Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

VI Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas em Pernambuco terá a presença de Geraldo Lemos Neto




Palestrantes já confirmados: SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA, SÉRGIO LOPES, CARLOS BACCELLI,
DÉCIO IANDOLI JR., IRVÊNIA PRADA, GERALDO LEMOS NETO e ÂNGELA MARIA MENEZES

O 6º SIMESPE - SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PRÁTICAS ESPÍRITAS DE PERNAMBUCO será realizado nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2011, no Teatro Guararapes, do Centro de Convenções de Pernambuco, com o tema central A CIÊNCIA A CAMINHO DA ESPIRITUALIZAÇÃO - A IMPORTÂNCIA DO ESPIRITISMO NO PROCESSO EVOLUTIVO DO SER. O congresso tem como objetivo precípuo a divulgação da doutrina espírita como também possibilitar a distribuição da pomada Vovô Pedro em Pernambuco e em parte do Nordeste, que é fabricada no Grupo Espírita Seara de Deus, onde são manipulados 100.000 potes desse unguento, distribuídos há 23 anos de forma totalmente gratuita, em alguns hospitais e em 280 entidades espíritas cadastradas, cujos resultados têm sido surpreendentes em todos os aspectos.

Confira no YouTube a chamada para o evento: http://www.youtube.com/watch?v=fEzBbcZpOV0


PROGRAMAÇÃO

 Dia 15/07/2011 – Sexta-feira
19:00
Abertura do Evento
19:20
Momento de arte
20:00
Composição da mesa, abertura oficial do SIMESPE e prece inicial
20:30
PALESTRA – A CIÊNCIA A CAMINHO DA ESPIRITUALIZAÇÃO – A IMPORTÂNCIA DO ESPIRITISMO NO PROCESSO EVOLUTIVO DO SER.
Conferencista - CARLOS BACCELLI (MG)
21:30
Prece de encerramento

Dia 16/07/2011 – Sábado
08:00
Momento de arte – Sibélius Tenório
08:30
Composição da mesa e prece inicial
08:50  
PALESTRA – CAUSAS ESPIRITUAIS DOS TRANSTORNOS MENTAIS – PSIQUISMO HUMANO E MEDIUNIDADE. “A questão mais aflitiva para o espírito no Além é a consciência do tempo perdido.” (Chico Xavier)
Conferencista – Dr. SÉRGIO LOPES (RS)
10:00
Intervalo
10:30 
PALESTRA – CONTRIBUIÇÃO DA FÍSICA QUÂNTICA NO PROCESSO DE INTERAÇÃO MENTE/CORPO - COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS DAS INFORMAÇÕES DE ANDRÉ LUIZ.
“A matéria não explica a matéria e o unverso não se explica a si mesmo. Neste universo infinito existe uma força pensante; uma força atuante.” (Albert Einstein)
Conferencista – Dr. DÉCIO IANDOLI JÚNIOR (MT)
12:00
Intervalo (ALMOÇO)
13:30  
PALESTRA – A TRAJETÓRIA DO SER ESPIRITUAL DA ANIMALIDADE À ANGELITUDE – EVOLUÇÃO E FUNÇÕES DO CÉREBRO COMO ÓRGÃO DE MANIFESTAÇÃO DA MENTE. “Nascer, viver, morrer, nascer de novo e evoluir sempre. Eis o caminho!” (Allan Kardec)
Conferencista – Dr. IRVÊNIA PRADA (SP)
14:50
Momento de arte
15:30
PALESTRA (1ª PARTE) – PERISPÍRITO–ANIMISMO-MEDIUNIDADE E SUAS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA – UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA. “O mundo é a oficina: o corpo é a ferramenta; a existência é a oportunidade; o dever a executar é a missão a cumprir.” (Emmanuel)
Conferencista – Dr. SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA (SP)
16:30
Intervalo
17:00
PALESTRA (2ª PARTE) – PERISPÍRITO–ANIMISMO-MEDIUNIDADE E SUAS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA – UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA. “O mundo é a oficina: o corpo é a ferramenta; a existência é a oportunidade; o dever a executar é a missão a cumprir.” (Emmanuel)
Conferencista – Dr. SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA (SP)
18:00
Prece de Encerramento

Dia 17/07/2011 – Domingo
08:00
Momento de arte
08:30
Composição da mesa e prece inicial
09:00
Sala de entrevistas – Primeiro bloco
Participantes: Dr. SÉRGIO LOPES, Dr. DÉCIO IANDOLI JR, Dra. IRVÊNIA PRADA, Dr. SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA
10:30
Intervalo
11:00
Sala de entrevistas– Segundo bloco
Participantes: Dr. SÉRGIO LOPES, Dr. DÉCIO IANDOLI JR, Dra. IRVÊNIA PRADA, Dr. SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA
12:00
Intervalo (ALMOÇO)
14:00
PALESTRA – EXPERIÊNCIAS DE QUASE MORTE – A CIÊNCIA CADA VEZ MAIS PERTO DA NOSSA REALIDADE ESPIRITUAL – TEORIAS CIENTÍFICAS SOBRE O MUNDO ESPIRITUAL E SUAS RELAÇÕES COM O MUNDO MATERIAL. “Fé verdadeira só o é, a que enfrenta a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade” (Allan Kardec).
Conferencista – ANGELA MARIA COSTA DE MENESES (PE)
15:30
Momento de arte
16:00
PALESTRA – ESPIRITISMO, ALAVANCA LIBERTADORA DE CONSCIÊNCIAS – A VIVÊNCIA DOS POSTULADOS ESPÍRITAS CONSTRUINDO A SAÚDE INTEGRAL. “Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas, se escolher o amor, com ele conquistará o mundo.” (Albert Einstein)
Conferencista – GERALDO LEMOS NETO (MG)
17:20
Leitura das Cartas Consoladoras – CARLOS BACCELLI
18:00
Encerramento

Conheça os palestrantes

CARLOS BACCELLI (MG)
Carlos A. Baccelli nasceu em Uberaba (MG), formado em Odontologia, é funcionário da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos há 24 anos. Há 30 anos cooperando com as atividades da Casa Espírita "Bittencourt Sampaio", Baccelli é idealizador e fundador de várias instituições espíritas em Uberaba, entre as quais o Grupo Espírita "Pão Nosso", o Lar Espírita "Pedro e Paulo", o Grupo Espírita "Irmão José", a "Casa do Caminho", esta última de amparo à vítimas do HIV. Como escritor e jornalista, é autor de várias obras de significativa importância para a Doutrina: "O Espiritismo em Uberaba", "Divaldo Franco em Uberaba", "Chico Xavier, Mediunidade e Vida", etc. Foi durante muito tempo diretor da Aliança Municipal Espírita de Uberaba e secretário da "Comunhão Espírita Cristã", antiga casa de trabalho do médium Chico Xavier. Com Chico Xavier, no "Grupo Espírita da Prece", publicou vários livros em parceria mediúnica, editados pelo IDEAL de São Paulo, e pelo IDE de Araras, livros que lhe abriram caminho para o trabalho mediúnico que agora se amplia com outros que têm sido publicados pela "DIDIER" de Votuporanga e "LEEPP" de Uberaba. Baccelli, ainda, é orador que, tem viajado pelo Brasil levando consigo a mensagem da Terceira Revelação, sendo que, por quase três anos consecutivos apresentou na TV local o apreciado programa "Espiritismo Explicando". Este ano estará mais uma vez no SIMESPE realizando palestra e recebendo mediunicamente cartas consoladoras.

Dr. DÉCIO IANDOLI (MT)
É médico, formado pela Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no ano de 1987.
Especializou-se em Cirurgia Geral e em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, no Hospital Guilherme Álvaro, ligado à Faculdade de Ciências Médicas de Santos.
É membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo (CBCD).
Concluiu o Doutorado em Medicina no ano de 1999 pela Universidade Federal Paulista – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM).
Foi professor titular da cadeira de “Fisiologia” dos cursos de Biologia, Fisioterapia e Farmácia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e ministrou as disciplinas de “envelhecimento e espiritualidade” e “Finitude e Temporalidade” no curso de Gerontologia na mesma universidade. Foi professor doutor do departamento de Cirurgia do Centro Universitário Lusíada – Faculdade de Ciências Médicas de Santos (UNILUS-FCMS) até 2008.
Foi presidente da Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos) na gestão de 2008. É membro atuante da AME-Brasil (www.amebrasil.org.br), AME-Internacional e atual vice-presidente da Associação Médico-Espírita do Mato Grosso do Sul (AME-MS).
Foi colaborador fundador do Centro Espírita Dr. Luiz Monteiro de Barros, em Santos-SP até dezembro de 2008.
Palestrante nacional e internacional tendo participado de vários congressos como o I Congresso Médico-Espírita Europeu em Barcelona (2003), do IV Congresso Espírita Mundial em Paris (2004), do I e II Congresso Médico-Espírita dos EUA em Washington (http://www.ussmcongress.org), e da I,  II, III e IV Jornadas Médico-Espírita de Portugal em Lisboa (www.jornadasportuguesas.org/) de 2006 a 2009 e do I Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade em 2007 entre outros.
Escreveu os livros “Fisiologia Transdimensional”, publicado em 2000, “Ser Médico e Ser Humano”, publicado em 2002 (Vertido para o Espanhol e Italiano) e “A Reencarnação como Lei Biológica” publicado em 2004 (Vertido para o Inglês), “Um Homem no Fundo do Espelho” publicado em 2007 ; autor do capítulo intitulado “O médico diante da morte” no livro “Medicina e Espiritismo” publicado em 2003; autor do capítulo intitulado “Palingenesia”, no livro “Medicina e Espiritualidade”, publicado pela editora INED em 2008 e autor do capítulo intitulado “A Consciência e o Cérebro” no livro “A Vida do Anencéfalo, aspectos científicos, religiosos e jurídicos” publicado pela AME-Brasil em 2009. Autor de artigos publicados em revistas e jornais espíritas diversos (Folha Espírita, Revista Internacional de Espiritismo, Universo Espírita, O Reformador, O Médium, Revista da Federação Espírita Portuguesa, Revista espírita portuguesa Verdade e Luz entre outras). Apresentador do programa “Ciência e Espiritualidade” pela TV Mundo Maior da Fundação Espírita André Luis, que vai ao ar pela Brasilsat 1 e pela internet (www.tvmundomaior.com.br ), e pela TV CEI pela internet ( HYPERLINK "http://www.tvcei.com" www.tvcei.com).
Transferiu-se para a cidade de Campo Grande, MS em janeiro de 2009, ingressando como professor nível V no curso de medicina da UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e do Pantanal), onde leciona nos módulos de Habilidades Médicas e no Laboratório Mórfo-funcional para alunos do 1º e  2º anos.
Ingressou no corpo clínico da Clinica SCOPE, em Campo Grande, (www.clinicascope.com.br) passando a ser o médico responsável pelo serviço de motilidade do aparelho digestivo.
Participou da fundação do Centro Espírita Vinha de Luz em Campo Grande, MS, onde é membro colaborador.
É o atual vice-presidente da AME-MS

Dr. SÉRGIO LOPES (RS)
Escritor e Expositor Espírita, médico psiquiatra com formação em psicoterapia psicanalítica e psicologia transpessoal. Colaborador no Lar Espírita Assistencial “Irmão Fabiano de Cristo”. Fundador e Presidente da Associação Médico-Espírita de Pelotas (RS). Autor do livro “Leis Morais e Saúde Mental”.

Dra. IRVÊNIA PRADA (SP)
Professora Catedrática e médica veterinária da Universidade de S. Paulo (USP), sendo uma autoridade mundial na comunidade científica sobre “Neuroanatomia Animal”. É também uma respeitada investigadora espírita em particular da “Interacção Cérebro-Mente” dos animais. Com vários livros e estudos científicos e espíritas publicados.

SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA (SP)
É um psiquiatra brasileiro, mestre em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e destacado pesquisador na área da  "Psicobiofísica" Psicobiofísica. A sua pesquisa reúne conceitos de Psicologia, de Física, de Biologia e do espiritismo. Desenvolve estudos sobre a glândula pineal, estabelecendo relações com atividades psíquicas e recepção de sinais do mundo espiritual por meio de ondas eletromagnéticas. Realiza um trabalho junto à Associação Médico-Espírita de São Paulo AMESP e possui a clínica Pineal Mind, onde faz seus atendimentos e aplica suas pesquisas.
Sérgio Felipe de Oliveira tem feito palestras sobre o tema em várias universidades do Brasil e do exterior, inclusive na Universidade de Londres.


GERALDO LEMOS NETO (MG)
No campo espírita-cristão os laços de Geraldo Lemos Neto, pelo lado materno, remontam à família Machado de Pedro Leopoldo, que o iniciou nos estudos da Doutrina Espírita Cristã. A família de sua avó sempre teve estreito relacionamento com Chico Xavier, sendo que seu tio avô Zeca Machado serviu ao lado de Chico Xavier por 35 anos ininterruptos até a sua desencarnação. Geraldo Lemos Neto conheceu Chico Xavier em 1981 travando com ele a partir daí estreita e profícua amizade.
Ingressou na União Espírita Mineira em 1981 pela “Mocidade Espírita O Precursor “ tendo participado da organização das primeiras feiras do livro espírita e das primeiras confraternizações das mocidades espíritas de Belo Horizonte – COMEBH. A seguir foi convidado a integrar o quadro da diretoria da União Espírita Mineira sob a gestão de Dona Neném Aluotto e de Martins Peralva, responsabilizando-se pelo seu departamento editorial por sugestão de Chico Xavier. Patrocinou a organização de vários livros em torno da mediunidade de Chico Xavier tais como :
1) BASTÃO DE ARRIMO pelo espírito de William Machado de Figueiredo 2) APELOS CRISTÃOS pelo espírito de Bezerra de Menezes; 3) ACEITAÇÃO E VIDA pelo espírito de Margarida Soares; 4) ROSEIRAL DE LUZ; 5) PÉTALAS DA PRIMAVERA; 6) FULGOR NO ENTARDECER; 7) CHICO XAVIER – MANDATO DE AMOR, todos de espíritos diversos; 8) MIGALHA pelo espírito de Emmanuel; todos da psicografia de Chico Xavier. Ainda nesta época foi também responsável pela edição dos seguintes livros de outros autores: 9) PRESENÇA DE CHICO XAVIER EM ARAXÁ de Sylvia de Almeida Barsante; 10) ÍNDICE GERAL DAS MENSAGENS PSICOGRAFADAS POR FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER de Vivaldo da Cunha Borges; 11) MENSAGEIROS DO BEM de Martins Peralva e 12) BASES DO ESPIRITISMO de Jarbas Leone Varanda.
Pela Fraternidade Espírita Cristã Francisco de Assis de Belo Horizonte publicou  dois livros de sua própria psicografia :13) RÉSTIA DE LUZ de espíritos diversos e 14) IGNÁCIO DE ANTIOQUIA pelo espírito de Theophorus.
Em 2004 fundou a VINHA DE LUZ Editora responsabilizando-se pelo lançamento de inúmeras obras ainda inéditas da psicografia de Chico Xavier, publicadas postumamente, quais sejam : 15) SEMENTEIRA DE LUZ ; 16) SEMENTEIRA DE PAZ e 17) COLHEITA DO BEM todos pelo espírito de Neio Lúcio; 18) DEUS CONOSCO e 19) ILUMINURAS, ambos pelo espírito de Emmanuel;  20) MILITARES NO ALÉM; 21) PÉROLAS DE SABEDORIA, 22) CHICO XAVIER – O PRIMEIRO LIVRO e 23) LUZ NA ESCOLA, Chico Xavier na Escola Jesus Cristo de Campos em 1940, todos de espíritos diversos pela psicografia de Chico Xavier. Também de outros autores editou os seguintes livros : 24) CÉLIA LUCIUS, SANTA MARINA de autoria de Clóvis Tavares e Flávio Mussa Tavares de Campos, RJ; 25) a biografia infantil de Chico Xavier da autora portuguesa Julieta Marques chamada CHIQUITO;  26) ERA UMA VEZ PARA SEMPRE do médium Carlos Malab; 27) IRMÃO JOSÉ, IRMÃO EM CRISTO do médium Ivanir Severino da Silva; e o livro 28) EVANGELHO PURO, PURO EVANGELHO de Martins Peralva, lançado postumamente.
Geraldo Lemos Neto colaborou também ativamente na edição dos seguintes livros em parceria com outras editoras : 29) MENSAGENS DE INÊS DE CASTRO de Chico Xavier pelo espírito de Inês de Castro, editado por Caio Ramacciotti no GEEM – Grupo Espírita Emmanuel; 30) A VOLTA DE ALLAN KARDEC e 31) ASPECTO RELIGIOSO DO ESPIRITISMO, ambos de autoria de Weimar Muniz de Oliveira editados pela Federação Espírita do Estado de Goiás – FEEGO.

Em 2 Abril de 2006 inaugurou em Pedro Leopoldo um centro de referência à vida e obra de Chico Xavier situado na residência do médium desde 1948, chamado simplesmente de CASA DE CHICO XAVIER, recebendo caravanas do Brasil inteiro e do exterior para as atividades da Culto do Evangelho no Lar e do Grupo Fraterno Veneranda, atividades que passaram a fazer parte a partir de 2010 do Grupo Espírita Scheilla. Na cidade natal de Chico Xavier foi também um dos instituidores da Fundação Cultural Chico Xavier. Em Belo Horizonte participa da diretoria  do Centro Espírita Luz, Amor e Caridade onde dirige o Grupo de Estudos Zeca Machado e dedica-se à prática da psicografia.
Participa também em palestras e seminários pelo Brasil e no Exterior.

ANGELA MARIA MENEZES (PE)
Dentista de profissão, mãe de Thais Carolina, Thales Rafael e Paulo Victor, espírita há 26 anos, trabalhadora da Federação Espírita Pernambucana - FEP, como ela fala: “aprendendo a cada dia que muito pouco sei”.


Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Grupo Espírita Seara de Deus - Mário Jorge
29/03/2011
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31