Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

15º artigo de Martins Peralva: “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”


Artigo. O Jornal da Cidade BH preparou lançamentos, periódicos, de artigos do escritor, expositor e articulista José Martins Peralva Sobrinho, ou simplesmente Martins Peralva, como era conhecido. Ele, que foi um dos grandes representantes do movimento espírita no Brasil, escreveu os seguintes livros: “Estudando a mediunidade”, “Estudando o Evangelho”, “O Pensamento de Emmanuel”, “Mediunidade e evolução”, editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB), e “Mensageiros do bem”, editado pela UEM.

Os artigos que publicados no JCBH, fazem parte do livro “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”. Trata-se uma coletânea de textos disponibilizados nos jornais “O Luzeiro”, periódico de sua terra natal, Sergipe, “Síntese” e “Estado de Minas”, ambos de Minas Gerais, e na revista “Reformador” da FEB. Geraldo Lemos Neto, responsável pelo Vinha de Luz — Serviço Editorial, foi quem coletou o material com a família Peralva, para que a comunidade espírita tivesse a oportunidade de conhecer mais de perto Martins Peralva.

Coluna evangélica

“E aconteceu que, num daqueles dias,
entrou num barco com seus discípulos e disse-lhes:
‘Passemos para a outra banda do lago’.
E partiram.” — Do Evangelho

A trajetória evolutiva do espírito humano pode ser dividida em três fases principais, distintas e singulares, a saber:

a) sem Jesus,
b) acompanhando a Jesus,
c) plenitude com Jesus.

A primeira delas simboliza o tempo em que, inteiramente dominados pelos interesses mundanos, vivemos alheios a qualquer programa de edificação cristã. Vivemos apenas para comer, dormir, procriar e trabalhar, visando ao enriquecimento material. A esse tipo de vida chamaríamos de “vida sem Jesus”.

A segunda fase seria, assim, a fase evolutiva intermediária, em que ouvimos e atendemos ao chamado do Cristo, a fim de, com ele embarcados, empreendermos a travessia perigosa e decisiva, além da qual se encontra a vida triunfante.

Por fim, como etapa de luz, estaria a fase de “vida e união plena com Jesus”, o porto de chegada.

A primeira fase se caracteriza por uma paz envolvente e mentirosa, vivendo o homem sem outras aspirações senão as de ordem inferior. E se julga muito feliz! A segunda, em que procuramos acompanhar as pegadas do Mestre, é turbilhonante e aflitiva, como se deduz do próprio episódio evangélico, em que os discípulos, receosos da tempestade, temem pela vida, pelo destino da barca, e pedem socorro ao divino Mestre. O momento de transição é, de fato, difícil: pede coragem, renúncia e perseverança. Podemos dizer que a segunda fase, representativa da luta entre o bem e o mal, entre a luz e a treva, entre o vício cristalizado e o anseio de elevação — (…) exige, do combatente de boa vontade, vigorosa fé e excepcional confiança no sublime Condutor.

Os fortes triunfarão sobre si mesmos, isso não há dúvida. Os fracos recuarão, desanimados, ante as dificuldades e reações da mente ainda afeiçoada ao programa do menor esforço, adiando, assim, para amanhã, a realização que deveria pertencer ao dia de hoje.

Luta e sofrimento constituem o clima de quem vive a segunda fase, embarcado com Jesus e com ele partindo na direção do Infinito. Sofrimento e luta que, vividos na doce companhia do Mestre, com bom ânimo e decisão, assegurar-nos-á vitorioso ingresso nos campos amenos da terceira fase, onde, sob as bênçãos do amor e da sabedoria, cada um de nós entoará a canção da vitória sobre si mesmo, o triunfo sobre as próprias imperfeições. Tal vitória ocorrerá quando, superando a ventania e a tempestade, o temor e a indolência, passarmos com Jesus para a “outra banda do lago”.




___________________

Fonte: PERALVA SOBRINHO, José Martins; PERALVA, Basílio (Org.). Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito. Belo Horizonte: Vinha de Luz Editora, 2009. p. 61-62.

Nota da Editora: Jornal Síntese, [s.d.t.]. Coluna de Martins Peralva, “Coluna evangélica”. O jornal Síntese era um quinzenário mineiro, sediado em Belo Horizonte, e tinha como diretor o Sr. Noraldino de Mello Castro, secretário Sr. Henrique Rodrigues, redator Rubens C. Romanelli e gerente Virgílio P. Almeida.


Leia todos os artigos de Martins Peralva publicados no JCBH 








Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | In: https://www.jornaldacidadebh.com.br/sociedade/15o-artigo-de-martins-peralva/
16/03/2020
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31