Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

10º artigo de Martins Peralva: “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”


Artigo. O Jornal da Cidade BH preparou lançamentos, periódicos, de artigos do escritor, expositor e articulista José Martins Peralva Sobrinho, ou simplesmente Martins Peralva, como era conhecido. Ele, que foi um dos grandes representantes do movimento espírita no Brasil, escreveu os seguintes livros: “Estudando a mediunidade”, “Estudando o Evangelho”, “O Pensamento de Emmanuel”, “Mediunidade e evolução”, editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB), e “Mensageiros do bem”, editado pela UEM.

Os artigos que publicados no JCBH, fazem parte do livro “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”. Trata-se uma coletânea de textos disponibilizados nos jornais “O Luzeiro”, periódico de sua terra natal, Sergipe, “Síntese” e “Estado de Minas”, ambos de Minas Gerais, e na revista “Reformador” da FEB. Geraldo Lemos Neto, responsável pelo Vinha de Luz — Serviço Editorial, foi quem coletou o material com a família Peralva, para que a comunidade espírita tivesse a oportunidade de conhecer mais de perto Martins Peralva.

Comentando o Evangelho IV

31 | janeiro | 1957

“Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir.” — Lucas, 15: 1

Indivíduos de todos os tipos evolutivos se concentravam em torno de Jesus para ouvir-lhe os ensinamentos cheios de beleza e sabedoria. Desde os publicanos, geralmente interessados no ganho fácil, até mulheres desviadas da senda de elevação. Essa particularidade deve fortalecer as nossas convicções de que o Cristianismo não é doutrina destinada a pequenos grupos, ou pessoas, que seleciona aqueles que lhe buscam a divina Fonte, desejosos de saciarem a milenária sede de amor e conhecimento.

Efetivamente, seria absurdo crer-se que o Mestre, em cujas mãos misericordiosas foi estruturada a casa terrestre, abandonasse o seu trono de luz, as alturas infinitas, para trazer ao mundo o seu verbo de sabedoria condicionado a um critério de limitações incompatível com a grandeza de sua missão.

Iniciado na Palestina, com apenas doze apóstolos, o Cristianismo foi a pequenina semente lançada no solo do coração humano, porém destinada a converter-se em frondosa árvore, capaz de oferecer repouso e proteção à humanidade inteira. Sob os seus galhos generosos reunir-se-ão, no futuro, continentes, nações e povos de todas as raças, reafirmando, assim, o sentido de eternidade das palavras de Jesus, quando preconiza o comando espiritual da Terra nas mãos compassivas de “um só Pastor”.

A família humana, integrada no Evangelho, será, indiscutivelmente, um só rebanho conduzido, com segurança, pelo Pastor amoroso e sábio. É por isso que se “aproximavam de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir”, segundo o informe do Evangelho.

A família tem crescido muito, com o tempo. E crescerá mais ainda. Homens de negócios, intelectuais, cientistas, operários, homens e mulheres de todos os tipos sociais, crianças e velhos se agrupam em torno da Boa Nova, dela recebendo consolo para o coração e luz para a inteligência.

À sombra generosa da árvore do Cristianismo, os ódios se dissipam, os ressentimentos se diluem, os antagonismos desaparecem, os caprichos se apagam…

Jesus é o divino confraternizador e o Evangelho, o sublime poema da união e da amizade de todos os tempos. Ao influxo abençoado da Boa Nova — tesouro de humanismo e ternura — os semblantes se transformam, as sombras recuam, a claridade se faz, o desalento foge, a esperança renasce…

Refletindo sobre a bondade de Jesus para com todos, compreenderemos, melhor, o motivo por que se aproximavam do divino Amigo “todos os pecadores e publicanos”…

___________________

Fonte: PERALVA SOBRINHO, José Martins; PERALVA, Basílio (Org.). Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito. Belo Horizonte: Vinha de Luz Editora, 2009. p. 51-52.

Nota da Editora: Jornal Síntese, 31 de janeiro de 1957. Coluna de Martins Peralva, “Comentando o Evangelho”. O jornal Síntese era um quinzenário mineiro, sediado em Belo Horizonte, e tinha como diretor o Sr. Noraldino de Mello Castro, secretário Sr. Henrique Rodrigues, redator Rubens C. Romanelli e gerente Virgílio P. Almeida.

Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | In: https://www.jornaldacidadebh.com.br/sociedade/10o-artigo-de-martins-peralva-evangelho-puro-puro-evangelho-na-direcao-do-infinito/
27/12/2019
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31