Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Spartaco Ghilardi (espírito): Chico foi Kardec


Por Nuno Emanuel - SP


Sr. Orlando, D. Aldina (casal à direita) com Chico e Mercedes Sponda, em Uberaba

 O casal Orlando e Maria Aldina Carvalho emigraram para o Brasil (São Paulo) em 1965. Devido ao aumento dos sintomas de mediunidade psicofónica da D. Aldina, em 1966 começaram a frequentar o Grupo Espírita Batuíra (GEB), onde permaneceram até voltarem para Portugal em 1991.

O GEB de São Paulo foi fundado por Spartaco Ghilardi em 1964. Até então, tinha sido um grupo familiar que se reunia em sua casa e de D. Zita. No Brasil o casal Orlando e Aldina foram colaboradores do GEB em várias áreas, especialmente na Assistência Social (D. Aldina) e Departamento Mediúnico (D. Aldina e sr. Orlando). Como era construtor civil, o sr. Orlando dirigiu também todas as construções do GEB e foi também um dos diretores da Instituição.

Spartaco Ghilardi foi um grande médium, portador de várias faculdades, que recebia Batuira, o Mentor da casa e Bezerra de Menezes. Por ele comunicava-se também Manecão, seu amigo que na última encarnação tinha sido um mendigo e que se manifestava com muita frequência nas reuniões do GEB São Paulo e no GEB – Portugal. Há uns anos comunicou-se em despedida porque iria encarnar…

 

Orlando e Aldina Carvalho (casal à esq.) com D. Antuza (grande mulher, médium surda-muda), Spartaco Guilardi e sua esposa Zita

 Durante esses 25 anos de vida em São Paulo, sr. Orlando e D. Aldina deslocaram-se periodicamente a Uberaba para estar com o Chico, ora sozinhos, ora acompanhados por Spartaco Ghilardi que por ser um grande amigo do casal lhe pedia muitas vezes para o acompanhar como motorista.

Desde o final da década de 1960/início dos anos 70, que o sr. Orlando e a D. Aldina acreditam que Chico era Kardec. Sobretudo após começarem a frequentar a Comunhão Espirita Cristã (Uberaba) onde ouviam conversas de vários outros companheiros nesse sentido. Inclusivé daqueles da Cruzada de Militares espíritas (CME) e da Caixa de Pecúlio e Pensões-Beneficente (CAPEMI), que sobretudo do Rio de Janeiro, visitavam Chico com muita frequência e que já nessa época diziam que ele era Kardec.

Sempre que iam a Uberaba, o casal Carvalho e Spartaco eram recebidos por Chico na intimidade da sua casa, juntamente com outros companheiros. O que motivou o regresso do casal a Portugal foi uma dessas visitas a Uberaba, na qual Chico manifestou ao Sr. Orlando o que Batuíra estava lhe dizendo: "Filho, vamos voltar às nossas raízes."

 

Orlando Carvalho ajudando Chico Xavier no tradicional encontro anual em Pinheiros, na cidade de São Paulo

 Sr. Orlando ficou muito surpreendido até porque nunca tinha pensado em voltar a viver em Portugal, apenas em vir cá de férias. Mas, obediente, foi o que fez… Liquidou os seus negócios no Brasil e mudou-se, cumprindo aquilo que Batuíra lhe tinha pedido. A nossa Casa foi fundada em 1997: Grupo Espírita Batuíra – Portugal em Algés, Lisboa.

Spartaco Ghilardi desencarnou em outubro de 2004. Nos trabalhos mediúnicos do GEB-Portugal, em Algés, a médium psicofônica Maria Aldina Seco Carvalho - que é uma médium de total credibilidade para nós – tem recebido diversas manifestações do espírito Spartaco Ghilardi. Na habitual reunião mediúnica das 6ªs. f., no dia 20 de Novembro de 2015, Spartaco comunicou-se pela psicofonia da médium D. Aldina tendo afirmado textualmente que “Chico tinha sido Kardec.”

Esta mensagem foi ouvida por Orlando Carvalho, Margarida Xavier, Maria Beatriz Bilé, Nadia Pio, Michelie Peste, Ana Soeiro e Maria do Rosário Jordão. É claro que para nós, isso não foi novidade, pois sempre tivemos a certeza absoluta de que ambos eram a mesma individualidade.

Relato de Maria do Rosário Abranches Jordão em 13 de maio de 2016 Trabalhadora do GEB – Portugal Waldo Vieira, Spartaco Ghilardi e Chico Xavier (Uberaba, anos 60)

 

Waldo Vieira, Spartaco Ghilardi e Chico Xavier (Uberaba, anos 60)

 Fotos do acervo do Sr. Orlando e D, Aldina, GEB - Portugal e do Memorial Spartaco Guilhardi, em Perdizes, São Paulo

 
Anexos: http://geb.org.br

 

  http://geb.org.br/quem-somos/historia/batuira

  Biografias de Spartaco e Zita Ghilardi

 

 http://geb.org.br/quem-somos/historia/spartaco

 

http://geb.org.br/quem-somos/historia/zita

 

 http://geb-portugal.org/


 









Enviado por Geraldo Lemos Neto / Vinha de Luz Editora - Nuno Emanuel / SP (Artigo postado ipsis verbis) - Via Facebook
14/05/2016
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31