Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Policarpo de Esmirna - Reencarnação de Manuel Quintão (ex-presidente da FEB - 142º aniversário da sua encarnação)






Em “O Espírita Mineiro”, nº 172, maio/julho de 1977, perguntam: - Chico, a que espírita do Brasil devemos o lançamento do seu primeiro livro mediúnico?

“Tivemos em Manoel Quintão, o nosso inesquecível amigo da Federação Espírita Brasileira, o apoio decisivo para o lançamento de “Parnaso de Além Túmulo”, o primeiro livro de minhas modestas faculdades mediúnicas, em 1932. Desde o início de minhas atividades na seara espírita, encontrei nele um orientador, cuja dedicação não posso esquecer. De uma bondade infatigável, de uma paciência sem limites para comigo, Manoel Quintão foi para mim, desde o nosso primeiro contato, um mentor amigo e um guia paternal, que vive constantemente em meu culto pessoal de carinho e gratidão” (“Chico Xavier - Mandato de amor” – cap. Manoel Justiniano Quintão, um amigo).

Na apresentação de “Chico Xavier: O Primeiro Livro” Geraldo Lemos Neto diz-nos: “(…) Sabemos de Chico Xavier que em breve tempo aquelas belíssimas produções poéticas chamaram a atenção de dedicado servidor da Federação Espírita Brasileira (FEB), na época seu vice-presidente, o Sr. Manuel Quintão. Profunda amizade uniu o jovem médium de Pedro Leopoldo ao eminente espírita do Rio de Janeiro, reatando, então, os laços de afeto de vidas passadas (...)

Digno de nota é o fato de Chico Xavier revelar ao seu sobrinho-neto, Sérgio Luiz, que Manuel Quintão fora, em vidas passadas, o discípulo de João Evangelista e de Ignácio de Antioquia na cidade de Esmirna, na província romana da Ásia, ocasião em que envergou a personalidade de Policarpo de Esmirna. O próprio Manuel Quintão fora informado pelo Chico dessa revelação espiritual e em um de seus últimos artigos doutrinários escreveu para concluir: “Policarpiando…”

Temos conosco, por especial obséquio do sobrinho-neto de Chico Xavier, Sérgio Luiz Ferreira Gonçalves, os originais das belíssimas cartas que Manuel Quintão escreveu a Chico naqueles primeiros tempos. Delas destacamos alguns interessantes trechos, que ilustram o apoio e o esclarecimento que o jovem Chico teve de Manuel Quintão (...)” Que laços passados uniam estes discípulos do Cristo?...Recordemos que a obra de Chico demonstra que Kardec (Chico Xavier) é João Evangelista, "o discípulo amado do Cristo"

Haroldo Dias em suas prelecções evangélicas, relembra que o escravo Nestório (reencarnação de Emmanuel descrita em “50 anos depois”), quando criança ouviu a pregação do Evangelho pela boca de João Evangelista e teve como mentor o grande Policarpo de Esmirna, que substituiu João após o seu desencarne. Aqui terá começado o compromisso conjunto com o Cristianismo dos espíritos de Emmanuel e João Evangelista, que se prolonga até aos nossos dias…

Recordemos a conversa de Geraldo Lemos Neto em Uberaba com Chico Xavier. Falando sobre a volta de Emmanuel, Chico confidenciou-lhe: "Geraldinho, o nosso compromisso, meu e de Emmanuel, com o Espiritismo na face da Terra tem a duração de três séculos, e só terminará no final do século XXI ."

(Artigo postado ipsis verbis)






Enviado por Geraldo Lemos Neto | Nuno Emanuel | Via Facebook | Imagem in: http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/efemeride-manuel-quintao/
28/05/2016
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31