Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

27º artigo de Martins Peralva: “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”



Artigo. O Jornal da Cidade BH preparou lançamentos, periódicos, de artigos do escritor, expositor e articulista José Martins Peralva Sobrinho, ou simplesmente Martins Peralva, como era conhecido. Ele, que foi um dos grandes representantes do movimento espírita no Brasil, escreveu os seguintes livros: “Estudando a mediunidade”, “Estudando o Evangelho”, “O Pensamento de Emmanuel”, “Mediunidade e evolução”, editados pela Federação Espírita Brasileira (FEB), e “Mensageiros do bem”, editado pela UEM.

Os artigos que publicados no JCBH, fazem parte do livro “Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito”. Trata-se uma coletânea de textos disponibilizados nos jornais “O Luzeiro”, periódico de sua terra natal, Sergipe, “Síntese” e “Estado de Minas”, ambos de Minas Gerais, e na revista “Reformador” da FEB. Geraldo Lemos Neto, responsável pelo Vinha de Luz — Serviço Editorial, foi quem coletou o material com a família Peralva, para que a comunidade espírita tivesse a oportunidade de conhecer mais de perto Martins Peralva.

Leia todos os artigos de Martins Peralva publicados no JCBH

A confissão do apóstolo

Maio | 1957

Em sua epístola aos romanos, Paulo de Tarso faz expressiva e quase patética exclamação: “O bem que eu quero não faço, mas o mal que não quero esse faço”.

Semelhante confissão, que o apóstolo deve ter feito com o espírito amargurado é, sem dúvida, a de todos nós, que desejamos abraçar as verdades evangélicas, visando ao próprio aperfeiçoamento.

A assertiva de Paulo é digna de apreço e merece fé. Franco e corajoso, leal e sincero, suas palavras traduziram sempre a intensidade dos grandes conflitos espirituais que, à maneira de inflamado vulcão, lhe dominaram a paisagem interior depois do sublime encontro com o divino Amigo, nas portas de Damasco.

Quando despertamos para a verdade, lutas profundas se desenrolam no recesso de nosso coração, que se tranforma, assim, em atribulado campo de batalha. De um lado, os anseios de claridade. Do outro, as milenárias sombras que nos acompanham desde os primórdios evolutivos. Assim informam os instrutores espirituais e assim sente o aprendiz sincero do Espiritismo, no silêncio de sua luta íntima…

À maneira do apóstolo da gentilidade, o mundo surpreende-nos com frequência, a fazer-nos justamente o mal que não queremos e a não fazermos o bem que queremos.
Assim é que:

— se desejamos exercitar a humildade, o monstro do orgulho apresenta-nos, solerte, o ilusório trono de indevidas considerações;
— se intentamos o desprendimento, as ideias de posse material acicatam-nos o espírito ainda vacilante;
— se ensaiamos indecisos passos na senda da fraternidade, o clássico egoísmo sugere-nos direitos e prerrogativas imaginários;
— se queremos ser simples e bons, a afetação e a ironia avassalam-nos, muita vez, o coração, perturbando-nos o esforço evolutivo.

Esse é o grande drama das almas que acordam para a luz. Tal qual o apóstolo, vamos fazendo, de experiência em  experiência, o mal que não queremos e deixando de fazer o bem que queremos.

O fenômeno, singularíssimo, revela a insegurança com que palmilhamos o roteiro ascensional. Todavia, se temos, efetivamente, boa vontade, não desistamos da peleja renovadora.

“Aquele que perseverar até o fim será salvo”: a promessa de Jesus encoraja-nos e dá-nos forças. Um dia não mais repetiremos com o apóstolo, em suas primeiras experiências evangélicas — “o bem que eu quero não faço, mas o mal que não quero esse faço”. Fortalecidos e jubilosos, afirmaremos com o mesmo Paulo, quando, mais tarde, triunfando dos testemunhos, dizia: “Já não sou eu quem vive, mas o Cristo vive em mim”.

_________________

Fonte: PERALVA SOBRINHO, José Martins; PERALVA, Basílio (Org.). Evangelho puro, puro Evangelho – Na direção do Infinito. Belo Horizonte: Vinha de Luz Editora, 2009. p. 89-90.

Nota da Editora: Reformador, maio de 1957, p. 15. Reformador é uma revista de divulgação da Doutrina Espírita, editada mensalmente pela Federação Espírita Brasileira (FEB). É uma das mais antigas publicações de seu gênero, em circulação no Brasil (desde 1883, no formato original de jornal). Com a fundação da FEB, em 1884, o periódico foi por ela incorporado, passando a ser o seu principal órgão de divulgação, voltado para a difusão de artigos doutrinários, fatos e trabalhos desenvolvidos pela entidade, assim como pelas entidades afiliadas em todo o país. In: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Reformador>. Acesso em: 12 nov 2009.





Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | https://www.jornaldacidadebh.com.br/sociedade/27o-artigo-de-martins-peralva/
31/08/2020
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31