Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

18º artigo de Martins Peralva: “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”


Artigo. O Jornal da Cidade BH preparou lançamentos, periódicos, de artigos do escritor, expositor e articulista José Martins Peralva Sobrinho, ou simplesmente Martins Peralva, como era conhecido. Ele, que foi um dos grandes representantes do movimento espírita no Brasil, escreveu os seguintes livros: “Estudando a mediunidade”, “Estudando o Evangelho”, “O Pensamento de Emmanuel”, “Mediunidade e evolução”, editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB), e “Mensageiros do bem”, editado pela UEM.

Os artigos que publicados no JCBH, fazem parte do livro “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”. Trata-se uma coletânea de textos disponibilizados nos jornais “O Luzeiro”, periódico de sua terra natal, Sergipe, “Síntese” e “Estado de Minas”, ambos de Minas Gerais, e na revista “Reformador” da FEB. Geraldo Lemos Neto, responsável pelo Vinha de Luz — Serviço Editorial, foi quem coletou o material com a família Peralva, para que a comunidade espírita tivesse a oportunidade de conhecer mais de perto Martins Peralva.

Dar-se-á mais

1956

“Ao que tem mais se dará.” — Jesus

Disse Jesus: “Ao que tem mais lhe será dado; e ao que não tem o pouco que tem lhe será tirado.”

Meditando sobre essa incisiva advertência do Senhor, somos compelidos a dar-lhe interpretação estritamente espiritual. Dizendo “Ao que tem mais lhe será dado”, quis o Senhor referir-se aos valores do espírito imortal, sem qualquer alusão às conquistas materiais. Quis esclarecer que, à medida que a criatura humana cresce em sabedoria e bondade — sabedoria espiritual e bondade construtiva —, mais receberá do plano divino em tesouros de consolação e paz e, sobretudo, em possibilidades para melhor ajudar a si mesma e aos companheiros de caminhada evolutiva.

Se somos detentores de tais ou quais possibilidades de servir, fraternal e desinteressadamente, seremos aquinhoados com maior soma de recursos, a fim de que se expanda e se consolide, na Terra, a solidariedade humana sob a égide augusta do Senhor e Mestre.

A Espiritualidade mais alta, representando a vontade de Jesus, não desampara nenhum dos seus colaboradores que, interessados no bem, procuram materializar as suas melhores aspirações no campo da fraternidade, na esfera do amor ao próximo.Dá-lhes sempre novos talentos, porque sabe serão eles multiplicados e transformados em bênçãos para muitos. Jesus é a usina, o homem será o transformador.

Interpretando, pois, em tal sentido a afirmativa do Mestre, ficaremos bem informados e certos de que aquele que tem mais lhe será dado. A promessa do Cristo reveste-se de tamanha certeza para o aprendiz de boa vontade que nenhuma dúvida permanecerá quanto à exegese do trecho evangélico escolhido para a nossa meditação.

Assim sendo, trabalhemos e perseveremos no serviço do bem, visando à nossa e à elevação de todos, a fim de que nos sejam dados, pelo Senhor da vida e Doador de bênçãos, recursos com os quais possamos reajustar o passado e edificar o futuro.

Se pretendermos repousar indevidamente, como quem pede uma licença de dois anos depois de trabalhar apenas duas semanas, conforme lembra esclarecido amigo espiritual, fiquemos igualmente certos de que a advertência do Senhor se cumprirá: o pouco que tivermos ser-nos-á tirado.

É da lei que assim aconteça.

___________________
Fonte: PERALVA SOBRINHO, José Martins; PERALVA, Basílio (Org.). Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito. Belo Horizonte: Vinha de Luz Editora, 2009. p. 70-671.

Nota da Editora: Reformador, 1956, p. 212. Reformador é uma revista de divulgação da Doutrina Espírita, editada mensalmente pela Federação Espírita Brasileira (FEB). É uma das mais antigas publicações de seu gênero, em circulação no Brasil (desde 1883, no formato original de jornal). Com a fundação da FEB, em 1884, o periódico foi por ela incorporado, passando a ser o seu principal órgão de divulgação, voltado para a difusão de artigos doutrinários, fatos e trabalhos desenvolvidos pela entidade, assim como pelas entidades afiliadas em todo o país. In:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Reformador>. Acesso em: 12 nov 2009.


Leia todos os artigos de Martins Peralva publicados no JCBH





Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | In: https://www.jornaldacidadebh.com.br/sociedade/18o-artigo-de-martins-peralva/
06/05/2020
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31