Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

The Global God Divide – Os pensamentos das pessoas sobre se a crença em Deus é necessária para ser "bom" variam de acordo com o desenvolvimento econômico, educação e idade



Nos 34 países, que se estendem por seis continentes, uma média de 45% afirma que é necessário acreditar em Deus para ser bom (ter caráter) e ter bons valores. Mas há grandes variações regionais nas respostas a essa pergunta.


Pessoas nas economias emergentes incluídas na pesquisa tendem a ser mais religiosas e mais propensas a considerar a religião importante em suas vidas, e também são mais propensas do que as pessoas nessa pesquisa que vivem em economias avançadas a dizer que acreditar em Deus é necessário para ser bom. As diferenças também ocorrem dentro dos países. Em geral, pessoas relativamente não religiosas são mais inclinadas do que pessoas altamente religiosas nos mesmos países a dizer que não é necessário acreditar em Deus para ser uma pessoa boa.


Apesar das variações na observância religiosa, uma média de 62% nos países pesquisados ​​diz que a religião desempenha um papel importante em suas vidas, enquanto 61% concordam que Deus desempenha um papel importante em suas vidas e 53% dizem o mesmo sobre a oração. Desde 1991, a proporção de pessoas que dizem que Deus é importante para elas aumentou na Rússia e na Ucrânia, enquanto o oposto ocorreu no mesmo período na Europa ocidental.


Nos oito públicos da Europa ocidental pesquisados, uma média de apenas 22% disse que a crença em Deus é necessária para ser bom, enquanto nas seis nações da Europa oriental estudadas uma média de 33% compartilha da mesma opinião. Pesquisas anteriores estabeleceram o continente europeu como cada vez mais secular em geral, embora, entre os europeus, existam diferenças notáveis ​​entre os países orientais e ocidentais nas atitudes em relação à religião e às minorias religiosas.



Opiniões sobre se a crença em Deus é necessária para ter bons valores variam por região



De todos os 13 países pesquisados ​​na União Europeia, a Grécia tem a maior parcela de residentes que associa a fé em Deus à moralidade (53%), seguida de perto pela Bulgária (50%) e Eslováquia (45%). Ainda assim, em muitos países do continente europeu, relativamente poucas pessoas dizem que é necessário acreditar em Deus para ser bom, incluindo apenas 9% na Suécia, 14% na República Tcheca e 15% na França.


Menos da metade, tanto no Canadá quanto nos EUA, afirma que a fé em Deus é necessária para ser bom (26% e 44%, respectivamente). (…)


Em contraste, quase todas as pessoas pesquisadas na Indonésia e nas Filipinas (96% cada) fazem uma conexão entre a fé em Deus e ter bons valores. E quase oito em cada dez (79%) na Índia dizem o mesmo. Mas no Leste Asiático, os sul-coreanos estão um tanto divididos nessa questão (53% dizem que é necessário, 46% dizem que não), enquanto participações menores no Japão (39%) e na Austrália (19%) consideram que é necessário acreditar em Deus para ser uma pessoa boa.


Entre as pessoas do Oriente Médio e do Norte da África pesquisadas, pelo menos sete em cada dez no Líbano (72%), Turquia (75%) e Tunísia (84%) acham que a fé em Deus é necessária para ter bons valores. Os israelenses estão divididos nessa questão, com 48% da população de cada lado.


Além disso a grande maioria em cada uma das nações da África subsaariana pesquisadas diz que a fé em Deus é necessária para ser bom. Mais de nove em cada dez no Quênia e na Nigéria (95% e 93%, respectivamente) conectam a fé em Deus com a moralidade, enquanto 84% dos sul-africanos são da mesma opinião.


A maioria nos três países latino-americanos pesquisados ​​dizem que a fé em Deus é necessária para ser bom, com a maior participação no Brasil (84%). O catolicismo continua sendo a maior religião da América Latina, e a maioria dos católicos nas três nações pesquisadas acha que é necessário acreditar em Deus para ser bom.


Surpreendentemente, tanto a Rússia quanto a Ucrânia viram uma evolução de opinião sobre essa questão, mas em direções opostas. A Rússia viu um aumento de 11 pontos percentuais desde 2002 no número de pessoas que afirmam que a fé em Deus é necessária para ter bons valores, enquanto a Ucrânia teve uma queda de 11 pontos. Além da Rússia, apenas dois outros países - Bulgária e Japão - viram aumentos significativos na proporção de seus públicos que possuem essa opinião (17 pontos e 10 pontos, respectivamente). Além da Ucrânia, quatro outros países - México, Turquia, Coreia do Sul e Estados Unidos - viram diminuições significativas na porcentagem de seus públicos que dizem que a fé em Deus é necessária para ser bom.



Diferenças de opinião sobre a crença em Deus e moralidade por PIB per capita



No geral, os entrevistados em nações com produto interno bruto mais baixo são mais propensos a dizer que a fé em Deus é necessária para ser bom e ter bons valores. Em outras palavras, existe uma relação inversa entre o PIB per capita e a porcentagem da população que traça essa conexão entre a fé em Deus e a moralidade. A análise estatística mostra uma forte correlação inversa, com um coeficiente de -0,86.


Por exemplo, no Quênia, que tem o PIB per capita mais baixo de todas as 34 nações incluídas na análise (US $ 4.509 em 2019), 95% dos entrevistados expressaram a visão de que a fé em Deus é parte integrante da moral.


Em contraste, apenas 9% dos entrevistados na Suécia - que tem um dos maiores PIB per capita das nações pesquisadas ($ 55.815 em 2019) - dizem que a fé em Deus é necessária para ser bom. Esse padrão é consistente com pesquisas anteriores, que descobriram que os europeus tendem a ser menos religiosos do que as pessoas em muitas outras partes do mundo.


Em uma base individual, aqueles que ganham no limite de renda mediana ou acima na maioria das nações são significativamente menos propensos a dizer que a fé em Deus é necessária para a moralidade. A maior diferença entre aqueles em diferentes níveis de renda está nos EUA, onde há uma diferença de 24 pontos percentuais entre aqueles que estão abaixo da renda mediana e aqueles que estão nela ou acima dela.



A maioria dos países pesquisados ​​apresenta lacunas geracionais na questão de saber se a fé em Deus é necessária para ser bom e ter bons valores. De acordo com análises anteriores, que descobriram que os adultos jovens são geralmente menos religiosos em várias medidas, os jovens de 18 a 29 anos são os que menos tendem a dizer que é necessário acreditar em Deus para ser bom. Na maioria dos 34 países pesquisados, aqueles com 50 anos ou mais têm uma probabilidade significativamente maior do que aqueles com 18 a 29 anos de pensar que a fé em Deus é necessária para a moralidade.


Isso é especialmente verdadeiro na Coreia do Sul, onde 64% dos adultos mais velhos assumem a posição de que a fé em Deus está ligada à moralidade, enquanto apenas um quinto dos sul-coreanos mais jovens dizem o mesmo. A diferença entre adultos com 50 anos ou mais e adultos com 18 a 29 anos é igual ou superior a 20 pontos percentuais na Coreia do Sul, Grécia, Argentina, EUA, México, Polônia, Japão, Hungria, Bulgária e Eslováquia.


As lacunas de idade nessa questão estão presentes em quase todas as regiões do mundo. Na Nigéria, Tunísia, Turquia e Brasil, pelo menos sete em cada dez pessoas em todas as faixas etárias concordam que a fé em Deus é necessária para a moralidade. No entanto, na República Tcheca e na Suécia não mais do que duas em cada dez pessoas em cada faixa etária assumem essa posição. Em nenhum país pesquisado, os jovens de 18 a 29 anos têm mais probabilidade do que as coortes de mais idade de dizer que é necessário acreditar em Deus para ser bom.



Mais educação está ligada à crença de que Deus não é necessário para ter bons valores



Na maioria dos países europeus e norte-americanos pesquisados, os indivíduos com mais educação têm menos probabilidade de dizer que a fé em Deus é necessária para ser bom. Esse padrão acompanha de perto a conexão entre os níveis de renda e a maneira como as pessoas respondem a essa pergunta, porque há uma correlação significativa entre realização educacional e rendimentos.


Além disso há diferenças nessa questão entre os entrevistados em diferentes níveis de educação em várias outras nações incluídas na pesquisa de 2019. Em 24 dos 34 países pesquisados, os entrevistados com níveis mais altos de educação são significativamente menos propensos a dizer que a crença em Deus é necessária para ser bom. Não há diferenças significativas entre os outros 10 países incluídos na pesquisa.



Um gráfico mostra que os de direita ideológica são mais propensos a dizer que a crença em Deus é necessária



Em 15 países pesquisados, aqueles que estão na direita ideológica são significativamente mais propensos a dizer que é necessário acreditar em Deus para ser bom e ter bons valores (a ideologia é autorrelatada e varia conforme o país). A maioria das pessoas de direita nos EUA, Grécia, Argentina e Israel diz que a fé em Deus é necessária para a moralidade; menos da metade das pessoas de esquerda nesses países dizem o mesmo. A diferença entre a esquerda e a direita ultrapassa 30 pontos percentuais nos EUA, na Polônia e na Grécia.


Embora apenas um em cada dez suecos de direita diga que é moralmente necessário acreditar em Deus, a lacuna direita-esquerda persiste até na Suécia: apenas 2% dos de esquerda dizem o mesmo. Os da direita também são significativamente mais propensos a dizer que é necessário acreditar em Deus para ser bom na Hungria, Espanha, Canadá, Argentina, Alemanha, Israel, Brasil, Austrália, Coreia do Sul, Reino Unido, Holanda e Suécia .


A Eslováquia é o único país pesquisado onde os da esquerda têm mais probabilidade de dizer que é necessário acreditar em Deus para ser bom: 49% dos esquerdistas na Eslováquia concordam, em comparação aos 33% da direita.



A importância da religião varia ao redor do globo



Na maioria dos países pesquisados, mais da metade do público diz que a religião é “muito importante” ou “um tanto importante” em suas vidas. No entanto, os europeus geralmente mostram menos compromisso religioso do que as pessoas em outras regiões.


Quando questionados sobre a importância da religião em suas vidas, a maioria em 23 de 34 países disse que a religião é muito ou algo importante para eles. Isso inclui nove em cada dez ou mais na Indonésia, Nigéria, Tunísia, Filipinas, Quênia, Índia, África do Sul, Brasil e Líbano.


A maioria em vários desses países tem níveis particularmente altos de compromisso religioso, dizendo que a religião é muito importante para suas vidas. Tais atitudes são comuns na Indonésia (98%), Filipinas (92%), Tunísia (91%), Brasil (84%), Índia (77%), Turquia (71%), Líbano (70%) e todos os países africanos pesquisados ​​- 93% na Nigéria, 92% no Quênia e 86% na África do Sul.


Enquanto isso os países europeus no estudo tendem a ter percentagens muito menores de que dizem que a religião é muito ou pouco importante em suas vidas, incluindo 22% dos adultos na Suécia, 23% na República Tcheca, 33% na França e 39% na Holanda e Hungria.


Em várias nações europeias, a religião "não é nada" importante em suas vidas. Este é o caso da República Tcheca, França, Holanda, Suécia e Reino Unido, onde os adultos são mais propensos a dizer que a religião não é importante em suas vidas do que escolher qualquer outra opção de resposta.


Por outro lado, mais de seis em cada dez entrevistados na Grécia, Polônia e Itália dizem que a religião é muito ou um pouco importante em suas vidas. Mais pessoas na Grécia dizem que a religião é pelo menos um pouco importante para eles (80%) do que em qualquer outro país europeu. Alemanha, Eslováquia, Lituânia (cada uma com 55%) e Bulgária (59%) dizem que a religião é pelo menos um pouco importante para eles.



Deus desempenha um papel importante na vida mais que a oração



Quando questionados separadamente sobre os papéis que a oração e Deus desempenham em suas vidas, mais entrevistados dizem que Deus é mais importante que a oração, embora a grande maioria na metade dos países pesquisados ​​diga que ambas são importantes para eles. Em 34 países, uma média de 61% diz que Deus desempenha um papel importante em suas vidas, em comparação aos 53% que dizem que a oração é importante em sua vida diária.


Assim como os entrevistados em países mais ricos tendem a discordar de que é necessário acreditar em Deus para ser uma pessoa boa, as pessoas em países mais ricos geralmente dizem que Deus e a oração não são especialmente importantes em suas vidas. (…) As pessoas nas economias emergentes têm duas vezes mais probabilidade que as pessoas nas economias avançadas de concordar que a oração é uma parte importante da vida diária. Nove em cada dez ou mais entrevistados em todas as economias emergentes pesquisadas (exceto na Ucrânia) dizem que Deus desempenha um papel importante em suas vidas. Em contraste, menos da metade dos entrevistados em 11 dos países economicamente avançados pesquisados ​​consideram Deus importante na vida. Da mesma forma, embora uma média de 41% nessas economias avançadas diga que a oração é uma parte importante da vida diária, 96% das pessoas nas economias emergentes dizem que sim.


Em alguns países, é menos provável que os entrevistados digam que a oração é uma parte importante da vida diária do que que Deus é importante em suas vidas. Por exemplo, 71% dos entrevistados israelenses dizem que Deus é importante em suas vidas, enquanto 54% dizem o mesmo sobre a oração. (…) Entre os israelenses muçulmanos, 96% dizem que Deus é importante em suas vidas, em comparação aos 66% dos israelenses judeus; 81% dos israelenses muçulmanos dizem que a oração é importante, em comparação aos 50% dos israelenses judeus.


As opiniões sobre se Deus desempenha um papel importante na vida também diferem substancialmente com base na afiliação religiosa. Não é de surpreender que, na maioria dos países, relativamente poucas pessoas religiosamente não afiliadas (aqueles que se dizem ateus, agnósticos ou “nada em particular”) concordam que Deus é importante em suas vidas. Ainda assim cerca de três em cada dez pessoas religiosamente não filiadas na Argentina e nos EUA dizem que Deus é importante para elas, e a maioria das pessoas não religiosamente filiadas no México diz que Deus desempenha um papel importante em suas vidas.


Há um acordo quase unânime de que Deus é importante na vida entre as pessoas de todas as principais afiliações religiosas no Brasil, nas Filipinas e no Quênia, bem como entre todos os muçulmanos e cristãos entrevistados na Nigéria.



O crescente significado de Deus após a dissolução da União Soviética



Seguindo tendências bem documentadas que traçam o declínio do Cristianismo na Europa ocidental, a proporção de europeus que dizem que Deus desempenha um papel importante na vida diminuiu desde 1991. Espanha, Itália e Polônia tiveram as reduções mais dramáticas, com declínios de 26, 21 e 14 pontos percentuais, respectivamente. Essa tendência se reflete em muitos outros países europeus, incluindo a Lituânia. Desde o colapso da URSS, a Lituânia viu uma queda de 12 pontos percentuais na parcela de seu público que sente que Deus desempenha um papel importante em suas vidas.


Ao mesmo tempo, outras ex-repúblicas soviéticas, onde a religião foi duramente reprimida ou efetivamente proibida durante o período soviético, experimentaram um aumento na porcentagem de pessoas que dizem que Deus desempenha um papel importante na vida. Tanto a Ucrânia quanto a Rússia experimentaram aumentos de dois dígitos na proporção de pessoas que concordam que Deus é importante para elas. Na Bulgária, um antigo estado satélite da URSS, 41% disseram em 1991 que Deus era importante em suas vidas. Hoje a maioria dos entrevistados búlgaros (55%) expressa essa opinião.


Tendências semelhantes são válidas para aqueles que dizem que a oração é uma parte importante de sua vida diária.



Leia o artigo na íntegra e e em seu original clicando aqui.



…………………………………………………


Fonte: https://www.pewresearch.org/global/2020/07/20/the-global-god-divide/


Traduzido por nós via Google em 28 jul. 2021.



Enviado Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora
28/07/2021
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31