Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Nelson Xavier volta a viver médium em 'As Mães de Chico Xavier'




Ruth, vivida por Via Negromonte, que entra em depressão após o suicídio do filho

Difícil conter as lágrimas durante a projeção de As Mães de Chico Xavier, que chega aos cinemas dia 1º de abril. O filme, inspirado no livro Por Trás do Véu de Isis, de Marcel Souto Maior, traz Nelson Xavier mais uma vez como o médium e mostra a triste história de três mulheres envolvidas com o sentimento da perda. A primeira é Ruth, vivida por Via Negromonte, que entra em depressão após o suicídio do filho. Na pele de Elisa, Vanessa Gerbelli é uma mulher que compensa as frustrações do casamento com o filho Theo, de 5 anos, que morre precocemente. Enquanto o drama das duas invade a tela, surge Lara (Tainá Müller). Grávida, ela cogita um aborto.


"Sou contra, mas a favor do direito de escolha da mulher. Acho um absurdo a clandestinidade, pois, além de não resolver nada, faz com que não aconteça investimento na conscientização. É preciso encarar o assunto de frente, informar às mulheres sobre os riscos físicos e emocionais. Conheci mais de uma pessoa que fez e até hoje carrega isso como um trauma", argumenta Tainá, que não é espírita, mas tem curiosidade sobre a religião.

"Eu me interesso pelo misticismo, a mitologia. Esse foi um ponto que me motivou a fazer esse filme, vi como uma oportunidade de embarcar nessa pesquisa da espiritualidade", diz ela.

Para Via Negromonte, intérprete da pintora Ruth, o filme toca o espectador exatamente por falar da perda. "Como lidar com ela? Essa é uma dor coletiva. É bom ter uma fé maior. Eu nunca perdi um filho. Usei o mínimo da minha vivência nessa personagem. Busquei o lugar onde me amparo quando a dor bate", conta a atriz.

Já Vanessa Gerbelli confessa que seguiu o caminho inverso ao de Via e buscou nela mesma as emoções de Elisa. "Não tive preparação. A personagem tem a ver comigo. Pensei no meu filho (Tito, de 4 anos) o tempo todo. Eu sofro, não sei perder, choro. Eu me emocionei muito com o roteiro. É um trabalho que me moveu", entrega Vanessa.

Fio condutor do longa, que tem direção de Glauber Filho e Halder Gomes, o jornalista Karl, interpretado por Caio Blat, é inspirado em Marcel Souto Maior. Ele é enviado a Uberaba, em Minas Gerais, para investigar o trabalho de Chico Xavier e descobre que as mães se comunicam com os filhos mortos através da psicografia. "Ele é desconfiado, assim como pode ser o espectador, mas não tem como negar o que está vendo", conta Caio, que participou de Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito, precursor do gênero de filmes espíritas. "Se não fosse esse filme, nem o Daniel (Filho) teria se aventurado a fazer Chico Xavier. Acho que agora estamos furando a classificação. Podemos fazer um filme de ficção que tenha um fundo espiritual sem que isso seja o tema central. Ghost (1990), por exemplo, é um filme de amor. Não é espírita", compara Caio.

Leonardo Leal, da Estação Luz Filmes, que também foi coprodutora de Bezerra de Menezes e Chico Xavier, explica que o tema central de As Mães de Chico Xavier, que será distribuído em mais de 350 cópias, em parceria com a Paris Filmes, é a vida. "Falamos de aspectos que podem acabar com ela: suicídio, drogas e aborto. Eles têm a ver com a espiritualidade", reforça.

A cura do câncer e a fase mais velha do médium

Depois da elogiada atuação como Chico Xavier no filme homônimo, dirigido por Daniel Filho, Nelson Xavier volta a viver o médium em As Mães de Chico Xavier. "Foi a mesma emoção da primeira vez. Mas só aceitei porque não era exatamente igual. Aqui, o Chico está em outro momento, mais frágil, porém descontraído ao mesmo tempo. Está mais cotidiano, longe daquela coisa do programa de TV do outro filme", explica Nelson.

Segundo Via Negromonte, que foi mulher do ator por 23 anos, o espiritismo ajudou Nelson a se curar de um câncer há sete anos. "Fizemos tratamentos alternativos, tudo! Ele ficou sem saúde. Depois que frequentou o Frei Beto (espírita), ele renasceu das cinzas e está curado. É um milagre. Fiquei feliz com a coragem dele de voltar a interpretar o Chico", conta Via.

 
Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Nuno Emanuel | http://cinema.terra.com.br/interna/0,,OI5016373-EI1176,00-Nelson+Xavier+volta+viver+medium+em+As+Maes+de+Chico+Xavier.html
29/03/2011
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31