Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Espiritualidade | Textos sobre Barnabé | A família é uma conquista



Psicopictografia de Cleide, pelo espírito Antônio Lisboa - Fraternidade Cristã Francisco de Assis (Fecfas)


O JORNAL DA CIDADE BH preparou lançamentos, periódicos, com uma série de escritos sobre Barnabé, um dos primeiros trabalhadores que se agregaram integralmente à causa cristã. Confira todos os textos da coluna  assinada por Carlos Malab.

A família é uma conquista

A casa cristã de Antioquia estava sempre aberta a todos que dela se aproximassem. Grande numero dos que batiam em sua porta o faziam por indicação, ansiosos pela resolução de problemas dos mais diversos tipos.

O evangelho do senhor Jesus era comentado em público todos os dias.

Uma senhora se aproximou de Barnabé, após os comentários da tarde. Mostrava-se triste, seus olhos estavam fundos e escurecidos, denunciavam o passar de noites em claro com sofrimento interior. Era acompanhada por uma jovem que demonstrava lhe ser muito dedicada.

-O que se passa minha filha? Porque você está tão triste? Perguntou Barnabé comovido internamente, com aquela figura que se mostrava um espectro de um ser, indicando claramente que precisava de ajuda.

Ela atendeu ao pedido amoroso e cheio de magnetismo e respondeu em voz baixa, como se estivesse com receio de comentar o ocorrido:

-Irmão, estou sofrendo por ver minha família em desavença. Tento amenizar as brigas, mas não tenho conseguido. Não há um momento de paz em nossa casa. Peço a ajuda do irmão. Não haveria uma formula para a paz, vinda do Senhor que ensinou tantas lições?

Barnabé entendeu que ela se referia as lições comentadas a pouco.

-Minha irmã, a família é uma dádiva de Deus. A fórmula da paz ensinada pelo mestre Jesus se chama Amor. Está baseada na paciência, respeito mutuo e no perdão. Qual é o seu nome minha filha?

-Meu nome é Sara e esta é minha querida Raquel. É a primeira vez que viemos aqui.

-Bem vindas minhas irmãs. Sara o que você faz além dos trabalhos internos de sua casa?

-Eu cultivo uma horta e trato também de um pomar.

Barnabé olhou carinhosamente para as duas e disse:

-Entendi, trabalhar com as plantas é bonito e mostra que você é uma alma boa que esta construindo algo de bom.

Calando-se por alguns instantes Barnabé no seu intimo pediu a Deus que lhe ajudasse nas palavras para aquelas irmãs. Lembrou-se de um comentário feito por Saulo quando conversavam sobre a questão dos familiares.

-Amigo, perguntou Saulo, não será a família comparável a um jardim que herdamos e nos cabe cultivar e passa-lo aos nossos entes queridos cheio de flores e de frutos? Se nada é obra de acaso, a família também não o é. A família é uma conquista que Deus nos permite construir e solidificar para torna-la universal.

Na mente de Barnabé as palavras de Saulo refletiam uma diretiva sublime. Após esta breve reflexão e a lembrança do querido irmão que se encontrava ausente, virou-se para Sara e Raquel e disse:

-Minha irmã Sara quando você encontra uma terra para cultivar, cheia de pragas o que você faz?

Sem entender onde Barnabé queria chegar, Sara respondeu.

-Ora Irmão Barnabé, eu limpo a terra, retiro o indesejado e em seguida a revolvo para logo lançar as sementes daquilo que desejo ver surgir.

-Mas se os vegetais malquistos surgirem de novo o que você faz?

-Bem Irmão, se isto ocorre, vou novamente realizar a limpeza, puxar as parasitas até a raiz.

E se elas mesmo assim insistirem em voltar? retrucou Barnabé.

-Se isto ocorre é porque eu não trabalhei bem. Vou novamente arrancar as pragas e filtrar a terra para conferir que nenhuma pequena parte danosa tenha ficado e ai torno a plantar.

-Pois bem minha filha, comentou Barnabé, vamos comparar o canteiro que você trabalha, imaginando que ele seja a sua família. Muitas vezes deixamos as nossas relações familiares sem cuidado e atenção, pela inexplicável repulsão que temos a alguns parentes próximos ou mesmos aos mais distantes. Isto equivale a ter um canteiro com enorme potencial mas cheio de estorvos. Esta entendendo Sara?

-Sim Irmão começo a entender, respondeu Sara pensativa.

-Estas ervas daninhas na nossa família são a falta de amor e compreensão para com o nosso próximo. É preciso saber ouvir nossos pais, irmãos, esposo e filhos. O entendimento é a base da felicidade. Vamos extirpar as raízes do mal que são o nosso orgulho, a nossa vaidade e a pretensão de acharmos que somos mais certos do que os outros. Não podemos achar que a nossa verdade seja a única e definitiva.

-Mas e se eles não me dão atenção e me tratam mal?

-Paciência, vamos como você mesmo disse, trabalhar no canteiro novamente, para terminar com as plantas indesejadas.

-Mamãe já fez um pouco disto mas a discórdia sempre volta, disse Raquel que até o momento estava calada prestando muita atenção.

-Então é o momento de começar de novo, indo mais fundo, tratando cada pedaço do canteiro para acabar com aquelas raízes que insistem em ressurgir lá do fundo. Agir desinteressadamente, pelo bem do próximo, desarma qualquer sentimento negativo. Pensem e vejam o que pode ser feito. A solução não é magica e não vem de imediato. É preciso agir continuamente com o fim de alcançar a harmonia. Eu vou ajudar vocês.

Sara e Raquel iluminaram os seus semblantes com um olhar de confiança e alegria.

-Sou imensamente grata Irmão vamos fazer isto sim. Respondeu Sara.

-Existe uma outra ação que também ajuda, falou Barnabé. Vamos instituir o comentário do evangelho em casa o que acham? É simples. Sugiro que vocês encontrem um breve momento de descanso no dia para orar e relembrar uma lição de Jesus que já estudamos aqui. Que tal?

-Sim Irmão. Gostamos da ideia.

-Quando vocês acharem que é possível, vou visita-las mas peço que retornem aqui para conversarmos mais.

Sara e Raquel se retiraram bem mais animadas esboçando um sorriso que demonstrava confiança nas lições recebidas.

Barnabé olhou as duas ao saírem e refletiu como é necessário e importante o nosso esforço para construir uma família feliz.

Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | In: https://www.jornaldacidadebh.com.br/sociedade/espiritualidade-textos-sobre-barnabe-2/
21/04/2020
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31