Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Heigorina Cunha e família confirmam: Chico é Kardec


                          
Foto de Nuno Emanuel.


(Por gentileza ative as legendas (nas definições - pedimos desculpa pelas condições do áudio).

Depoimento de Ionete Cunha em 2/11/2015, dia de homenagem à Mãe Sinhazinha, 1 dia após homenagem ao Tio Eurípedes Barsanulfo - Chácara Triângulo - Sacramento (MG)


Portal Despertar (PD): Nós estamos organizando a nova edição de “A Volta de Allan Kardec”, que nas outras edições tem o testemunho da D Heigorina também. No proximo ano (2016), no 9º Encontro dos Amigos de Chico Xavier e sua obra, em Goiás, o Dr. Weimar Muniz de Oliveira em conjunto com nossa ajuda, vamos editar a 4ª edição (a 3ª foi em 2008). Se fosse possível, gostaríamos do seu testemunho, até na sequência de um excerto da sua fala esta manhã (identificando Chico como Kardec), se nos pode dar a sua vivência. Ontem falámos com Sr Ármilon [Ribeiro de Mello], que nos falou do Tio Luizinho, que acompanhou e deu notícias da reencarnação de Allan Kardec.


Ionete Cunha (IC) - Foram vários companheiros. Tio Luizinho era irmão da Vó Meca. Eles presenciaram num trabalho mediúnico, a descida de Kardec, uma estrada de luz, o Cristo irradiando… Então eles sabiam, foi no dia 2 abril de 1910, lá nos trabalhos ficaram sabendo: Kardec reencarnou! Mas eles eram muito sigilosos. Eles não falavam, mesmo porque, você sabe, você vai falar uma revelação e não está preparado para aquela revelação, não é? O próprio Chico não admitia ser exatamente já identificado. Então o que é que aconteceu? Eles guardaram sigilo. Aí quando Tio Luizinho estava já para desencarnar (antes de 1959), era idoso, ele chegou lá depois deste culto (que era feito lá na nossa casa - Culto de familia que o Sr Eurípedes criou). Então tinha um retrato do Kardec e outro retrato do Chico numa revista e ele bateu no retrato do Kardec e depois no do Chico e disse “Olha o Kardec aqui!” Aí a Heigorina falou assim: “Não, tio Luizinho, esse aí é o Kardec”… - “Não é, ele reencarnou aqui no Chico!” Sabe… Aí ele contou para nós, para meu irmão mais velho Ivonir [Cunha], que militava no Centro Espírita do Colégio Allan Kardec). Aí nosso pai e nossa mãe falaram: “olha, não comentem com ninguém, então nunca comentamos com o Chico, mas o Chico sabia que nós sabíamos…


PD - Como vocês sabiam que o Chico sabia?


IC - Porque ele era muito ligado aqui ao Eurípedes 
- [uma ligação mto forte de há muitos séculos]. 
Quando surgia aquele problema, porque várias vezes lhe perguntaram: Chico - “Você é Kardec? – Não. "
Mas ele trocava olhares, sabe, com o pessoal de Sacramento , entendeu? Então a gente sabia que ele sabia. Jamais falamos, né!?... Certa feita, tinha um jornalista lá e perguntou para ele: Oh Chico, mas na obra de Kardec está em Obras Póstumas que Kardec tem que vir. Aí ele respondeu assim: “Kardec virá e quando perceberam…já foi!” Aí ele ainda fez a associação com João Batista que era a volta de elias Então ele falou isso… acontece sempre. Eles insistiram. Mas como, ele já está encarnado? Oh deixe o tempo que ele será reconhecido pela suas obras.


PD - Foi exatamente o que ele disse a uma entrevista com Herculano Pires.

IC - Então a gente sabia, até a gente brincava, sabe. Nossa, a gente vai se encontrar com Kardec (aquando dos encontros com Chico). E ele sempre nos recebia com muito carinho, sempre. Toda a 1ª semana de dezembro, nos primeiros dias, ele já telefonava marcando a data para a gente passar a tarde com ele. Aí a irmã (Nizinha) levava os cartões de Natal. Então é isso meu filho. A gente não tem dúvida não. A D. Heigorina também já deu o seu testemunho, está no Anuário Espírita, não sei de que ano [2006]. E também acho que ela passou esse testemunho na 3ª edição de “A volta de Allan Kardec. Depois então, sim começamos a falar (mais explicitamente).

Cíntia Perez (CP - neta de Lígia Alonso, que trabalhou com Chico vários anos em Uberaba): A tia Antuza lá em Uberaba falava também em família abertamente. Você lembra?


IC - Sim, lembro. Ela falava, mas nós aqui, em Sacramento, não falávamos...


PD - A D. Antuza [Ferreira Martins] era uma médium surda e cega que Baccelli costuma falar na credibilidade dela.


CP - Uma das maiores médiuns que Uberaba já teve.


IC - É, D. Antuza foi mesmo.

--------------------------

Depoimento de Heigorina Cunha em março de 2002 para Hércio Arantes (Anuário Espírita): "Em 1952, no final do Culto Cristão familiar, dirigido por nossa mãe (D. Sinhazinha, irmã de Eurípedes Barsanulfo) foi mostrado aos presentes um pequeno impresso constando, numa das faces, uma mensagem psicografada por Chico Xavier, e na outra uma foto dele.

Foi a 1ª vez que conheci a fisionomia de Chico que então residia em Pedro Leopoldo. Nesta reunião estava “Tio Luizinho” (tio de Eurípedes, irmão de D. Meca), médium clarividente. O impresso foi passado de mão em mão, e quando chegou a vez do tio Luizinho, ele colocou-o sobre a mesa, com a foto de Chico Xavier à vista, ao lado de O Evangelho Segundo o Espiritismo que apresentava, na capa, a imagem de Kardec em alto-relevo. Nosso tio virou-se para mim e perguntou-me: – Menina, você sabe quem é Chico Xavier? E, com o dedo indicador, ele apontou para as duas figuras, ora para uma, ora para a outra, por 2 ou 3 vezes. Eu fui surpreendida, mas entendi a mensagem e permaneci calada e pensativa, mas nunca mais me esqueci desta revelação do nosso querido Tio Luizinho."


Heigorina Cunha desencarnou em agosto de 2013 sabendo que Chico era Kardec e na Espiritualidade confirmou essa informação que tem manifestado em comunicações mediúnicas em diversas localidades perante várias testemunhas idêneas. Também D. Meca, mãe de Eurípedes, tem-se comunicado e reiterado a identidade entre Kardec e Chico, o médium pelo qual ela se comunicou em 1952 para o irmão de Eurípedes, de acordo com várias fontes familiares de Sacramento e Uberaba.


Edição de vídeo: Carla Fabres.




Enviado por Geraldo Lemos Neto - Vinha de Luz Editora - Nuno Emanuel - SP - Artigo postado ipsis verbis. - Via Facebook
05/02/2016
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31