Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Chico Xavier: "Emmanuel - Onde estão os espíritas franceses companheiros de Allan Kardec?"


Emmanuel: “15 a 20 milhões de espíritos da cultura francesa e, principalmente, os simpatizantes da obra de Allan Kardec, reencarnaram no Brasil”

- Geraldo Lemos Neto para Chico Xavier: Você pode me dizer onde anda Allan Kardec hoje? - Chico Xavier: Olha, pode se dizer que ele anda trabalhando muito! frase dita entre 2 gargalhadas...excerto do depoimento de Geraldinho https://www.youtube.com/watch?v=NINBWzvOl7E

Programa Especial Limiar do Amanhã (1971)

Entrevista de José Herculano Pires com Francisco Cândido Xavier

Pergunta nº 9 - Ingleses, franceses e brasileiros

Herculano Pires – (…) Isso é muito curioso porque no ocidente só houve uma nação reencarnacionista no passado que foi a França. Não propriamente a França, mas as Gálias antigas, envolvendo inclusive a Irlanda, parte da Inglaterra e a França; as Gálias antigas eram reencarnacionistas, e como nós sabemos pelo druidismo. E depois, com o desaparecimento da idéia de reencarnação no Ocidente, a idéia voltou na Franca com o espiritismo e de lá se projetou ao Brasil através do espiritismo e está se desenvolvendo de uma tal maneira que o Brasil será, dentro em breve, a grande nação reencarnacionista do Ocidente. (…)

Chico Xavier – Muito bem! Queremos aprofundar a questão e passamos a estudar. A esse respeito, peço licença para aditar um apontamento de Emanuel, o que me interessou muito nas conversações com ele em 1965. Perguntei a ele onde estavam aqueles companheiros de Allan Kardec que vibravam com a doutrina espírita na França; onde estava aquele contingente de almas heróicas, sublimes que aceitaram aquelas idéias e a divulgaram com tanto entusiasmo pelo mundo inteiro – a maior parte na França, grande parte na Bélgica, por exemplo –, então ele me disse que do último quartel do século XIX para cá, mais ou menos de quinze a vinte milhões de espíritos da cultura francesa e, principalmente, os simpatizantes da obra de Allan Kardec, se reencarnaram no Brasil para dar corpo às idéias da doutrina espírita e fixarem os valores da reencarnação.

Tanto é assim, diz ele, que nos últimos oitenta anos se desenvolveu entre nós tal amor à cultura francesa, que muitos de nós, milhares de nós outros sabemos de ponta a ponta a história da Revolução Francesa, mas nada conhecemos a respeito do Marquês de Pombal, das lutas de Napoleão, dos reis de Portugal, que foram os donos da nossa evolução primária. Nós nos reportamos muito mais à França como terra máter de nossa espiritualidade do que Portugal, até porque isso está no conteúdo psicológico de milhões e milhões de brasileiros que estão fichados, por certidão de cartório, como brasileiros, mas psicologicamente são franceses.

Herculano Pires - Isso que você está nos dando aqui é uma revelação extraordinária, viu Chico? É extraordinária essa revelação de Emmanuel, porque é uma verdadeira revelação espiritual; porque é uma coisa que não pode ser provada materialmente; a revelação vem do lado de lá, mas é uma coisa que nós podemos sentir no Brasil; podemos sentir no desenvolvimento do espiritismo no Brasil. Quer dizer que grandes trabalhadores do espiritismo que estavam na França naquele tempo hoje estão aqui lutando pelas idéias espíritas?

Chico Xavier - Diz ele que isso é tão válido que nós devemos lembrar um fato curioso: é que na Proclamação da República, quando as cidades brasileiras em grande número vacilavam com respeito ao hino que se devia adotar para a nova pátria, centenas de cidades cantaram a Marselhesa na Proclamação da Republica do Brasil.

 

Pergunta nº 10 - Reencarnação de Kardec

Renato - Existe alguma notícia, já que se fala tanto, do plano espiritual sobre a reencarnação de Kardec aqui no Brasil ou em algum outro país?

Chico Xavier - Até hoje, pessoalmente, eu nunca recebi qualquer notícia positiva a respeito da presença de Allan Kardec reencarnado no Brasil ou alhures. Entretanto, eu devo dizer que em se tratando desses vultos veneráveis do nosso movimento, seja do cristianismo, seja do espiritismo, pessoalmente eu tenho muito receio de receber qualquer notícia, porque temo, pela minha fragilidade, e estimaria não ser o médium de notícias tão altas.

Herculano PiresExcelente, Chico, essa resposta, porque infelizmente há por aí uma onda de reencarnações de Allan Kardec. Infelizmente há. Nós sabemos que isso são perturbações que ocorrem no movimento espírita em virtude da invigilância dos médiuns e da falta mesmo de compreensão de grande parte dos nossos companheiros no tocante à significação de uma personalidade espiritual como a de Kardec. De maneira que a sua resposta é também para nós de um valor inestimável.

Chico Xavier - Muito obrigado. Pensamos que, quando Allan Kardec surgir ou ressurgir, ele dará notícias de si mesmo pela sua grandeza, pela presença que mostre.

Herculano, Waldo Vieira e Chico

O que um jornalista imparcial (e sem ideias preconcebidas), teria comentando e perguntado na sequência da revelação ou depois da negação do Chico (que aqui também colocamos por uma questão de imparcialidade na análise)?

- Se o Espírito da Verdade profetizou a reencarnação de Allan Kardec no séc. XX.

- Se houve uma programação reencarnatória da Espiritualidade Superior para que 15 a 20 milhões de franceses viessem para Brasil.

- Se muitos foram companheiros de Allan Kardec iriam ajudar na implantação da doutrina espírita

- Se Jesus deu o seu testemunho e sacrifício também para que tivesse autoridade moral para pedir aos seus apóstolos para rencarnarem ao longo dos séculos, como aconteceu

- Se o espírito de Allan Kardec reencarnou sucessivamente em épocas decisivas da humanidade (por ex. como Daniel, Platão, Druida Allan Kardec, João Evangelista, Francisco de Assis, Manuel de Paiva, João Huss conforme pesquisas da Vinha De Luz Editora têm demonstrado)

- Se Jesus e o Espírito da Verdade falaram a Kardec da necessidade de nova missão nesta fase decisiva do planeta

Quem acredita que este Espírito de Escol, Apóstolo do Cristo, se iria omitir e não iria acompanhar os seus discípulos?

Seria o mesmo que durante séculos se ter programado a encarnação de Jesus aquando da 2ª revelação, e o Cristo se ter arrependido e não ter acompanhado seus discípulos e não ter dado o seu testemunho para a Humanidade? A não ser que façamos como os judeus que há 2000 anos ainda esperam o seu Messias ou como aqueles que negam que Jesus existiu...

Emmanuel avalizou o conhecimento doutrinário de Herculano Pires como “o metro que melhor mediu Kardec” Herculano , jornalista e intelectual espírita, legou-nos grandes obras e sempre pugnou pela “pureza doutrinária”. Mas ao afirmar que o Espírito da Verdade se teria arrependido e programado a reencarnação de Kardec para uma época mais propícia (?!...), cometeu um erro básico. Se não acreditarmos no Espírito da Verdade, responsável, sob a égide do Cristo (como diz e bem Herculano) por toda a codificação, vamos acreditar em quem e no quê? De outra forma, melhor será rasgá-la toda como Geraldo Lemos Neto tem advertido. Logicamente, nem Jesus, nem o Espírito da Verdade, nem o Codificador nos abandonaram. Kardec renasceu na humilde Pedro Leopoldo e tal como Jesus – que nasceu numa manjedoura - não foi reconhecido entre os seus, sobretudo devido ao orgulho que continua reinando há 2000 anos…

Casa onde nasceu Chico Xavier

A resposta de Chico Xavier com Herculano há muito que tem sido usada contra a tese de Chico ser Kardec. Uma análise superficial leva a essa conclusão. Um ano depois desta entrevista “José Martins Peralva, grande trabalhador e amigo de Chico preparava-se para assumir essa tese em 1972 no “Espírita Mineiro” da União Espírita Mineira, quando na véspera da publicação Chico Xavier lhe pediu para não o fazer, porque Emmanuel assim o tinha determinado, porque Chico estava em plena tarefa em Uberaba e isso iria prejudicar o seu trabalho.

Mas que o assunto viria mais tarde como de fato veio em 1992” recorda Geraldo Lemos Neto que entrevistou Martins Peralva. Precisamente quando Adelino da Silveira publica a tese em “Kardec prossegue”, obra autorizada e revisada por Chico, que o próprio Chico ofereceu com dezenas de dedicatórias aos seus amigos.

Chico e Martins Peralva

Analisemos o diálogo de Herculano com Chico: “...eu nunca recebi qualquer notícia positiva a respeito da presença de Allan Kardec reencarnado no Brasil ou alhures. Entretanto, eu devo dizer que em se tratando desses vultos veneráveis do nosso movimento, seja do cristianismo, seja do espiritismo, pessoalmente eu tenho muito receio de receber qualquer notícia, porque temo, pela minha fragilidade, e estimaria não ser o médium de notícias tão altas.”

Aceitamos outras interpretações, mas tendo em conta os fatos posteriores, permitam-nos dar a nossa. Naturalmante, perante as instruções de Emmanuel, Chico tinha que negar o assunto. Mas podia tê-lo feito de forma conclusiva e contudente, mas não o fez. A prova da sua discrição e humildade é não se sentir com capacidade para receber notícias de Kardec. Se Chico sendo médium de Jesus não teria, quem então?

Herculano Pires “Excelente, Chico, essa resposta (...) falta mesmo de compreensão de grande parte dos nossos companheiros no tocante à significação de uma personalidade espiritual como a de Kardec. De maneira que a sua resposta é também para nós de um valor inestimável.”

Herculano fica muito satisfeito com a resposta porque aparentemente ela vai de acordo à sua opinião sobre o assunto. Infelizmente, Herculano esqueceu-se de questionar Chico sobre as determinações do Espírito da Verdade, já para não falar do que espírito familiar Zéfiro e Dr Demeure médico de Kardec também reafirmam na codificação...

E demonstra desconhecimento sobre toda a capacidade de um Espírito Superior como Kardec para assumir várias personalidades com diferentes perfis psicológicos. As obras de Kardec e Chico comprovam que Kardec foi João Huss, João Evangelista e Francisco de Assis. Quem faz análises psicológicas superficiais, por uma questão de coerência, acharia estas 3 últimas personas mais próximas de Chico do que de Kardec...

Só que Chico, demonstrando que a verdadeira sabedoria se eleva sempre mais do que a capacidade intelectual, conclui de forma muito profunda: “Pensamos que, quando Allan Kardec surgir ou ressurgir, ele dará notícias de si mesmo pela sua grandeza, pela presença que mostre.”

Chico assume de forma explícita para quem tiver olhos de ver, que se Kardec der notícias de si próprio não será por palavras, mas pelas suas obras. Os Espíritos Superiores caracterizam-se pela humildade, algo que levaremos tempo a compreender. Portanto Chico nunca iria reconhecer que era Kardec. Se o fizesse então teríamos a certeza que ele não era!...

 

Anexos:

Entrevista de Chico Xavier em audio completa de Chico Xavier e por nº da pergunta http://www.fundacaoherculanopires.org.br/nolimiardoamanha/especial1aniversario

Chico Xavier subscreve que "Kardec prossegue" em seu Espírito! https://www.youtube.com/watch?v=NINBWzvOl7E

 






Enviado por Geraldo Lemos Neto - Vinha de Luz Editora - Nuno Emanuel - SP - Artigo postado ipsis verbis.
13/01/2016
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31