Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

A opinião de Chico Xavier sobre o aborto




Estuda-se no Brasil uma forma de legalização do aborto. Qual sua opinião?
 
Chico Xavier: O aborto é sempre lamentável, porque se já estamos na Terra com elementos anticoncepcionais de aplicação suave, compreensível e humanitária, por que é que havemos de criar a matança de crianças indefesas, com absoluta impunidade, entre as paredes de nossas casas? Isso é um delito muito grave perante a Providência Divina, porque a vida não nos pertence e, sim, ao poder divino. Se as criaturas têm necessidade do relacionamento sexual para revitalização de suas próprias forças, o que achamos muito justo, seria melhor se fizessem sem alarme ou sem lesão espiritual ou psicológica para ninguém. Se o anticoncepcional veio favorecer essa movimentação das criaturas, por que vamos legalizar ou estimular o aborto? Por outro lado, podemos analisar que se nossas mães tivessem esse propósito de criar uma lei do aborto no século passado, ou no princípio e meados deste século, nós não estaríamos aqui.

***

Transcrito do livro Chico Xavier - Mandato de amor, editado pela União Espírita Mineira - Belo Horizonte, Minas Gerais.
 
Na China, já está sendo utilizado um medicamento que provoca o aborto, quando ingerido, nas primeiras semanas, sem necessidade de intervenção cirúrgica. O que você pensa disso?
 
Chico Xavier: Sempre que faço qualquer referência ao aborto, lembro-me da utilidade do anticoncepcional como elemento de socorro às necessidades do casal. As duas criaturas querem a união, mas não estão em condições de realizarem esse ideal, nesse caso, a anticoncepção viria em seu auxílio. Se minha mãe, quando me esperava, repleta de doenças, quisesse me expulsar, não sei o que seria de mim. Se há o anticoncepcional, por que teremos de promover a morte de criaturas nascituras ou em formação? Com uma terra tão imensa para ser lavrada e aproveitada, é impossível aplaudir o aborto. Somente podemos entender o aborto terapêutico quando a vida materna está ameaçada. Lembro-me de minha mãe, sofrendo por minha causa, e não posso aplaudir.

***

Entrevista concedida ao Dr. Rossi, no Centro Espírita União, em São Paulo, SP, durante o XIV Encontro da Boa Vontade, na noite de 05/10/1988. Transcrito da Folha Espírita, São Paulo, novembro de 1988.
 
Luciano do Vale - O aborto, Chico, é uma questão que merece o seu esclarecimento. Eu gostaria muito, mas muito de ouvir.
 
Chico Xavier: Um crime que é cometido, entre as quatro paredes de uma casa, com absoluta impunidade, e com absoluta impossibilidade da vítima para se defender. O aborto é uma falta grave.
 
 



Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Vera Lucia Filgueira
09/08/2016
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31