Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Kardec, Chico e o Espírito da Verdade - Os enviados do Cristo entre nós | Artigo de Severino Celestino


                               Comitiva de João Pessoa com Severino Celestino festejando o último aniversário de Chico Xavier em Uberaba – março/abril de 2002; Palestra de Severino Celestino no 6º Encontro Nacional dos amigos de Chico Xavier e sua obra (2013

Meu caro Nuno Emanuel,

Segue um pequeno resumo do que podemos entender sobre os enviados do Cristo entre nós. Principalmente, O Espirito da Verdade, Kardec e Chico Xavier.

Abraços fraternais, Celestino

                                                                                           ..............................................................

Prezado amigo e irmão,

Li com carinho e atenção o seu trabalho de pesquisa sobre Chico, Kardec e o Espírito da Verdade [1]. Gostei dos argumentos e achados, pois são de muita importância para a nossa Doutrina de racionalidade e ciência.

Muitas pesquisas existem em torno dos Espíritos que em tarefa na obra do Cristo, realizaram as três revelações que temos conhecimento até o presente.

Gostaria de expressar alguns comentários sobre os resultados de buscas, achados e revelações do que tenho conseguido obter até  agora.

Analisando as questões sob uma visão ampla das coisas desde o princípio da criação, temos que levar em consideração Jesus como dirigente ou governador do Planeta Terra. Uma revelação feita por ele não pode deixar de ser levantada por nós aqui, para que possamos refletir sobe o seu projeto. Em João 17: 1 e 5 em suas despedidas no Monte das Oliveiras, Jesus nos esclarece: Pai chegou a hora: honra teu Filho para que teu Filho te honre... E agora, honra-me, Pai, junto de ti, com a honra que eu tinha junto de ti antes que os céus e a terra existissem”.

Isto nos leva a clara conclusão de que o projeto de tudo que nos cerca, é de Jesus. Ele programou tudo ao receber de Deus a direção do planeta Terra e foi enviando civilizações e missionários para que cada um a seu tempo, fosse executando o seu projeto. Foi assim que ele enviou as civilizações pré-bíblicas da Mesopotâmia, representadas pelos assírios, sumérios e babilônios. Depois enviou os egípcios, os hindus e todas as outras civilizações primitivas. 

Inicialmente salientamos a tarefa inigualável dos Espíritos escolhidos por Jesus para a execução deste projeto em nosso planeta. Citaremos alguns que se encontram registrados através da história: Abraão, Moisés, Elias, João Evangelista, Policarpo de Esmirna, João, o Batista, Hilel e Ismael. Depois Jesus envia os profetas e na sequência Ele mesmo vem implantar a segunda Revelação, o Evangelho de Amor e com esta implantação surgem mais colaboradores como os discípulos, Paulo de Tarso, Barnabé, João Marcos, Inácio de Antioquia e tantos outros.

Estes são os representantes mais evidentes que conseguimos registrar em nossas buscas.  É lógico que existem muitos outros que fogem ainda ao nosso conhecimento. Nos consideramos muito distantes da verdade inquestionável sobre as questões reveladas e as que ainda virão por intermédio da nossa querida Doutrina Espírita. Ainda estamos longe de fecharmos qualquer questão no campo das pesquisas e revelações em torno das coisas que ainda serão reveladas.  Sabemos que  existem muitas coisas que ainda não conseguimos alcançar.

 Não podemos negar a importância da ciência espírita, que é indispensável no auxílio das respostas que buscamos em assuntos ainda obscuros em torno das verdades ainda desconhecidas.

Hoje sabemos que Jesus enviou Kardec e sua equipe para a implantação da Terceira revelação. 

Através da terceira revelação, Kardec nos informa que “Com admirável prudência se conduzem os Espíritos, ao darem suas instruções. Só gradual e sucessivamente consideraram as diversas partes já conhecidas da Doutrina, deixando as outras partes para serem reveladas à medida que se for tornando oportuno fazê-las sair da obscuridade. Se a houvessem apresentado completa desde o primeiro momento, somente a reduzido número de pessoas se teria ela mostrado acessível; houvera mesmo assustado as que não se achassem preparadas para recebê-la, do que resultaria ficar prejudicada a sua propagação. Se, pois, os Espíritos ainda não dizem tudo ostensivamente, não é porque haja na Doutrina mistérios em que só alguns privilegiados possam penetrar, nem porque eles coloquem a lâmpada debaixo do alqueire; é porque cada coisa tem de vir no momento oportuno. Eles dão a cada ideia tempo para amadurecer e propagar-se, antes que apresentem outra, e aos acontecimentos o de preparar a aceitação dessa outra.”

Utilizando-se do princípio judaico conhecido como Guilgul neshamot, Kardec o nomeia de reencarnação, aquilo que os judeus chamam de “rodas da alma”. Tem sido através deste princípio que podemos identificar muitos Espíritos através da história que registraram sua passagem entre nós.

Jesus vai coordenando o seu projeto utilizando espíritos de sua equipe para as tarefas missionárias necessárias a implantação da paz em nosso planeta.

Emmanuel fala em “O Consolador” questão 312, sobre “a legião dos Espíritos redimidos e santificados que cooperam com o Divino Mestre, desde os primeiros dias da organização terrestre, sob a misericórdia de Deus.”

Em Prolegômenos do Livro dos Espíritos recebemos a relação de alguns que são: JOÃO, o EVANGELISTA, AGOSTINHO, VICENTE DE PAULO, SÃO LUIZ, O ESPÍRITO DA VERDADE, SÓCRATES, PLATÃO, FÉNELON, FRANKLIN, SWEDENBORG, entre outros.

A Doutrina Espírita surge para nos auxiliar na identificação através do princípio da reencarnação, o papel e a tarefa de cada um destes Espíritos em sua trajetória missionária no projeto de Jesus.

E é assim que conseguimos identificar o envio do profeta Elias que no passado defendeu o monoteísmo perante os sacerdotes de Baal no monte Carmelo, agora como João, o Batista, volta para ser o mensageiro da chegada de Jesus entre nós. Este mesmo princípio reencarnacionista Jesus vai utilizando para enviar outros Espíritos de sua equipe. Envia Hilel, envia Ismael, envia João, o Evangelista e seu grande discípulo, Policarpo de Esmirna e muitos outros que fogem ainda aos nossos registros.

Podemos concluir que a responsabilidade da direção geral do nosso planeta foi assumida por Jesus mediante determinação de Deus, segundo nos narra Jesus no Evangelho de João capítulo 17. Jesus em sua suprema sabedoria criou uma equipe espiritual para executar o processo de implantação da primeira, segunda e a terceira Revelação.

Jesus continua na direção geral de todo este projeto maravilhoso que muito superficialmente temos a oportunidade de conhecer.

Mesmo diante do pouco que conhecemos, podemos concluir que Jesus não seja o Espírito da Verdade, porque ele está muito acima desta classificação, Ele é na verdade o maior dirigente de tudo. O Espírito da Verdade faz parte da equipe criada por Jesus, desde o princípio, e João, o Evangelista nos revela em seu Evangelho, muitas verdades sobre sua origem.

Reumidamente, e segundo podemos concluir de nossas buscas e achados, João, o Evangelista, e João o Batista, foram designados por Jesus para a tarefa da Terceira Revelação. E a realizaram com muita maestria e dedicação.

Sinto que, segundo as afirmações de Kardec, muitas coisas ainda receberemos como revelação.

Após a Terceira Revelação com Kardec muitas coisas começam a fazer sentido, quando olhamos a história que vem se desenrolando através dos tempos. Existem muitas obras e muitos pesquisadores que procuram identificar cada personagem e Espíritos envolvidos neste projeto de Jesus. Espíritos como Bezerra de Menezes, Emmanuel, André Luiz, Kardec, Joanna de Ângelis, João, o Evangelista e João, o Batista entre outros, sempre nos despertam a curiosidade de saber ou poder  identificá-los nas suas personalidades encarnadas nas tarefas da obra de Jesus, através dos tempos.

Os questionamentos mais frequentes giram em torno de quem foi o Espírito da Verdade, será que Kardec voltou como Chico, onde estão João, o Evangelista, João, o Batista, entre outros?

Diante de tudo isto podemos concluir que uma coisa é certa: Jesus não pode ser o Espírito da Verdade. O Espírito da Verdade sempre fez parte de sua equipe, constituída desde o princípio para as tarefas das três Revelações.

Quando conheci a Doutrina Espírita nos anos 70, enveredei pelo encantamento e seriedade de sua filosofia e comecei meus estudos científicos unindo a Bíblia, os Evangelhos e a Doutrina Espírita.

A partir da década de 80 conheci a história do Chico Xavier e passei a visitá-lo em Uberaba. Foram longos e felizes anos de aprendizado de minha vida, até a nossa última visita a sua casa em março de 2002.

Aconteceram experiências e situações especiais de encontros particulares e diferentes com o Chico.

Após o desencarne do Chico tive um encontro especial com ele, no qual ele nos mostrou, uma encarnação sua como um frade franciscano, seria Francisco de Assis? Isto significou muito para mim, porque esta revelação se consubstanciou em pesquisas sobre sua vida e a vida de Francisco de Assis por nós realizadas em Assis, em Gubbio, no lago Transimeno e em Greccio, na Itália. Depois comparei os achados com a vida do Chico e as surpresas foram muitas.

Discute-se muito a questão de Chico ser a reencarnação de Kardec, como se depreende de uma revelação em Obras Póstumas. Eu acho muita lógica e ainda questiono: Chico foi uma “caneta viva” a serviço dos Espíritos. No centenário de Lançamento do Livro dos Espíritos, em 1957, quando Chico se encontrava no auge de sua psicografia, é de se estranhar que Chico não tenha recebido nenhuma mensagem de Kardec... Por que?

Em minhas pesquisas no Evangelho encontramos a revelação de Jesus em Mateus 17:9-13. Uma revelação que fala que “Elias ainda voltaria para restaurar todas as coisas”. Isto mesmo depois, de ter confirmado que João, o Batista, era a reencarnação de Elias. Como o Espiritismo veio para restaurar todas as coisas, sentimos que é possível afirmar que Elias tenha vindo como falou Jesus, restaurar todas as coisas, na condição do Espírito da Verdade.

Agradeço a oportunidade e que Jesus possa permanecer sempre entre nós.

Fraternalmente, Severino Celestino, abril de 2016

[grifos nossos]

                                                                                                 ......................................................

*Dr. Severino Celestino da Silva - Professor, pesquisador, escritor, estudioso de línguas antigas e profundo analista do livro mais lido pela humanidade, a Bíblia. É Professor de Ensino Superior na Universidade Federal da Paraíba. Ex-seminarista, é pesquisador do hebraico e das religiões, principalmente o judaísmo, base de todas as religiões cristãs. Sempre estudou a essência e conteúdo divinos da Bíblia em sua língua original, o hebraico. Espírita há mais de 20 anos, estudou toda a obra de Kardec e pesquisadores contemporâneos, relacionando o Espiritismo com a Bíblia, com respeito e conhecimento. 

As Obras de Severino Celestino são livros que nos ligam ao pensamento de Jesus, e portanto, ao ideal do Bem, que sem dúvida nos concilia com o Cristo: Abrindo a Bíblia; Analisando as Traduções Bíblicas; Bereshit - Deus e a Criação do Universo; Didaqué - Ensinamento dos Doze Apóstolos; O Evangelho e o Cristianismo Primitivo; O O Gênesis de Moisés e a Gênese de Kardec; A Intervenção Divina nos Desafios da Vida; O Sermão do Monte. O professor Severino é o apresentador do programa "Abrindo a Bíblia" pela Rede Boa Nova de Rádio de outro com o mesmo títul na TV Mundo Maior. 



Nota [1] IDENTIDADE DO ESPÍRITO DE CHICO XAVIER E DO ESPÍRITO DA VERDADE - Pesquisas da Vinha de Luz Editora com base, sobretudo, no Novo Testamento, obras de Allan Kardec e Chico Xavier - atualização em 2016:


1) Tese - A volta de Allan Kardec/Weimar Muniz de Oliveira. Goiânia/2008. 458p. (Obra completa)
https://ceismaellv.files.wordpress.com/2011/03/a_volta_de_alan_cardec.pdf

2) Manifestação de Santo Agostinho na FEB em 1919 confirma reencarnação de Allan Kardec no século XX no Brasil - Geraldo Lemos Neto
http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=2036

3) Vivências de um espírito médium do Cristo – 14 reencarnações de Chico Xavier e revelação da próxima
http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=1788

4) Platão, João Evangelista, Francisco de Assis, Allan Kardec e Chico Xavier – Cinco personalidades, o mesmo espírito apóstolo do Cristo 
http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=1787

5) Allan Kardec é João Evangelista – Indícios consistentes na obra de Allan Kardec e Chico Xavier | Conexões com personalidades de Platão, Francisco de Assis, João Huss e Francisco Cândido Xavier
http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=2010

6) Kardec é João Evangelista - Duas comunicações de Chico Xavier na mesma sessão 
http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=2202

7) Analogias entre João Huss, Allan Kardec e Chico Xavier - Comunicações na Revista Espírita de 1869
http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=2209

8) Eurípedes Barsanulfo e Chico Xavier: médiuns de Jesus: reencarnando o Evangelho – da Palestina a Santa Cruz
http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=2131

9) Chico Xavier: “O Espírito da Verdade é João Batista”
Profecias no Velho e Novo Testamento e evidências nas obras de Allan Kardec e Chico Xavier 

“É necessário que ele cresça e que eu diminua.” - João Batista (João, 3: 30)
http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=2269





Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Nuno Emanuel - SP - Artigo postado ipsis verbis
10/05/2016
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31