Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Francisco Xavier, o Cândido


Freitas Nobre e Chico Xavier


Que homem foi esse, Senhor, que passou entre nós, à guisa de pessoa comum, lançando sementes de amor e esperança, fazendo-se, entre os pequenos, sempre o menor?

Capacitado a achar-se, venturosamente, em mundos maravilhosos, os quais mesmo nossos pensamentos são impedidos de perscrutar, optou voluntariamente pela labuta diária na Terra, no árido clima do reproche a que foi submetido. O servidor sempre reconhecido venceu a infertilidade do solo humano pela disciplinada vivência do puro Evangelho.

Seu legado? Além dos mais de 75 anos trabalhando em favor da humanidade e mais de quinhentas obras psicografadas, infinitas lágrimas enxugadas.

Senhor, tamanha é a profusão de sua obra que, não raramente, encontramos frutos não experimentados por nós outros. Inéditos trabalhos de psicografia ainda aparecem, mesmo após alguns lustros da sua desencarnação. Quantos ainda hão de aparecer para a alegria dos que nele reconhecem o estereótipo do homem do futuro? 

Foi assim que, em busca de obras do nosso amado Chico, encontramos um manifesto aos espíritas. Trata-se de raro opúsculo dirigido aos irmãos em fé do Estado de São Paulo, conclamando-os em prol do distinto amigo José Freitas Nobre, espírita-político à época da Assembleia Constituinte de 1988. 

O diploma contém inédita mensagem do Dr. Bezerra de Menezes dirigida ao deputado. A missiva está transcrita abaixo, "ipsis verbis”, e o folheto (em formato PDF), contendo a psicografia original, em imagem fac-símile, pode ser acessado no site das Obras Originais de Chico Xavier, no setor de obras raras, pelo seguinte link: https://obrasoriginais.chicoxavier.ca/?page_id=3436


“Meu caro Freitas,

Paz no Senhor. Apenas um bilhete amigo. Uma palavra do coração a expressar-se, nos votos de sempre por sua felicidade e por seu êxito no ministério público. Aliás, tão-somente ampliamos, de algum modo, os nossos pensamentos e conceitos habituais, em que tentamos definir a nossa comunhão espiritual em serviço. Não tema os percalços da marcha. 

Quando me refiro a isso, não é porque o veja hesitante. Não. Aspiramos a repetir a legenda evangélica. Recordamos a observação do próprio Senhor: "não tema, creia somente". E nós cremos, meu filho, na vitória da verdade e na exaltação do bem. Você prossegue avançando. E avançando, em nome do Mestre, a fim de glorificá-lo, através da ação construtiva. Achamo-nos à frente de extenso campo de luta em que a prática da beneficência espiritual, a nosso ver, é tarefa de caráter urgente. Isso porque a Humanidade mais necessita de luz que de pão. Somos muitos integrando vasta equipe de obreiros e você se erguerá por nossa voz, advogando a causa das realidades humanas que a Doutrina Espírita vem educar e sublimar.

Decerto, não nos exprimiremos por bandeira fanática, entretanto, não fugiremos à lógica e à justiça. Você não precisará de ataque frontal e espetaculoso aos problemas. Reporemos a edificação espírita no lugar certo  sem alarde e sem exigência. Nossas armas serão aquelas de sempre as de ordem moral, em que o verbo da verdade se utilizará dos veículos da compreensão e do amor. Reconhecemos o tamanho das questões por resolver, e dos conflitos que se esboçam na arena das opiniões e definições. Não nos intimidaremos, porém. O serviço ao próximo ser-nos-á a senha. E no clima da ordem venceremos com o Cristo de Deus.

Efetivamente, surpreendemos em toda parte os que jazem acorrentados às necessidades primárias da vida. Aqui e ali, enxameiam aqueles que sofrem penúria e orfandade, viuvez e desabrigo, dificuldade e angústia resultantes da carência de recursos materiais. Entretanto, em número maior, sobram as legiões dos nossos irmãos menos felizes, vitimados por lutas, prejuízos e incompreensões, preconceitos ruinosos e perseguições gratuitas que somente o amparo da legislação consegue solucionar. Auxiliemos. Ofereçamos nós mesmos à vitória da causa. Para nós, a política é a ciência de criar o bem de todos e nesse princípio nos firmaremos. Fale construindo e estudemos sempre para edificar sempre mais e melhor.

Filho, na serenidade de sua mente de homem de bem e de missionário do Evangelho nos tempos novos, nós nos refletiremos, colaborando em seu trabalho libertador. Atendamos aos nossos deveres e sigamos à frente, rogando a Jesus nos guarde em sua doutrina e nos esclareça em seu infinito amor, abençoando-nos e sustentando-nos hoje e sempre,

Bezerra”




Enviado Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Isaac Valério
10/11/2021
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31