Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Os espíritas acreditam em Jesus, no Espírito da Verdade e em Allan Kardec?



 

Mas, porque vos digo a verdade, não me credes. Jesus (O Evangelho segundo João)

Eu na verdade vos batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. — João Batista (Mateus: 3,11)

Contra a verdade não temos poder algum; temo-lo apenas em prol da verdade. — Paulo (2ª Epístola aos Coríntios)

A verdade eterna, como a lei que a confirma, não dependem da aceitação dos homens para existir. . — Allan Kardec (Espírito) (Revista Espírita 1869)

“Santos da casa não fazem milagres.” Jesus foi contestado pelos seus irmãos. Chico Xavier sofreu perseguições de alguns familiares. Se Jesus, o Espírito da Verdade e os Espíritos da sua Falange não convencem os espíritas na teoria e na prática, que pretensão temos nós, bem terrenos, para ter essa ilusão? De fato, é com tristeza que constatamos que muitos espíritas não dão crédito ao próprio Espírito da Verdade. Eles acreditam que é Jesus mas não acreditam em Jesus...

O maior exemplo disso é a questão do Retorno de Allan Kardec exarado em Obras Póstumas em que o Espírito da Verdade dialoga com Kardec em sua casa:

Meu retorno (10 de junho de 1860 - médium Sra. Schmidt) (…)

Resposta (da Verdade) - Prossegui o caminho sem medo, e se ele está semeado de espinhos, asseguro-te que terás grandes satisfações antes de retornares "por um pouco" entre nós.

Kardec – Que entendeis por essas palavras "por um pouco"?

Verdade – Não ficarás muito tempo entre nós; é necessário que retornes para terminar a tua missão, que não pode ser rematada nesta existência. Se isso fosse possível, não te irias daí de modo algum, mas é preciso suportar a lei da Natureza. Estarás ausente durante alguns anos e, quando voltares, isso será em condições que te permitirão trabalhar cedo. No entanto, há trabalhos que é útil que termines antes de partir; é porque te deixaremos o tempo necessário para acabá-los.

Nota de Kardec – Supondo aproximadamente a duração dos trabalhos que me restam a fazer, e tendo em conta o tempo de minha ausência e os anos da infância e da juventude, até a idade que um homem pode desempenhar um papel no mundo, isso nos leva, forçosamente, ao fim deste século ou ao começo do outro.

Poderia o Espírito de Verdade ter-se equivocado? Que espírito cumpriu essa missão no século XX? Há quem alegue que sim, que houve alteração de planos, e que o tempo e o espaço são diferentes no plano espiritual, etc, cada argumento pior que o outro. Faz lembrar aqueles que dizem que Deus se arrependeu de criar o homem. O Espírito da Verdade, que para eles é Jesus, ter-se-ia arrependido de (re)criar o homem Kardec/Chico? Tudo porque não querem reconhecer esse Espírito Apóstolo do Cristo. Também fica demonstrado que esses espíritas não acreditam em Kardec.

Aplicando o método preconizado por Kardec do Controle Universal do Ensino dos Espíritos (CUEE), diversos médiuns, em vários locais e em outros momentos, as seguintes entidades ratificaram essa revelação ao mestre lionês:

- Zéfiro (médium Srta. Baudin, 17/1/ 1857, Obras Póstumas): “...Mas ah! A verdade não será conhecida e recebida senão depois de muito tempo. Tu não verás, nesta existência, senão a aurora do sucesso da tua obra; é preciso que tornes a vir reencarnado noutro corpo para completares o que tens feito e então terás a satisfação de ver em plena frutificação a semente que espalhaste pela Terra.”

- Dr. Demeure: (em 2/2/1865, O Céu e o Inferno) “Segundo as minhas observações, e as informações que obtive em boa fonte, ficou evidente para mim que, quanto mais cedo a sua desencarnação se opere, tanto mais cedo poderá ter a reencarnação com a qual acabará a sua obra.”; (em 23/4/1866, médium Sr Desliens, Revista Espírita 1866): “Deixai para mais tarde as grandes obras destinadas a completar o monumento esboçado em vossas primeiras publicações.”

- Luiz de França (médium Ermance Dufaux, em 18/4/1857, O Livro dos Espíritos e sua Tradição Histórica e Lendária de Canuto Abreu com base em documentos originais manuscritos de Kardec, obra cuja legitimidade é dada no Prefácio de Emmanuel/Chico Xavier):"Ainda lhe resta muito a executar até o limite pré-estabelecido para cada qual. Uma só existência não lhe bastará. Até aqui ‘recordaram’. Daqui por diante, cumpre-lhes ‘apostolar."

- Lavater (1741-1801), um precursor do Espiritismo, amigo do Mestre de Kardec, Pestalozzi. Eurípedes Barsanulfo é a reencarnação de Lavater confirmada por Chico Xavier. Na obra “Reflexos da Vida Espiritual” através da médium W. Krell (da Prece de Cáritas), em dezembro 1874, após referir-se à missão anterior de Kardec na figura de João Huss, escreveu: “Esse Espírito, muito bom, sempre devotado, já se ocupa com o momento em que ele retornará, pela terceira vez, para trazer uma pedra ao jovem edifício da religião universal do porvir. Ele conta para ajudá-lo, nessa terceira tarefa, com os caminhos que, vocês, seus discípulos, estão encarregados de preparar para sua obra”

Se não acreditam no Espírito da Verdade (que dizem ser Jesus), nem no Codificador (Kardec), nem no Espírito Protetor da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (S. Luiz), nem no espírito familiar e protetor de Kardec (Zéfiro), nem no seu querido amigo e médico (Demeure), nem em Eurípedes Barsanulfo (Lavater) ...se não acreditam nestes Espíritos de Escol do Cristo... ...como diz Geraldo Lemos Neto “o melhor é rasgarem toda a codificação!”

Por ironia do destino, são os espíritas dogmáticos que dizem zelar pela pureza doutrinária e censuram centenas de obras médiunicas que na opinião deles são anti-doutrinárias, que não seguem o método de Kardec do CUEE. Muitas dessas análises literárias em vários sites do Index Librorum Prohibitorum Spiritista são motivadas por divergências pessoais com os médiuns e/ou com o fato de elas denunciarem as posturas tecnocráticas dos inquisidores reencarnados... Será que não aprendemos nada com a inquisição nas outras religiões por onde reencarnámos sucessivamente? João Huss aprendeu e muito!...

O orgulho intelectual não permite reconhecer que o mestre lionês da cidade luz poderia reencarnar como um pobre mulato na cinzenta Pedro Leopoldo. Quantos preconceitos raciais e elitistas!...Bem que Kardec tentou nos explicar logo na sua 1ª obra. Mas reconheçamos: como somos ignorantes em relação a tudo o que envolve a lei biológica da reencarnação? Nem a teoria sabemos, quanto mais interiorizar as consequências morais das vivências sucessivas.

Da mesma forma, 2015 anos depois, os judeus ainda esperam o Messias porque Ele não podia ser um nazareno nascido numa humilde manjedoura... Emmanuel pertence à Falange do Espírito da Verdade e a comunicação que nos legou “Orgulho” é uma (auto) crítica para todos nós.

Parafraseando Pedro de Camargo (Vinícius) na bela mensagem de “Em Torno do Mestre” : Cristo nasceu? Onde? Quando?...

 

…perguntamos: e para nós, quando Kardec (re)nasceu?...

                                         

Já atravessámos a nossa Estrada de Damasco nesta questão que é muito mais relevante e pertinente do que pensamos? Estamos num momento decisivo de Transição no movimento espírita, propício para separarmos o trigo do joio. Tal como quando estagiámos em segmentos religiosos milenares, estaríamos imunes aos fariseus e doutores da lei?

Ao contrário do que os Sofistas do movimento espírita pretendem fazer crer aos mais ingênuos, a tese de Chico Xavier ser a reencarnação de Allan Kardec não é uma questão superficial de curiosidade de tentar saber quem é quem. Não é o passado do Espírito que está em causa. É o futuro do Espiritismo!

Tal como Jesus outrora, Allan Kardec (desde 1857)/Chico Xavier (desde 1910): deve estar se perguntando para os Saulos do movimento espírita: Saulo, Saulo porque me persegues?

- Senhor: O que queres que eu faça?

Que os Ananias que perseguimos nos amparem na nossa cegueira intelectual. Oxalá Estevão e Abigail nos inspirem a dar o testemunho. Não da magnitude do de Paulo, porque não temos bagagem para isso. Mas lutar contra o homem-velho em termos individuais e coletivos no movimento espírita é o compromisso que assumimos.

- Senhor, o que queres de mim?

                

Conversão de Saulo de Tarso em Damasco

A maior caridade é a exemplificação, não a divulgação...

Perdoa-nos Emmanuel por te termos interpretado á letra!

Como diz Jhon Harley: Kardec é o Codificador e Chico é o Exemplificador.

O que está realmente em causa na comprovação da Tese que Chico Xavier é a Reencarnação de Allan Kardec? Chico ser Kardec é garantia da continuidade da 3ª revelação!

Citamos uma obra por Carlos Baccelli em que num excerto se reflecte:"A obra de um está entranhada na obra do outro, em perfeita identificação e sintonia. Através da mediunidade ímpar do médium mineiro, os Espíritos Superiores complementaram e atualizaram a Codificação.

Combater, pois, a tese em pauta - Chico Xavier foi a reencarnação de Allan Kardec - é solapar todo o edifício doutrinário pela base, que é, infelizmente, o que pretendem os seus adversários invisíveis, valendo-se, para tanto, dos espíritas que a contestam, que não veem que está em jogo problema de ordem mais relevante. A não ser pela continuidade da Obra, dentro da dinâmica da Revelação, a questão "Chico foi Kardec", concordo, carece de relevância; ao defendê-la, posiciono-me, acima de tudo, ao lado da doutrina!”

Outra questão da qual duvidam de Kardec é das comunicações de Platão nas obras da Codificação. Dra Marlene Nobre declarou: “Dr. Canuto Abreu mostrou a mim e ao Freitas [Nobre] um documento do próprio punho de Kardec, no qual ele escreve mais ou menos o seguinte: depois que Zéfiro me contou que eu fui Platão é que pude compreender melhor a minha missão.” Para depois reiterar “como já expliquei, apenas reproduzi o que vi registrado em documentos do acervo pertencente ao Dr. Canuto Abreu. Teria havido erro na revelação? Com a palavra, o Espírito da Verdade.”

Chico Xavier, Dra Marlene Nobre, Dr Freitas Nobre, Nena e Francisco Galves, estiveram em casa do Dr. Canuto e viram as revelações nestes documentos.

Silvino Canuto Abreu é considerado pelo atual pesquisador espírita Oceano Vieira de Melo "um dos maiores historiadores espíritas de todos os tempos." Com receio que arquivos de Kardec fossem destruídos pela 2ª Guerra Mundial, a Espiritualidade Superior encarregou um missionário brasileiro de ficar com elas...Dr. Canuto Abreu teve acesso a documentos inéditos manuscritos por Allan Kardec ainda não totalmente divulgados e publicados. Entre as suas grandes obras destacam-se “Evangelho por fora” e "O Livro dos Espíritos e sua tradição histórica e lendária" baseada na documentação rara de Allan Kardec.

Antônio Roberto Fontana Fontana, profundo conhecedor da vida e obra de Canuto Abreu, diz que ele “é um dos grandes conhecedores da História do Espiritismo. Esteve em várias oportunidades na residência de Leon Denis, em suas viagens a França. E ali participava das reuniões espíritas dirigidas por Denis.” De fato, um artigo publicado na extinta revista espírita A Centelha (1945) e relembrado pelo Correio Fraterno (2012) relata as apreciações emocionantes do encontro de Canuto em janeiro de 1922 com Léon Denis na cidade de Tours, França.

[Roberto Fontana - atual conselheiro e ex-diretor da União Espírita Mineira também durante a presidência de D Neném Aluotto, querida amiga de Chico].

Antônio Fontana testemunha: “Canuto Abreu era amigo de Chico Xavier e era um dos poucos, senão o único, que Emmanuel ficava em silêncio para ouvi-lo…. Tal era o respeito que tinha por ele!” De tal forma que Emmanuel no prefácio da obra de Canuto - “O Livro dos Espíritos e sua tradição histórica e lendária” - chancela-a como sendo real e não de mera fição.

[Na Rádio Emmanuel - Ouça parte da palestra do filosofo espírita Silvino Canuto Abreu(1892 - 1980) em 18/04/1957. https://soundcloud.com/radioemmanue...]

Muita gente pergunta: porque estes documentos com mais de 150 anos não foram dados a conhecer aos Espíritas? Estão à espera da 3ª Guerra Mundial? Chico Xavier já nos deu diversos alertas sobre isso, que também no movimento encontram muita resistência, apesar de vários vídeos inéditos terem sido divulgados recentemente e outros antigos relembrados.

Poderão comprovar em diversos vídeos de Chico Xavier neste canal do Portal Despertar https://www.youtube.com/user/emanofsilva

Os críticos constumazes persistem em caluniar a idoneidade de Amigos de Confiança de Chico Xavier, como Adelino da Silveira, Geraldo Lemos Neto, Carlos Baccelli, Jhon Harley, Divaldo Mattos de Oliveira, Marlene Nobre e muitos outros que tiveram a coragem de dar testemunho enquanto é tempo. Quais as obras e os frutos de quem critica por inveja e ciúme, e por ter medo da transitoriedade corpórea?

Se um dia derem testemunho dos documentos doutrinários históricos de Canuto Abreu, o que vão dizer aqueles que não querem acreditar no que está lá? Que a letra não é de Allan Kardec? Faremos então a respectiva perícia e exame grafotécnico, para reconhecimento da letra. Nada que Chico Xavier não tivesse também sido sujeito. E as suas psicografias fizeram jurisprudência.

Se necessário, a favor da Causa Espírita, pediremos a ajuda de Michele Ribeiro de Melo , professora e mestre em Teoria do Direito e do Estado. O seu livro intitulado “Psicografia e Prova Judicial” é resultado da defesa de dissertação de mestrado sobre a psicografia como elemento de prova judicial. Michele é uma trabalhadora espirita dedicada à area da Educação, na linha do seu mestre Eurípedes Barsanulfo e com a ternura da sua amada Heigorina Cunha.

Sintomático das posturas inquisitoriais no movimento, além de sites, há muitos mídia espírita que censuram textos que não estão de acordo com a visão do corpo editorial. Típico das ditaduras e contra toda a ética jornalística que orgãos das mídia generalista são obrigados a cumprir em qualquer país civilizado. Numa doutrina que era suposto libertar... Quem comete autos-de-fé não está de boa fé. Mais uma vez não acreditaram nos conselhos do Espírito da Verdade a Allan Kardec aquando do “Auto-de-fé” de Barcelona (outubro, 1861) que até é citado por alguns articulistas como o motivo para Kardec ter retirado o nome de Jesus na mensagem de O Livro dos Médiuns (janeiro, 1861) para Espírito da Verdade em “O Evangelho segundo o Espiritismo (1864). Além de passarem um atestado de menoridade moral e intelectual ao Espírito da Verdade - que antecipava as situações - e a Allan Kardec – que nunca mostrou receio ao bom combate -, a resposta foi dada para quem tem ouvidos de ouvir , através do próprio – Chico Xavier - que revelou que o Espírito da Verdade é João Batista.

O Apóstolo do Cristo fez essa revelação a Clóvis Tavares (confirmado por seu filho Flávio Mussa Tavares), Geraldo Lemos Neto, Dr. Inácio Ferreira (em vida, do Sanatório Espírita de Uberaba), Carlos Baccelli, Divaldo Mattos de Oliveira (entre outros amigos de confiança) que João Batista é o Espírito da Verdade. Todos reiteram: “ouvimos o próprio Chico Xavier dizer que o Espírito da Verdade era João Batista, o Percursor – que viera antes e viera depois, restaurar todas as coisas!”

[Clóvis Tavares foi Amigo de Chico Xavier desde 1936 e autor biográfico de “Trinta anos com Chico Xavier” e “ Amor e Sabedoria de Emmanuel”].

Esta tese de o Espírito da Verdade ser João Batista é partilhada entre outros estudiosos espíritas, por Severino Celestino, trabalhador incansável na Seara do Mestre. Estivemos pessoalmente com o Prof. Severino em abril de 2015 e ele não sabia que Chico Xavier tinha dado essa informação a vários de seus amigos, o que reforça a independência das fontes.

[Severino Celestino, professor universitário de Ciências da Religião, pesquisador do judaísmo, base de todas as religiões cristãs. É estudioso da essência e conteúdo divinos da Bíblia em sua língua original, o hebraico.]

Nós espíritas, não temos dado o devido valor a João Batista, mas é Jesus que faz uma declaração de quem era a figura do Batista (Mateus 11: 7-11): o precursor é mais do que um profeta, é um Mensageiro de Deus. Severino Celestino conclui: “João foi o único profeta, que teve a oportunidade de apresentar aquele de quem os profetas tinham predito a vinda, identificando Jesus no Rio Jordão.”

Há quem pretenda igualar Jesus à verdade na expressão: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (João 14:6). Para Severino Celestino, professor de Hebraico, “ser” ou “estar” é o mesmo, pelo que a melhor tradução seria “Eu estou no caminho, na verdade e na vida”. O caminho não só como estrada mas como corpo doutrinário, que pregue o amor, a paz e o bem. Se Jesus tivesse falado “Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” (como está na maioria das traduções) estaria excluindo Moisés, Elias e todos os profetas que o antecederam. Jesus não exclui, mas inclui ao dizer: “Ninguém vai ao Pai senão estiver no mesmo estágio evolutivo que eu.” Outros autores traduzem: “Eu sou o caminho da Verdade e da Vida”, o que amplia a expressão “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8:32).

Severino esclarece que Batista não veio ensinar o arrependimento (como muitos afirmam), mas “o olhar para dentro de si”, isto é, a reforma íntima que a Doutrina Espírita nos aconselha. “É a Psicoterapia de João. Sua presença magnética favorecia a confissão e a reestruturação psíquica dos que entendiam a sua mensagem” diz o médico psiquiatra Flávio Mussa Tavares (Prefácio do livro “João Batista” do seu Pai Clóvis Tavares, um dos amigos a quem Chico Xavier revelou que o Espírito da Verdade é João Batista). Para Flávio, “João Batista não é um Revelador como Moisés e Jesus, mas pode-se ser considerado o portador da Inter-Revelação. Por inter-revelação, entende-se uma preparação para a nova Revelação. (…) A distância psicológica entre o decálogo recebido por Moisés e o Sermão do Monte pronunciado por Jesus só poderia ser entendida se o público alvo passasse por uma espécie de psicoterapia [de João Batista].”

Em tempo de regeneração, propomos um desafio de ano novo, para Vida nova. Fazermos a nossa caminhada espiritual até ao Rio Jordão e com a humildade de Jesus reconhecermos a autoridade moral de João Batista - o Espírito da Verdade - para que se cumpram as profecias em relação ao Consolador Prometido por Cristo.

2016 com Paz, saúde e trabalho no Evangelho de Deus

nuno emanuel·terça-feira, 29 de dezembro de 2015

https://www.facebook.com/notes/nuno-emanuel/os-espíritas-acreditam-em-jesus-no-espírito-da-verdade-e-em-allan-kardec/1233435220004348

O Evangelho segundo S. João cap.8

31 Pelo que dizia Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos;

32 Conhecereis a verdade, e a verdade vos livrará.

33 Responderam-lhe eles: Nós somos descendentes de Abraão, e em tempo algum fomos escravos de alguém; como dizes tu, que viremos a ser livres?

34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: que todo o que comete pecado, é escravo do pecado.

35 Ora, o escravo não fica para sempre na casa, mas o Filho fica nela para sempre.

36 Assim que, se o Filho vos livrar, sereis verdadeiramente livres.

37 Eu bem sei que sois filhos de Abraão, mas vós quereis me dar a morte, porque a minha palavra não cabe em vós.

38 Eu falo o que vi em meu Pai; e vós fazeis o que vistes em vosso pai.

39 Responderam-lhe: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, fazei obras de Abraão.

40 Mas vós atualmente procurais tirar-me a vida, a mim que sou um homem que vos falei a verdade, que ouvi de Deus; isto é o que Abraão nunca fez.

41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Eles lhe disseram: Nós não somos nascidos da impureza; um pai temos que é Deus.

42 Então Jesus lhes respondeu: Se Deus fosse vosso pai, vós certamente me amaríeis: porque é de Deus que eu procedo, e vim, não por mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.

43 Por que não compreendeis minhas palavras? É porque não podeis ouvir o que digo.

44 Vós sois filhos do diabo, e quereis cumprir os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele; quando ele diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

45 Mas ainda que eu vos diga a verdade, não me credes.

46 Qual de vós me arguirá de pecado? Se eu vos digo a verdade, por que não me credes?

47 O que é de Deus, ouve as palavras de Deus. Por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus.

48 Responderam então os judeus: Não dizemos com razão que és um samaritano, e que tens demônio?

49 Respondeu-lhes Jesus: Eu não tenho demônio, mas honorifico a meu Pai, e vós desonras-me.

50 Eu não busco a minha glória; outro a buscará e fará justiça.

51 Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar minhas palavras, não verá a morte eternamente.

52 Disseram-lhe então os judeus: Agora sabemos que estás possesso do demônio. Abraão e os profetas estão mortos, e tu dizes: Se alguém guardar minhas palavras, não provará a morte eternamente.

53 Acaso és maior que nosso pai Abraão que está morto? Os profetas estão mortos. Que ideia fazes de ti?

54 Respondeu Jesus: Se eu glorifico a mim mesmo, não é nada a minha glória; meu Pai é que me glorifica, aquele que vós dizeis que é vosso Deus.

55 E entretanto vós não o tendes conhecido; mas eu o conheço; e se disser que o não conheço, serei como vós mentiroso. Mas eu o conheço e guardo suas palavras.

56 Vosso pai Abraão desejou ansiosamente ver o meu dia; viu-o, e ficou cheio de gozo.

57 Disseram-lhe por isso os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste a Abraão?

58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: antes de Abraão ser, eu sou.

59 Então os judeus pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus, ocultando-se saiu do Templo.

[Grifos nossos.]








Enviado por Geraldo Lemos Neto - Vinha de Luz Editora - Nuno Emanuel - SP - Artigo postado ipsis verbis.
19/01/2016
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31