Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

6º artigo de Martins Peralva: “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”



Artigo.O Jornal da Cidade BH preparou lançamentos, periódicos, de artigos do escritor, expositor e articulista José Martins Peralva Sobrinho, ou simplesmente Martins Peralva, como era conhecido. Ele, que foi um dos grandes representantes do movimento espírita no Brasil, escreveu os seguintes livros: “Estudando a mediunidade”, “Estudando o Evangelho”, “O Pensamento de Emmanuel”, “Mediunidade e evolução”, editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB), e “Mensageiros do bem”, editado pela UEM.

Os artigos que publicados no JCBH, fazem parte do livro “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”. Trata-se uma coletânea de textos disponibilizados nos jornais “O Luzeiro”, periódico de sua terra natal, Sergipe, “Síntese” e “Estado de Minas”, ambos de Minas Gerais, e na revista “Reformador” da FEB. Geraldo Lemos Neto, responsável pelo Vinha de Luz — Serviço Editorial, foi quem coletou o material com a família Peralva, para que a comunidade espírita tivesse a oportunidade de conhecer mais de perto Martins Peralva.

Na seara

Maio | 1946

“Nem todos que dizem ‘Senhor! Senhor!’ entrarão no reino dos céus”. Grande e irretorquível verdade, como o foi tudo quanto disse o Mestre dos mestres, na sua sublime e apostolar missão neste planeta de expiação e provas. Jesus, na sua humildade e perfeição grandiosas, demonstrou, nessas sábias palavras — palavras que jamais passarão, porque procederam do Pai através do Filho amado — que a humanidade não deve nem pode mentir ao seu Criador. Os homens podem ser enganados e o são a todo instante. Porém, a Suprema Inteligência, o Foco Irradiante do Infinito, este jamais poderá ser ludibriado pela má-fé e hipocrisia dos homens.

Jesus, quando pronunciou essas palavras, teve como intuito dirigir-se aos escribas e fariseus hipócritas de todos os tempos, que somente deixarão de existir na face da Terra quando o planeta atingir um grau elevado de adiantamento e transmudar-se de planeta de expiação e provas para PLANETA DE REGENERAÇÃO. Ele quis se referir aos homens que, ainda hoje, saem dos templos de oração — sejam espíritas, católicos, protestantes, budistas, maometanos ou ortodoxos — e ainda bem não percorreram dez ou vinte metros na via pública esquecem aquilo que, com tão fingida unção, pregaram ou ouviram. Ele se refere àqueles que pregam a caridade, mas deixam na via pública, morrendo de fome, o irmão que cumpre uma prova dolorosa, resultante de seus erros num passado que o véu da matéria obumbra e oculta. É o velho ajuste de contas, o resgate inevitável do mau uso do livre-arbítrio em existências anteriores.

Jesus, com a sua sabedoria e presciência divinas, quando pronunciou essas palavras, há quase dois mil anos, que representam mais do que um libelo contra os que procuram mentir ao Pai de Infinita Bondade, quis se referir à humanidade que tem sempre o nome de Deus e palavras ungidas nos lábios, mas o coração continua endurecido, insensível ao sofrimento do seu semelhante. Ele quis se referir aos que balbuciam preces decoradas nos templos de quaisquer seitas ou religiões, mas, na verdade, têm o coração voltado para os gozos materiais, as preocupações mundanas.

Tornemo-nos, portanto, merecedores das graças do Pai através de um trabalho sincero e perseverante em benefício dos que sofrem, dos que carpem nesta existência o fruto dos seus erros, auxiliando-os a transportar as algemas  que tanto os afligem e, mediante boas obras, consubstanciadas no amor ao próximo e fidelidade à doutrina cristã, procuremos evitar que jamais possa se adaptar à nossa consciência esta expressão do Mestre: “Nem todos que dizem ‘Senhor! Senhor!’ entrarão no reino dos céus”.

___________________

Fonte: PERALVA SOBRINHO, José Martins; PERALVA, Basílio (Org.). Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito. Belo Horizonte: Vinha de Luz Editora, 2009. p. 39-40. O Luzeiro, maio de 1946. p. 1. Coluna “Na seara”.

Nota da Editora: coluna de Martins Peralva, cujo título era “Na seara”. Segundo os originais fornecidos pela família Peralva, o jornal O Luzeiro trazia em seu cabeçalho os seguintes dados de publicação — Órgão para difusão da Doutrina Espírita. Religião, Filosofia, Ciência. Aracaju, Sergipe. Diretores: Martins Peralva, Deusdedit Fontes. Gerente: Wilson Wynne da Mota. Em seu frontispício, trazia, ainda, a trilogia kardequiana “Trabalho, solidariedade, tolerância”.

Leia todos os artigos “Na Seara” de Martins Peralva publicados no JCBH 






https://www.jornaldacidadebh.com.br/velocidade/6o-artigo-de-martins-peralva-evangelho-puro-puro-evangelho-na-direcao-do-infinito/
11/11/2019
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31