabora assiduamente em jornais e revistas espíritas. Escreve regularmente para periódicos espíritas de projeção nacional – Reformador, Revista Internacional de Espiritismo, Folha Espírita.


Tem 48 obras publicadas, com uma tiragem total de perto de 2 milhões e 200 mil exemplares. É membro da Academia Bauruense de Letras.

 


Richard Simonetti com 1 ano (Arquivo pessoal)


Richard Simonetti com 5 anos (Arquivo pessoal)


Richard Simonetti se formando em técnico de Contabilidade no Colégio Guedes (Arquivo pessoal)


Richard Simonetti com todos os filhos e netos (Arquivo Pessoal)


Richard Simonetti e seu primeiro livro, “Para viver a grande mensagem”. (Arquivo pessoal)


Richard Simonetti postado ao lado do busto de Allan Kardec no Cemitério Père Lachaise, em Paris, França (Arquivo pessoal)


Richard Simonetti na Bienal do Livro em 2010

 

(Copiado de http://www.richardsimonetti.com.br/conteudo/exibir/dadosbiograficos)

Do jornal Momento Espírita do CEAC, Bauru, outubro, 2015

 


Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Ismael Gobbo | SP | In: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/08-10-2015.htm
08/10/2015
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31