Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Espiritualidade | Textos sobre Barnabé | Acima de tudo está Deus




O JORNAL DA CIDADE BH preparou lançamentos, periódicos, com uma série de escritos sobre Barnabé, um dos primeiros trabalhadores que se agregaram integralmente à causa cristã. Confira todos os textos da coluna assinada por Carlos Malab.

Acima de tudo está Deus

Nas reuniões sobre os ensinos de Jesus, realizadas na casa cristã de Antioquia, ficava sempre naturalmente evidenciada a sua verdadeira vocação de divulgação, esclarecimento e benefício ao próximo.

Barnabé em um destes encontros, detinha-se no relato do ocorrido quando o Mestre havia sido preso em Getsêmani. Sua descrição daqueles momentos dolorosos e marcantes era feita de forma simples e clara com destaque para as promessas não cumpridas dos discípulos ao Cristo.

Enquanto falava, dirigindo-se a pequena plateia, seus olhos buscavam sempre perceber os focos de sofrimento. Era assim que ele descobria onde atuar para ajudar. Notou, uma jovem, com a fisionomia abatida e triste, assentada no meio do salão. Os seus traços físicos à remetiam a comunidade judia.

Consigo mesmo, pensou quase que automaticamente nas lutas e dores que aquela alma estava envolvida, sentiu compaixão por ela e decidiu procura-la após a exposição para entender de que forma poderia ampara-la.

Durante os comentários, surgidos ao abrir a palavra ao público, a presença de Jesus ficou muito vivida ao relembrar sua sabedoria ao afirmar:

“Vigiai e Orai para que não entreis em tentação” (1).

Barnabé centralizou novamente as atenções e reportando a sua experiência pessoal disse:

-Não sei quanto a vocês mas a minha luta é grande e constante para seguir este conselho divino.

Após uma pequena pausa continuou:

-Tenho notado que como ensinado pelo amado Mestre, não basta somente a vigilância, porque ela detecta o mal e nos dá avisos. É necessário contar também com a oração que nos liga ao mais alto. Com ela somos capazes de encontrar a paz e harmonia interior para achar a solução dos nossos problemas. Devemos lembrar que os anjos tutelares estão sempre nos auxiliando a trilhar o melhor caminho. No entanto é preciso saber ouvi-los.

Via-se nos semblantes dos presentes que o estudo fazia imenso bem a todos.

Após os comentários finais, seguidos de uma singela prece e o começar da dispersão dos participantes, Barnabé se dirigiu com presteza para falar com a senhora que lhe intrigava a mente.

Ao se aproximar notou que ela estava com os olhos marejados de lágrimas.

-Boa noite minha irmã, tudo bem com você? Como você se chama?

-Meu nome é Lídia.

-Bonito nome, porque chora tanto minha filha, o que lhe aflige?

-Irmão, sinto muita falta de minha família.

-O que aconteceu com os seus queridos?

Lídia desabou em choro, falando com tristeza e dificuldade:

-Eles morreram.

Tomou folego e continuou:

-Somos comerciantes e meu pai, minha mãe e meu irmão, estavam em viagem, acompanhando um grande carregamento, quando enfrentaram uma terrível tempestade e o barco afundou. Uma onda inesperada bateu e virou a embarcação. O único sobrevivente relatou que tudo foi incrivelmente rápido e lamentou que ao partirem o céu já prenunciava chuva, mas meu pai decidiu que deveriam seguir assim mesmo.

Interrompeu novamente a fala e com uma expressão de dor seguiu falando:

-Porque não esperaram se o tempo estava ruim? Porque não fizeram isto Irmão? Agora eles se foram e fiquei sozinha.

Com o choro contido a custo, calou-se.

-Calma minha irmã, acima de tudo está Deus. Ele nunca nos desprotege e seus anjos estão sempre velando por nós.

-Eu fiquei sozinha irmão, todos se foram, quando consigo dormir um pouco, tenho pesadelos vendo eles se afogando. Que faço agora? Não seria melhor eu morrer também? Não adianta mais viver.

-Não pense nisto, Lídia. Agora é o momento de você ter fé. Todos estamos na vida com uma missão sublime. Não podemos abandona-la. Só o Senhor sabe a nossa hora de partir para outra vida e como esta partida se dará. Você tem muitas coisas a realizar e muitas alegrias te esperam. Não se machuque. Tirar a sua vida antes do tempo só vai fazer você sofrer terrivelmente e assim você não encontrará com seu pai, sua mãe e seu irmão. A vida continua após a morte física e os problemas não se resolvem com a fuga da vida neste mundo. Sair do mundo antes que Deus a chame só agrava a sua situação lhe trazendo muita dor e não vai solucionar nada.

Lídia ouvia calada. O magnetismo do carinho e da atenção de Barnabé, refletindo um real e genuíno interesse em contribuir, a tocavam profundamente.

-Você tem parentes em Antioquia? Alguém que você goste e confie?

-Não Irmão, tenho parentes em Tiatira e em Filipos. Minha família veio de Tiatira para cá com determinação de abrir uma nova frente de comercio. Tenho aqui somente trabalhadores de confiança de nossa casa.

Barnabé calou-se, seu olhar ficou distante e meditou por breves instantes, esperando surgir uma inspiração para o caso. Não convinha a uma senhora jovem ficar sozinha na cidade, sujeita a ação de pessoas inescrupulosas. Pensava consigo mesmo como poderia aconselha-la.

Nestes breves instantes, Lídia o acompanhava visualmente cheia de expectativa, ela não havia se tornado Cristã, mas tinha muita simpatia pelos ensinos de Jesus.

Passados alguns minutos Barnabé retornou:

-Minha filha não convém que você viva aqui sozinha, sem apoio familiar. Muitas coisas no comercio podem ser difíceis de tratar sozinha. Quem sabe não estuda deslocar-se para residir em uma das cidades onde você tenha parentes mais próximos e que tenham a sua simpatia?

Lídia ficou tocada pela gentileza e amparo de Barnabé. Sim, pensou consigo, esta seria a melhor solução. Não convinha ficar mais em Antioquia.

-Irmão obrigado pelas suas palavras. Elas me tocaram o fundo do coração. Desculpe-me o meu momento de desespero. Vou seguir minha vida aguardando os designíos dos céus e decidir para onde vou. Aqui além de tudo, tenho sofrido demais pois os locais onde passo, trazem lembranças e aumentam as saudades de meus pais.

-Vá minha filha, conte conosco aqui no que precisar. Tenha sempre em mente que somos filhos de Deus e que ele não nos desampara nunca. Mesmo quando nos revoltamos ou nos afastamos, ele está ajudando em nosso progresso e felicidade.

Barnabé ficou olhando enquanto Lídia saia confiante e animada e mentalmente pediu a Jesus que a fortalecesse em seus novos caminhos.

(1) Mateus 26:41






Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | In: https://www.jornaldacidadebh.com.br/sociedade/espiritualidade-textos-sobre-barnabe-3/
29/04/2020
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31