Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Psicografia de Chico Xavier é analisada por inteligência artificial




Um dos médiuns mais famosos do mundo, Francisco Cândido Xavier foi responsável por mais de 400 livros escritos. Segundo suas crenças, as obras foram ditadas por espíritos, por isso nunca considerou as narrativas como sendo de sua autoria. Falecido há 15 anos, Chico Xavier continua sendo um verdadeiro mistério para os céticos, e por isso uma empresa brasileira iniciou uma pesquisa de análise de seus livros utilizando inteligência artificial. Como seus livros, segundo o médium, foram escritos por autores diferentes, a ideia da investigação foi descobrir se cada autor tem um estilo de escrita própria e se eles apresentam diferenças suficientes entre si. A Stilingue trabalha com análise de textos utilizando algoritmos que, utilizando dados, são capazes de aprender a criar relações entre textos diferentes.

Essa mesma técnica foi utilizada para recriar as obras de Shakespeare. Depois de analisar inúmeros caracteres do autor, o computador se tornou inteligente o suficiente para imitar o estilo do dramaturgo. Já para a análise de Chico Xavier, foram estudados três autores psicografados: Emmanuel, André Luiz e Humberto de Campos. Como é necessário unir enormes quantidades de dados para a análise, a rede neural artificial foi alimentada com três livros de cada autor. “No caso de Humberto de Campos, sentimos um pouco de falta de mais material. Ele é um autor mais desafiador porque escrevia diferentes tipos de textos”, revelou Milton Stiilpen Jr, fundador da Stilingue. De qualquer forma, a máquina foi capaz de imitar todos os autores de forma surpreendente, reproduzindo o estilo de cada um deles.  

Clique aqui para continuar lendo.


 





Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | In: https://canaltech.com.br/noticia/curiosidades/psicografia-de-chico-xavier-e-analisada-por-inteligencia-artificial-96470/
05/07/2017
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31