Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Entrevista de Chico Xavier para Hebe Camargo no Natal de 1987



1 - Em toda sua vida não fez outra coisa a não ser ajudar o próximo e incitar o bem, nunca houve um momento em sua vida que pensou: estou cansado, vou parar, não quero mais me preocupar com meu semelhante?
R: eu devo dizer que não me sinto na condição de dizer que fiz ou faço o bem. Em toda minha vida procurei sempre cumprir com meu dever diante da comunidade e da minha própria consciência, então, tenho muita tranquilidade na minha vida interior.


2 - Quais as transformações no mundo desde o nascimento de Jesus?
R: Os espíritos explicam que as transformações da Terra desde o tempo de Jesus são gradativas, elas (as transformações) ainda não se completaram, porque o mundo precisava se estabelecer para sua própria felicidade, muitas revelações que eram difíceis, e a lei de Deus não permite violência. Então essas transformações vem sendo efetuadas de tempos em tempos, de época para época. Essas transformações que nós vemos toda melhoria espiritual na humanidade decorre do tempo de Jesus para cá. Os hospitais, as penitenciárias, os processos de trabalho, os relacionamentos das pessoas umas com as outras. A felicidade na vida doméstica, então, todas essas transformações nós devemos a Jesus. Com quanto muitas vezes, quando estamos nos hábitos de inteligência não queiramos reconhecer, mas, as transformações do tempo de Jesus até hoje são imensas, mas exigiriam muito tempo pra serem minuciadas.


3 - Você é o contato na Terra direto com Jesus?
R: Eu não posso ter a presunção de um laço tão íntimo assim com o Nosso Senhor Jesus Cristo, eu tenho a fé que o cristão procura e deve cultivar Naquele que realmente é a Luz dos nossos caminhos. Logo depois do nascimento de Jesus, existiu uma figura que sempre me impressionou muito, ela é descrita em Lucas 2-25, a figura de Simão que viveu mais de 80 anos esperando Jesus, quando ele soube que uma criança tinha sido levada ao templo para ser registrada, ele então foi ao templo verificar e quando ele contemplou os olhos de Jesus, ele disse: "Senhor, agora despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra, porque meus olhos viram a salvação". Que passou para a vida espiritual logo depois de fixar os olhos de Jesus. Jesus recém-nascido, então penso, como terão felizes aqueles que realmente viram os olhos de Jesus, porque por mais que eu busque no evangelho alguém que tenha realmente visto os olhos de Nosso Senhor Jesus Cristo recém-nascido, eu não encontro ninguém além do nosso grande Simão, que já numa velhice muito avançada contemplou os olhos de Jesus e disse: "Senhor, despede em paz o teu servo, porque os meus olhos já viram a salvação". Eu imagino a beleza e a luminosidade dos olhos do nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo recenato, iluminando os nossos caminhos, porque o próprio Simião na saudação que ele pronunciou, ele disse: "eis que Ele veio para alumiar os nossos caminhos". E a gente nota que todas as comunidades, todos grupos sociais que se afastam de Jesus, eles entram numa certa perturbação, parece-nos que sem Jesus não temos a significação exata que deveria ter e nós perdemo-nos. Nos perdemos sem a bússola que indica-nos o caminho.


4 - E as pessoas que não acreditam em Jesus Cristo? Como existem outras religiões, como o judaísmo e outras existentes, como é, depois de tudo falado anteriormente?
R: Tenho aprendido com os amigos espirituais que o antigo testamento, é o símbolo do homem batendo as portas da providência divina pedindo uma revelação e luz para que a estrada da criatura humana seja iluminada, e que o novo testamento é a resposta da divina providência ao homem, muitas vezes desesperado, e se dando esse caminho. Os profetas significam a pergunta e Jesus a resposta. Então eles ensinam, esses amigos espirituais, que nós devemos considerar os antigos profetas como nossos antepassados autênticos, aqueles que nos deram bases para que fosse feita a genealogia de Nosso Senhor Jesus Cristo aqui na Terra, sabendo nós que Ele é considerado filho de Nossa Mãe Santíssima Maria de Nazaré da tribo de Davi, então nós devemos o maior respeito aos nossos antepassados, e no texto de Isaías no antigo testamento existem trechos que são absolutamente proféticos anunciando Aquele que viria até nós, para se sobrecarregar de nossas dificuldades, para liquida-las. Basta que se Leia o livro de Isaías para que vejamos a importância do judaísmo, e que o cristianismo é filho do judaísmo. Consequentemente, não deveremos encontrar diferença alguma, mas sim, um respeito muito grande para aqueles que sofreram e lutaram para que Jesus viesse até nós.


5 - Estamos vivendo tempos com muitas catástrofes, enchentes, secas, será que está realmente chegando o fim? Ou será um alerta pela fé da humanidade, que está abalada?
R: Muitas vezes falamos em fim do mundo, mas a verdade é que se houver um fim do mundo, esse fim do mundo se dará entre a ambição e o ódio entre os homens, mas não de uma ordem divina. Vejamos a questão dos armamentos, que a cada dia mais especializados em destruir vidas e veicular a morte de milhões de pessoas. Então, o homem não tem que indagar sobre o fim do mundo, porque qualquer transformação, mais trágica do mundo virá do homem e não da bondade de Deus. Agora, sobre os nossos tempos, vamos pensar num problema que deve ser examinado, nós tivemos guerras numerosas que ceifaram muitas vidas, e a inteligência humana refinou mais o processo de extermínio de vidas. Guerras nas quais, uma durou 100 anos, entre a França e a Inglaterra, no século XIV e XV, essas guerras não foram brincadeira, as criaturas humanas adquiriram fichas cármicas muito dolorosas, porque tudo aquilo que nós semeamos devemos colher. Então, estamos colhendo o que foi plantado desde o princípio. Agora ao combinar que não se deve endossar e nem praticar a guerra nuclear no encontro de Genebra, porque não haverá vencedores, isso já é um princípio de uma bênção do Nosso Senhor Jesus Cristo para sossegar a fúria do ódio entre as nações e atenuar os sofrimentos criados pelos homens sobre suas próprias cabeças.


6- Mas paira sobre nossas cabeças uma profecia de uma 3° guerra mundial.
R: Tudo indica que se não trabalharmos colectivamente com todos os meios ao nosso alcance para que isso seja evitado, de fato, uma nova calamidade pode ocorrer sobre nós. Agora, vamos fazer a força possível para que isso não aconteça, ou para que aconteça pelo mínimo, se é que nós não podemos estar livres de débitos tão grandes, de modo que, se nós pudermos incentivar o princípio de paz em todos lugares e em todos corações. Se nós conseguíssemos levar a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo sem separação, sem dogmas, sem qualquer ideia de hegemonia, de interpretação do ponto de vista religioso sobre o outro, se nós pudéssemos levar para frente aquela bandeira que Ele nos deu, declarando positivamente "amai-vos uns aos outros, como eu vos amei"... Ele não esperou pelo nosso amor, nem espera nosso amor, Ele nos ama e por isso, não nos abandona. Depois de toda tragédia do calvário, quando Ele volta ao convívio dos seus companheiros, Ele diz:" estarei convosco até o final dos séculos". Ele não se queixa, não se lamenta, nem acusa ninguém. Não há notícia no evangelho que Jesus tenha voltado do reino espiritual, onde Ele é a luz refletindo o próprio Deus, não consta que Ele tenha vindo reclamar contra Pedro ou Tiago. Ele não recriminou ninguém, apenas disse: "estarei convosco até o fim dos séculos".


7 - Você, Chico, sabe o que representa para nós?
R: Me sinto como um pé de grama num campo de futebol. Um cisco numa lata de cisco.


8 - Uma criança excepcional é carma da criança ou dos pais?
R: Em várias conversas com Emanuel, nosso guia em nossos trabalhos, a criança excepcional diz que em regra geral é um suicida reencarnado depois de um suicídio recente, que a pessoa pensa que aniquila, está apenas estragando ou perdendo a roupa que a providência divina permite que ela se sirva durante a existência, que é o corpo físico, a verdade é que ela em si é um corpo espiritual. Então os remanescentes do suicídio acompanham a criatura que praticou a autodestruição para a vida mais além. Lá se demora mais um tempo amparada por amigos, que toda criatura tem afeições por toda parte, mas, volta a Terra com os remanescentes que ela levou daqui mesmo após o suicídio. Se uma pessoa espatifou o crânio, se o projetil atingiu o centro da fala, ela volta muda, se atingiu o centro da visão ela volta cega, mas se atingiu determinadas regiões mais complexas do cérebro ela vem em completa idiotia. Se ela  suicidou-se em águas profundas, vem com a disposição do enfisema infantil ou da juventude. Se ela enforcou-se ela vem com a paraplegia, que de uma simples queda, porque toda criança cai, seja do colo da ama ou da própria mãe, então quando o processo de enforcamento, a vértebra que foi deslocada no enforcamento, vem mais frágil, então numa simples queda a criança é acometida a paraplegia. A esquizofrenia, por exemplo, vem do suicídio seguido do homicídio, o complexo de culpa adquire dimensões tamanhas que o quinismo do cérebro se modifica e vem a esquizofrenia. É o homicida que se fez suicida porque o complexo de culpa e o remorso é tão grande que se reflete na vida física da criatura durante algum tempo ou muito tempo.


9 - As crianças excepcionais com problemas mentais sabem quando os pais as falam com amor ou com palavras mais ásperas?
R: Sim, sabem e registram de que modo estão sendo tratadas, elas são profundamente lúcidas, na intimidade do próprio ser. A criança vem somente com aqueles que realmente tem capacidades para ama-la e ajudá-la a passar aquele transe temporário. Emanuel disse para mim: " a maternidade é um privilégio concedido por Deus a mulher, mas os filhos excepcionais são confiados as grandes mulheres, que tem capacidade de amar até o infinito.


10 - O próprio homem é que "cava" ou pode-se dizer é culpado, por todas as pestes que andam por aí, alarmando o mundo todo?
R: A um conceito que diz: "Deus socorre a criatura pela própria criatura". Então a bondade divina suscitou a inteligência humana para sanar o problema da distância com o avião, o automóvel, o motor. A misericórdia de Deus inspirou a inteligência humana, o homem venceu uma peste como a varíola, a febre amarela, a peste bulbônica e outras moléstias consideradas irreversíveis ou fatais, o homem sentiu mais necessidade de mais aproximação uns com os outros, e a bondade de Deus, através da inteligência humana nos deu o rádio, a televisão e toda tecnologia que tudo que acontece num lado do hemisfério é conhecido no outro lado em segundos, ou até mesmo em tempo real hoje em dia. Deus é amor e não se pode violar os sentimentos dos homens, porque o ódio é um sentimento dos homens, toda manifestação dolorosa de separação, de guerra, porque o ressentimento é um pedacinho da guerra, enquanto houver ressentimento, nós devemos considerar esse flagelo ao homem, não é que seria um problema, que pudesse vir um auxílio exterior para ser exterminado. Porque tudo que é perigo exterior, Deus tem suscitado, a ciência humana, os recursos para que esses perigos sejam eliminados. Tudo que causa essa dor de separação, de guerras nós somos os culpados, porque nascem do nosso sentimento. Agora as doenças, mesmo as que hoje sejam perigosas, como o AIDS, por exemplo, o câncer, a ciência humana vai descobrir pela providência de Deus, meios de cura, como vacinação e curas, como vencemos a tuberculose e a lepra.


11- Por que os jovens se entregam hoje tão facilmente aos tóxicos?
R: Os jovens se entregam aos tóxicos por uma profunda carência de amor paterno ou materno, e isso é muito sério para quem está começando a existir nesse mundo, às vezes a privação do dinheiro, de mesadas e doação de trabalho digno é que vai-se construir uma existência feliz.






Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | In: Agenda Espírita Brasil | Artigo publicado "ipsis verbis"
22/04/2020
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31