Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Chico Xavier reconhece que é Kardec a presidente da Federação Espírita Portuguesa



fds31

 

Testemunho em vídeo e por escrito de João Xavier de Almeida, presidente da Federação Espírita Portuguesa na década de 1990-2000

 

IDENTIDADE ESPIRITUAL DE CHICO XAVIER

Na minha profunda convicção, Francisco Cândido Xavier e Allan Kardec são uma só entidade espiritual em duas figuras históricas admiráveis, com vida e obra de altíssima relevância. Não meramente duas vidas humanas, distintas no espaço-tempo e nos detalhes de cada uma; porém duas vidas muito ricas de sentido, dum obreiro providencial na Estratégia Divina de evolução terrestre, consagrado SERVIDOR DE CRISTO junto à Humanidade. Impossível ignorar a grandiosidade desse serviço, prestado em duas existências interligadas para o grande objetivo dum salto qualitativo evolucionário, que dividiu a historiografia espírita em antes e depois de Kardec, e ainda a subdividiu nitidamente: antes de Chico Xavier, depois de Chico Xavier.

 

É uma convicção serena, sem paixão nem calor polémico, e contra ninguém. Respeito a opinião “Chico não é Kardec”, defendida por algumas pessoas que muito prezo e estimo. Mas no legítimo debate da questão (o qual só interessa desapaixonado), choca-me o tom de desapreço pela singular estatura humana e espiritual do nobre apóstolo mineiro; e também o ilogismo de se ver pusilanimidade, na grandeza da sua proverbial humildade.

 

Dá-me paz a convicção de Chico e Kardec realizarem dois grandes personagens, vividos por um mesmo ser. Se, apesar de tudo, isso um dia se evidenciasse irreal, não seria problema; restava-me sempre, como dever sagrado, reconhecer honestamente a Verdade.

 

Entretanto, um facto recente robustece-me a convicção (e responsabilidade inerente): descobri em Gaia, no sótão duma residência de família, o conhecido livro “Kardec Prossegue”, de Adelino da Silveira. O autor, prezado amigo meu, enviara-mo em 1992 pelo correio; guardei-o distraidamente sem o abrir, dado possuir então um exemplar já lido e relido da mesma obra. Agora, volvido um quarto de século, ao procurar documentos pessoais vi o referido livro; abrindo-o, reparei na caligrafia inconfundível de Chico, em afetuosa dedicatória datada de 14/3/92, para mim e minha esposa. Gratíssimo ao venerando médium por nos contemplar com a jóia afetiva do seu autógrafo (que também apôs noutros exemplares oferecidos, da mesma obra) sinto como dever de cidadania documentar e partilhar o achado precioso. Óbvio que a significativa dedicatória carrega implicitamente um sim tranquilo, categórico, do insuspeito e humílimo Chico, à tese  exposta no livro: a sua identificação espiritual como Allan Kardec.

 

Vila Nova de Gaia, Portugal, 17 de junho de 2017.
João Xavier de Almeida

 

Chico Xavier dedica "Kardec prossegue" a João Xavier, ex-presidente da Federação Espírita Portuguesa

10ª dedicatória de Chico Xavier no 1º livro que subscreveu a tese da sua reencarnação como Allan Kardec 


 

O caráter de Chico Xavier e sua identidade espiritual - João Xavier de Almeida 




Enviado por Geraldo Lemos Neto - Vinha de Luz Editora - Nuno Emanuel - Portal Despertar
20/11/2017
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31