Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Entrevista com Chico Xavier e Emmanuel, em 17 de agosto de 1972




Símbolo do amor simples e puro, da humildade e bondade, Francisco Cândido Xavier, o famoso médium, é hoje o focalizado da Seção Transinha.

(...)

Respondendo a perguntas, em momento algum, esquivou-se e procurou demonstrar em todas um retrato singelo da verdade, a verdade que se vê tangida em sua própria pessoa.  Dispensamos a colocação das perguntas porque as Resposta estão dizendo tudo.
 
MUNDO ATUAL
Resposta Chico & Emmanuel – Convenhamos o mundo moderno passa por grandes experiências e crises para elevar-se, aperfeiçoando-se com o amparo da Providência Divina.
 
AMOR E ÓDIO

Resposta Chico & Emmanuel – Simbolicamente, se o mundo de hoje fosse submetido a tratamento num gabinete de psicologia, à feição de um doente, é provável que o ódio se destacasse nele, como sendo uma enfermidade dominante. Entretanto, isso é transitório como são transitórios todos os desequilíbrios da individualidade, considerando-se a individualidade na sua condição de espírito imperecível. O amor, porém, é a benção da vida e o mundo se recuperará pelo amor que Deus nos concedeu como a essência de tudo o que existe.
 
AUTOANÁLISE
Resposta Chico & Emmanuel – Sou um ser humano, extremamente falível e que tanto mais reconhece as próprias fraquezas e deficiências, quanto mais se estuda.
 
DECEPÇÃO
Resposta Chico & Emmanuel – O que mais me decepcionou é sempre a persistência de meus erros, através do tempo e da vida.
 
VIDA
Resposta Chico & Emmanuel – A vida é um dom de Deus que nos cabe aperfeiçoar cada vez mais, valorizando-o pela utilidade que possamos ter em favor dos outros e pela aquisição de conhecimento ou recursos dignos que nos façam cada vez mais úteis.
 
TEIMOSO E PACATO
Resposta Chico & Emmanuel – Tenho muita vontade de ser teimoso no serviço de minha própria auto-educação, mas admito que sou muito pacato na conservação de meus defeitos.
 
DESEJO
Resposta Chico & Emmanuel – Aos 17 anos de idade, meu ideal era o de encontrar uma profissão com que conseguisse a melhor remuneração possível para compartilhar com meu pai, das despesas domésticas. Sempre dediquei a meu pai muito amor e veneração, doendo-me vê-lo com a família numerosa, com escassos recursos para sustentá-la.
 
SERIA FELIZ

Resposta Chico & Emmanuel – Ficaria tão feliz se pudesse dizer que já realizei algo de bom, no entanto, isso não acontece. Mas estou contente, porque a bondade de Deus ainda me concede a felicidade de trabalhar.
 
HOBBY
Resposta Chico & Emmanuel – Se ouvir música, sempre a boa música de qualquer procedência, é um “hobby”, tenho esse.
 
EMANCIPAÇÃO
Resposta Chico & Emmanuel – Creio que Deus concedeu direito e deveres iguais, tanto ao homem quanto à mulher. A emancipação de um e de outro, com base no desempenho das obrigações atribuídas a um e outro, a meu ver, é uma ocorrência natural a que todos chegaremos com o progresso, em todas as Nações.
 
O TRABALHO
Resposta Chico & Emmanuel – O trabalho foi sempre para mim uma bênção de paz e refazimento, com o qual encontro o esquecimento, pelo menos temporário, das imperfeições que carrego.

PERFEIÇÃO
Resposta Chico & Emmanuel – Eu estou infinitamente distante de alcançar mínimo grau de perfeição. Sou um animal em serviço e peço a Deus que me conserve nas disciplinas desse mesmo serviço, para não complicar os meus condutores, aos quais devo de algum modo, retribuir as atenções que recebo.
 
SUGESTÃO
Resposta Chico & Emmanuel – Creio que a melhor sugestão para o êxito em questões de relacionamento humano é aquela de Jesus quando nos recomenda: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Entre esposo e esposa, além desse pedido inesquecível do Senhor, creio que seria excelente nunca se esquecerem de que se desposando, um ou outro, não recebiam um Anjo e sim uma criatura humana em aperfeiçoamento. Isso os ajudaria a se amarem reciprocamente, com mais respeito mútuo, aprendendo na escola da vida a tolerância e a compreensão que os fariam adquirir o amor sublime, que persiste na terra e além da própria morte.
 
UMBANDA E QUIMBANDA
Resposta Chico & Emmanuel – De Umbanda tenho lido alguma coisas e vejo no Movimento Umbandista um campo religioso muito respeitável, pela fé viva e pela caridade que lhe inspiram e animam os profitentes. De Quimbanda, nada conheço ainda. Vera, você acredita que possam haver na Terra fórmulas de paz, felicidade, harmonia mental e compreensão mais elevadas e mais eficazes que as de Jesus? Se nos perdoarmos uns aos outros e se uns aos outros nos amarmos, sem a selvageria das paixões possessivas, não admite que a Terra seria uma estância de alegrias perenes? Deixemos estas perguntas no ar endereçadas a nós todos.
 
PREVENTIVOS DA OBSESSÃO
Resposta Chico & Emmanuel – Nosso querido Emmanuel habituou-me e dois métodos de libertação gradativa o primeiro a oração, pela qual nos lembramos de Deus; e o segundo é o serviço, pelo qual nos esquecemos de nós.
 
O VERDADEIRO ESPÍRITA
Resposta Chico & Emmanuel – Os Benfeitores Espirituais sempre me dizem que temos espíritas de variados matizes e acrescentam que o espírita ideal é sempre aquele que conjuga a sua fé com o trabalho ativo no bem incessante, tomando por base o próprio aperfeiçoamento. Emmanuel costuma afirmar que o espírita genuíno é sempre alguém que caminha no mundo aprendendo e servindo, porque aprendendo estaremos na educação, e servindo viveremos na caridade. Nesse sentido, nosso orientador sempre recorda a palavra de Allan Kardec quando assevera que o verdadeiro espírita é conhecido pelo esforço que realiza na própria sublimação de ordem moral. Assim, peçamos a Jesus que nos inspire e proteja, porque, segundo os nossos Orientadores da Vida Maior, estamos em nossas casas doutrinárias com o Espiritismo prático e que, fora delas, os nossos irmãos de Humanidade estão procurando em nós todos o Espiritismo praticado.
 
AMOR LIVRE
Resposta Chico & Emmanuel – Eu espero que você me perdoe e mesmo aqueles que nos ouvem, se a minha palavra é ineficaz e mesmo destituída de qualquer valor para a solução do problema. Temos ouvido de nossos Amigos Espirituais, que deveríamos educar os nossos filhos e descendentes, para que eles se conscientizem nas responsabilidades do amor, com mais educação para a vida afetiva, de modo a se sentirem mais seguros na vida afetiva, principalmente quanto ao relacionamento sexual. Com respeito ao amar livre em si, estou recordando, neste momento, uma trova que nos foi transmitida, mediunicamente, pelo nosso grande poeta brasileiro Adelmar Tavares, que se distinguiu muito como trovador e foi, até, o Rei da Trova Brasileira. Escrevendo por nosso intermédio, no mês passado, ele psicografou uma trova concebida nestes termos:
“Amor livre, uma expressão,
Que vive a se contrapor,
Amor em si não é livre,
Se é livre, não é amor!”

 
EXPANSÃO DAS DOENÇAS MENTAIS
Resposta Chico & Emmanuel - Os Espíritos Amigos que se comunicam são unânimes em afirmar que essa taxa crescente de perturbação, na atualidade, decorre do desequilíbrio existente entre as nossas conquistas de ordem científica e o atraso dos nossos sentimentos. Existe grave desequilíbrio na balança cérebro-coração. À medida que o progresso nos exonera as mãos de maior esforço, mais amplamente estamos a sós conosco nos caminhos da vida. Com isso faceamos certas dificuldades para nos suportarmos, do ponto de vista individual, sem perturbações, porque estas perturbações são conseqüentes à nossa incapacidade de responder, do ponto de vista emocional, à evolução da inteligência. Isso cria tomadas de obsessão ou desarmonias mentais muito grandes, reconhecendo-se que ainda cultivamos certa espécie de amor extremamente possessivo na Terra. Falamos do ponto de vista coletivo. Esse amor possessivo gera em nós processos lamentáveis de ciúmes e desesperação, que muitas vezes nos induzem à delinquência confessa. Quando encontrarmos um caminho de libertação espiritual, através do respeito que devemos uns aos outros, na condição de jovens e de adultos, entendendo-se que cada um de nós é um mundo por si e que cada qual de nós é chamado a exercer tarefa especifica sobre a Terra, então muitos dos nossos problemas alusivos à perturbação mental serão praticamente eliminados. Isso ocorrerá, porque estaremos em condições de responder com altura de sentimento à elevação das novas descobertas que nos impelem a crer que a Terra é, realmente, para nós todos, um mundo maravilhoso. A dificuldade ou a perturbação residem, efetivamente, em nós mesmos.
 
OS TEMPOS SÃO CHEGADOS
Resposta Chico & Emmanuel - Segundo Emmanuel, os tempos são, naturalmente chegados, para que nós, por dentro de nós, façamos um compromisso real, efetivo, de renovação íntima, valorizando o tempo, na pauta dos conhecimentos superiores que já possuímos. Se aproveitássemos dez ou vinte por cento em trabalho, dos conhecimentos elevados de que já somos detentores, principalmente nós outros, os espíritas cristãos, certamente que os tempos estariam chegados, para muita felicidade na Terra, começando, esta felicidade, em nós mesmos. Isso, porém, não é fácil. Construir por fora foi sempre algo fácil, mas edificar por dentro de nós as qualidades superiores que nos converterão em espíritos realmente enobrecidos, é muito difícil. Os tempos são chegados para que venhamos a perceber isso com mais clareza. Trabalhar e trabalhar pelo bem de todos, é o programa da criatura, em todos os tempos, de modo a penetrar no entendimento e na execução das Leis de Deus.
 
SUBSTITUTOS
Resposta Chico & Emmanuel – Nas atividades humildes que exerço, sinto-me à feição do capim num lençol de grama comum. O capim está no campo simplesmente porque ai nasceu. E existe muito capim no campo para se desdobrar no solo, com a enxada e a tesoura da vida para colocar o capinzal em condições de servir.








Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Antônio Sávio de Resende - Artigo postado ipsis verbis - Imagem in: http://www.vinhadeluz.com.br/arquivos/Fotos/emmanuelfoto.jpg
08/03/2016
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31