Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Vozes infantis e muita emoção para Chico Xavier



11ª edição do Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier, em Sete Lagoas, MG, inova com programação para as crianças – os amiguinhos de Chico – e vasta atividade de palestras,
lançamentos literários e audiovisuais, música e peça teatral, entre outras atrações. Ertúzio Calazans emociona com prece de abertura

A expressão inocente e radiante das crianças espíritas deu o tom do 11º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra, promovido de 28 a 30 de setembro, na cidade de Sete Lagoas, em MG, pelo movimento espírita local, com apoio de várias instituições representativas do movimento espírita. Pela primeira vez, o evento promoveu, simultaneamente, o 1º Encontro Nacional dos Amiguinhos de Chico Xavier, reunindo em torno de 60 crianças e possibilitando maior participação dos pais, enquanto os pequenos integravam atividades educacionais e de evangelização. 

O encontro ocorreu no espaço de eventos “Mercado San Pietro”, em Sete Lagoas, e pelo décimo primeiro ano reuniu amigos de Chico Xavier de várias partes do Brasil. No encerramento, as crianças apresentaram um pequeno coral. Já os adolescentes reproduziram os livros de Chico em formato de “caixas” e literalmente “vestiram a obra” do médium como se fossem camisas. Livros da vasta lavra mediúnica de Chico, além de Allan Kardec e biográficos, foram expostos e vendidos ao grande público.

No palco, emoção, saudade, palestras, teatro e musicais. Sérgio e Marlene, de Uberaba, com suas composições apreciadas, marcaram presença, assim como a soprano Melina Peixoto, junto da pianista Islei Corrêa. A prece de abertura, tocante e emocionada, por Ertúzio Calazans, um dos veteranos do movimento espírita em Sete Lagoas, já dava o tom da emoção – e a sensação de que Chico estava mais perto dos participantes do que estes imaginavam. 

O encontro trouxe ainda a peça teatral “Ave, Cristo, Resplandeça Vossa Luz”, do Grupo Emmanuel; o cantor Juliano Calazans, com “Chico Simplicidade”, e o Coral Vozes e Harmonia. Juliano Pozatti apresentou o documentário “Recordando Chico”, em fase de produção. 

“Sete Lagoas tem uma significação especial na vida de Chico Xavier”, destacou Jhon Harley Marques, presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, de Pedro Lepoldo, MG. “Nesta cidade, D. Carmen Perácio foi curada da obsessão espiritual no Centro Espírita Bittencourt Sampaio, e fortaleceu-se para, mais tarde, junto do esposo Hermínio, levar a Chico Xavier os primeiros livros de Allan Kardec”, detalhou. 

O representante dos anfitriões e coordenador foi Rafael Lavarini, que expressou seu júbilo pelo congraçamento dos espíritas. Rafael palestrou sobre o tema “Jesus e o Precursor”, no sábado, mesmo dia em que Marco Paulo Denucci Di Spirito falou sobre sua pesquisa e seu livro “Apocalipse segundo o Espiritismo”. 

No domingo, palestras e estudos marcantes – Geraldinho Lemos Neto, da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, MG, também abordou tematicamente o Apocalipse, mas dessa vez trazendo as falas e advertências de Chico Xavier sobre os chamados “Sinais dos tempos”. Wanderlei Reis, de Sete Lagoas, e Juvan Neto, de Barra Velha, SC, abordaram, respectivamente, os temas “Reconcilia-te” e “O Pai Nosso na Visão de Emmanuel”. Fábio Meireles, do Grupo Espírita da Fé, de Niterói, RJ,, trouxe o tema “Muitos os Chamados e Poucos os Escolhidos”. 

O lançamento literário “Allan Kardec – Chico Xavier, Identidade e Missão” foi apresentado pelo seu autor, o ator Fernando Peron, de São Paulo, que assina a obra juntamente de Carlos Baccelli. E foi o querido médium Baccelli que encerrou o encontro com a tocante palestra “O Evangelho e Chico Xavier”. O médium de Uberaba, MG, aproveitou para alertar, como sempre faz, sobre os congressos e eventos pagos que se proliferam pelo país, contrariando a gratuidade proposta pelo codificador Allan Kardec e reforçada por Chico Xavier – “não mercadejar as coisas do Evangelho”, frisou Baccelli. 

“Ficamos muito felizes por, novamente, promover um evento de porte, não para divinizar Chico, mas para estudar sua obra, e principalmente por ser mais uma edição totalmente gratuita para seus participantes, provando que é possível fazer sem cobrar”, observou Geraldinho. Já Lavarini, emocionado, frisou: “Foi um dos encontros de Chico onde mais se falou não só de Chico, mas, sobretudo, de Jesus. Esse o nosso intento”, finalizou.

A 12ª edição, em 2019, será realizada em Jundiaí, São Paulo.

Juvan Souza Neto, de Santa Catarina, um dos palestrantes


























(Fotos: Raul Tosta - TV Mundo Maior)


Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Juvan Souza Neto | SC | Fotos: Raul Tosta (TV Mundo Maior)
03/10/2018
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31