Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

"Os mundos de Chico Xavier" estreia em dezembro - João Signorelli interpreta no teatro o médium brasileiro, acompanhado e dirigido por Carlos Meceni


Dias 16,  17 e 18 de dezembro

(Dia 16 somente para convidados)

Cine Teatro Municipal Vera Cruz - Rua São Benedito, 290 - Uberaba, MG

Capacidade reduzida em 50% - 450 lugares

Indicação de faixa etária – 12 anos

Duração – 60 minutos

Informações: (34) 3317-1476

 Vendas antecipadas pelo Sympla

   

O ator João Signorelli como Chico Xavier - Fotos de Valério Trabanco


Se no cinema, na cinebiografia de Daniel Filho sobre o médium mineiro Francisco Cândido Xavier (2010), o enredo volta ao passado para mostrar desde a infância a vida do mais famoso espírita do Brasil, no teatro, em “Os Mundos de Chico Xavier”, que estreia no mês de dezembro, concebido pelo autor, dramaturgo e escritor Miguel Filliage conjuntamente com o ator João Signorelli, a narrativa focaliza o encontro fictício, e talvez um dos mais imaginados ou almejados, entre Chico e Bezerra de Menezes, médico, escritor e jornalista também expoente da Doutrina Espírita e mentor de Xavier.


Como o próprio médium previu e desejou a sua partida coincidiu com a festa da vitória da seleção de futebol da Copa do Mundo, em 30 de junho de 2002. Chico Xavier e Bezerra de Menezes dialogam sobre o futuro, o espaço ‘entre’ em que se encontram e juntos reconstroem crenças, legados relembrando as experiências no mundo dos homens da terra. 

O universo de Chico Xavier não é pouco familiar ao ator. Signorelli foi escalado para o papel do médium no cinema no longa-metragem, ainda em fase de finalização, sobre Zé Arigó, “O Predestinado”, interpretado por Danton Mello. Arigó foi o primeiro médium a receber o espírito do médico alemão Doutor Fritz e fazer curas espirituais no interior de Minas. 

Depois das filmagens em turnê com Gandhi pela Europa, João encontrou um amigo que o indagou a respeito da ausência de um ator para interpretar Xavier após a morte de Nelson Xavier. Foi aí que Signorelli sentiu vontade de conhecer mais o personagem e passou a pensar na possibilidade da criação teatral. O ator conversou com Filliage e quando esteve em Uberaba,MG, com a peça Gandhi, foi conhecer a casa do médium e posteriormente o seu filho para se aproximar do universo do espírita. Com o texto de Filliage finalizado, Signorelli convidou o ator Carlos Meceni, com quem mantém parceria profissional, para interpretar Bezerra de Menezes e dirigir a peça e, posteriormente, com Rogerio Nagai, produtor da peça formaram os corpos técnico e artístico do espetáculo.

 _______________________


Francisco Cândido Xavier nasceu na cidade de Pedro Leopoldo em 2 de abril de 1910. Chico perdeu sua mãe quando completou 5 anos e foi morar com a madrinha, assim como seus oito irmãos que foram entregues a padrinhos e amigos. Chico sofreu muito em companhia de sua madrinha, que o castigava com surras de vara de marmelo. O pai de Chico se casou novamente e com Cidália Batista teve mais seis filhos. Chico então voltou a morar com o seu pais, os irmãos e a madrasta que os tratava com amor. Ainda criança teria ouvido vozes de anjos enviados pela mãe para lhe proteger. Embora não soubesse sobre espiritismo, Chico começou a desenvolver a habilidade mediúnica. Sua escolaridade foi até o primário e aos oito anos Chico passou a trabalhar numa fábrica de tecidos. Com “diagnóstico de obsessão” de uma de suas irmãs, a família teve que recorrer a um casal espírita e as práticas de Culto do Evangelho no Lar e no ano de 1927, funda junto com outras pessoas, o Centro Espírita Luiz Gonzaga.

Em julho de 1927, Chico Xavier psicografou pela primeira vez. Ali começou a atividade que exerceria pelo resto da vida e que atrairia a atenção de todos. Começou ganhando atenção por onde morava, em cidades pequenas de Minas Gerais. Anos mais tarde, teve o primeiro contato com Emmanuel, seu mentor espiritual que o acompanhava.

Dos quatrocentos e doze livros psicografados, os quais pela lei dos homens lhe pertenciam os direitos autorais, de todos se desfez doando-os a federativas espíritas e a instituições assistenciais beneficentes.

Mudou-se para o município mineiro de Uberaba, no fim da década de 1950, quando passou a ser amplamente conhecido. Nesta altura já havia psicografado mais de 50 livros e motivava pessoas a viajarem em busca de um contato com um familiar falecido.

Com receio de ser mal-entendido ou da desconfiança que seu "poder" gerava, o médium preferia evitar entrevistas e contatos com jornalistas.

Isso mudou em 1971, quando Xavier aceitou participar do programa Pinga-Fogo, um dos mais relevantes da extinta TV Tupi. A entrevista foi ao ar em 28 de julho daquele ano, e marcou uma das transmissões de maior audiência da História brasileira, com 75% da população da época sintonizada no canal 4.

Para seus amigos íntimos, Xavier teria afirmado que partiria em um dia feliz. Naquele 30 de junho de 2002, o Brasil festejava a vitória da seleção de futebol da Copa do Mundo e Chico deixava este plano aos 92 anos.

  _______________________


Ficha técnica 


Texto: Miguel Filliage

Direção: Carlos Meceni

Produção executiva: Rogério Nagai

Assistente de produção: Camilla Aoki

Elenco: João Signorelli e Carlos Meceni

Cenografia e figurinos: Telumi Hellen

Assistente de cenografia e figurinos:Paula da Selva 

Trilha original: Luiz Bueno 

Criação e operação de luz: Renan Félix 

Fotografia: 

Valerio Trabanco Mídias sociais: Kyra Piscitelli 

Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro- Ofício das Letras

Patrocínio: Diase Construtora

Apoio Institucional: Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier e Rotaract Club de Uberaba.

 _______________________

Nascido em 1955, João Signorelli é formado em jornalismo e trabalha como ator há mais de 25 anos. Já participou de dezenas de novelas, minisséries, peças de teatro e filmes. Em TV atuou nas novelas Grande Sertão: Veredas, O Sorriso do Lagarto, Chiquititas, Carandiru: Outras Histórias, Senhora do Destino, Salve Jorge, Aquarela do Brasil, Caminho das Índias, Araguaia, Amazônia, Bebê a Bordo e América. Em TEATRO atuou nos seguintes espetáculos: Um Bonde Chamado Desejo, Diário de um Mago, A Promessa, O Homem de la Mancha, As Mil e Uma Noites, Pano de Boca, Gandhi e Fernando Pessoa. Em CINEMA atuou nos seguintes longas-metragens: Bruna Surfistinha, Lili Carabina, Boca de Ouro, Salve Geral, Stelinha e Garrincha. É também apresentador, entrevistador, locutor e mestre de cerimônias. Nesta última função já trabalhou com James Hunter (O Monge e o Executivo) por todo Brasil e com Dalai Lama em sua última vinda ao país (Ibirapuera e Anhembi – SP). João interpreta Gandhi há mais de 16 anos, apresentando-se por todo país em empresas, teatros, instituições de ensino, clínicas, eventos, seminários, entre muitos outros. Já apresentou Gandhi em diversos países da Europa, África e Ásia.

 

Carlos Meceni

Iniciou no Teatro de Arena de São Paulo, na década de 70, lá participou dos espetáculos "Arena Conta Zumbi" e "Arena Conta Tiradentes" neste fez o papel título. A partir daí seguiu-se uma trajetória de mais de cem espetáculos, como ator, ou diretor ou ainda como autor. Construiu três teatros na cidade de São Paulo, foi fundador da Cooperativa Paulista de Teatro, presidente da Aptij, Apetesp e do Canal Comunitário de televisão. Tem alguns de seus textos montados fora do país "A Praça de Retalhos", "Zum ou Zois". Já participou como ator em 45 filmes, com prêmios internacionais, 19 novelas e séries. Prêmios: Possui mais de 40 prêmios como ator, diretor ou autor. Mollière, Apca, Prêmio Governador do Estado, Mambembe, Inacem, Sharp, Apetesp. Atualmente é ator e diretor do espetáculo Os Mundos de Chico Xavier de Miguel Filliage.

 

Miguel Filliage é diretor teatral, além de autor de vários espetáculos bem-sucedidos e premiados. As Férias de Drácula, peça infantil, foi premiada em várias categorias: melhor autor, melhor direção, melhor produção. Outro espetáculo: Ilustres Desconhecidos foi assistido por mais de 200 mil pessoas. Ao todo, escreveu e encenou 11 espetáculos.

 

Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$10,00 meia.

 

Os ingressos também poderão ser adquiridos presencialmente no dia da apresentação na bilheteria do teatro a partir das 20h ou pontos de vendas oficiais.

 

Realização: NAGAI Produções Artísticas e Culturais


Apoio institucional: Grupo Espírita da Prece de Chico Xavier


Apoio cultural: Rotaract Uberaba






Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora
09/12/2021
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31