Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Apocalipse 8 - As quatro trombetas


Amigos do Portal Saber Espiritismo,

Seguem anotações em torno do capítulo 8 do Apocalipse de João.

Alguns esclarecimentos introdutórios são necessários.

O texto encontra-se sob elaboração para obra que apresentará comentários detidos ao Apocalipse à luz do Espiritismo. Portanto, algumas remissões ora efetuadas dependem do conjunto do livro, embora muitos pontos possam ser compreendidos por meio de outros textos que publicamos sobre o mesmo tema e que podem ser acessados pelos links ao final.

Reputamos importante esclarecer os fundamentos de conquistas recentes no tocante à compreensão da grande revelação e sua mensagem.

Assim, devemos destacar os contributos da obra de Wallace S. Oliveira, intitulada "O Sermão Profético de Jesus – uma visão espírita do final dos tempos", que já se encontra em segunda edição reformulada e ampliada. Cuida-se de leitura obrigatória para o tema, que auxilia no entendimento de muitos pontos centrais. Cite-se como exemplo relevante para o texto abaixo os elementos que, segundo muito bem explicado pelo autor, apontam para o advento do Espiritismo. Refere-se especificamente aos simbólicos relâmpagos, vozes e trovões, que representam os fenômenos de comunicação dos espíritos. Por meio dessa preciosa chave interpretativa é possível compreender que todas as séries do Apocalipse desembocam na missão do Espiritismo sobre a terra. Com efeito, a renovação promovida no campo do conhecimento espiritual está, por meio de tais símbolos, pressuposta no sétimo selo (Ap 8:5), na sétima trombeta (Ap 11:19) e na sétima taça (Ap 16:18), cada um destes representando o último "elo", bem como o ápice da respectiva série. O mesmo se diga com relação a três séries coadjuvantes: a dos cavaleiros/cavalos, a dos "ais" e a do livro que se desdobra para o livrinho. Na série dos quatro cavaleiros/cavalos, o cavalo branco indica o elemento-ápice que também ilustra o Espiritismo e sua missão. Cuida-se da única série invertida, em que o "elo" culminante aparece em primeiro lugar. O motivo dessa inversão justifica-se por questões de organização dos núcleos semânticos, que precisaram ser dispostos dessa maneira para proporcionar a correspondência das passagens na forma do espelhamento quiástico. Esse particular será explicado em outro texto. Na série dos três "ais", o último se entrelaça com a sétima trombeta e indica a atuação do Espiritismo para renovação da cultura espiritual (Ap 11:14-18). Na sequência do livro (Ap 5:1-5) que se desdobra até resultar no denominado livrinho (Ap 10:1, 8-11), percebe-se que este último foi antevisto enquanto veículo que conduziria as revelações espirituais a um outro patamar (Ap 10:7), instaurando-se um novo momento na relação entre os homens e a mediunidade incessante (Ap 10:11). Ao cabo de todas as séries do Apocalipse percebe-se a mensagem caminhando para a culminância da missão do Espiritismo no planeta. Note-se bem: não basta apenas entender que o Espiritismo é essencial para a leitura do Apocalipse; ele constitui mesmo um dos objetos centrais da revelação.

Continue lendo, clicando aqui.






Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Portal Saber Espiritismo | In: https://www.saberespiritismo.com/2020/02/apocalipse-8-as-quatro-primeiras.html | Postado "ipsis verbis"
07/02/2020
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31