Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Personalidades recebem Comenda da Paz Chico Xavier


O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, participou, nesta sexta-feira (25), em Uberaba, da entrega da Comenda da Paz Chico Xavier. Onze personalidades de destaque na sociedade foram homenageadas, entre elas o empresário Olavo Machado Júnior, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o cantor e compositor Paulinho Pedra Azul. Também foram agraciadas duas entidades assistenciais, a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (Hospital Dr. Helio Angotti) e a Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz.

“Há poucas unanimidades tão absolutamente definitivas entre nós, brasileiros, como Chico Xavier, que dá nome a essa comenda. Ícone da generosidade, do desprendimento e da sabedoria, Chico está mais vivo do que nunca, e assume para nós múltiplos significados”, disse Alberto Pinto Coelho, que representou o governador Antonio Anastasia na solenidade.

A Comenda da Paz Chico Xavier destina-se a homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na promoção da paz, por meio de atividades relacionadas com pesquisas científicas, artes e cultura, campanhas pacifistas, combate à fome e a miséria, geração de emprego e renda, educação e ações para promoção da dignidade humana.

Instituída em 1999, pelo então governador Itamar Franco, a medalha é entregue anualmente em Uberaba, cidade onde o líder espírita, morto em 2002, aos 92 anos, passou parte da vida. A solenidade faz parte do encerramento das comemorações do centenário de nascimento de Chico Xavier. Natural de Pedro Leopoldo, ele nasceu em 2 de abril de 1910. Aos 49 anos, mudou-se para Uberaba, onde viveu até o falecimento.

Entre os agraciados com Comenda da Paz Chico Xavier estão Arnaldo Rocha, Célia Maria dos Santos Pereira, os empresários Olavo Machado Junior e Geraldo Lemos Neto, as médicas Maria de Lourdes da Costa e Marlene Rossi Severino Nobre, o cantor e compositor Paulinho Pedra Azul, os professores Tomaz de Andrade Nogueira e Wilson Chaves (in memoriam), a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central – Hospital Dr. Helio Angotti e a Casa de Auxilio e Fraternidade Olhos da Luz.



Olavo Machado Júnior, Geraldo Lemos Neto, o prefeito de Uberaba Anderson Adauto
 e o vice-governador de MG Alberto Pinto Coelho,
Elaine da Casa de Auxílio e Fraternidade Olhos da Luz e  Marlene Nobre


União dos povos

Para o filho do líder espiritual, Eurípedes Higino dos Reis, um dos convidados a compor a mesa, Chico Xavier deixou como legado ao mundo o trabalho em prol da união dos povos. “Ele terminou os seus dias tentando fazer uma paz entre aqueles que comandam e aqueles que são comandados, entre os necessitados e o empresariado, porque só a união de todos trará a paz no mundo”, disse.

A solenidade contou com a participação do prefeito de Uberaba, Anderson Adauto; do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Diniz Pinheiro; além de deputados estaduais e lideranças locais. O encerramento da entrega da Comenda da Paz foi marcada pela apresentação da Orquestra Viola de Ouro, da Fundação Cultural de Uberaba.



Geraldo Lemos Neto e Marlene Nobre antes de receberem a Comenda da Paz Chico Xavier



Geraldinho e Eurípedes Higino



Oceano Vieira de Melo e Geraldo Lemos Neto




Noêmia Barbosa da Silva, Geraldinho e Carlos Baccelli



Geraldinho e sua irmã Joyce




In: http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/personalidades-recebem-comenda-da-paz-chico-xavier/ 29/03/2011 | Fotos: Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora
04/04/2011
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31