Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

"Presença de Carlos Baccelli" — Um texto de Jhon Harley




Carlos Baccelli durante entrevista no Sempre um Papo,
em Belo Horizonte, lançando o livro Chico Xavier — O médium dos pés descalços,
na noite de 16 de maio de 2011.


Mais uma vez acompanhei o médium uberabense em um ciclo de palestras em nossa região, passando pelas cidades de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Santa Luzia e Belo Horizonte. Momentos de muita reflexão e bastante aprendizado.


Em todas as palestras, destaque em relação à leitura e ao estudo do pentateuco kardequiano e das obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier. Segundo Baccelli, as obras através de Chico Xavier representam o desdobramento natural das obras básicas de Allan Kardec. Por isso mesmo, alertou que não podemos permitir que elas sejam esquecidas.

Conheço o médium uberabense Carlos Antônio Baccelli desde a década de 80, quando frequentávamos a Casa da Prece, onde o nosso amigo e benfeitor Francisco Cãndido Xavier nos acolhia a todos com amor e generosidade. Boas lembranças e muitas recordações. Na verdade, Baccelli acompanhava as tarefas com Chico Xavier, desde o início da década de 70, ainda na Comunhão Espírita Cristã, em Uberaba.

Nesses anos de estreita convivência, em parceria mediúnica com Chico Xavier, produziram 10 belíssimas obras. Atualmente, Baccelli já produziu 108 obras, psicografadas ou não, de grande conteúdo e valor doutrinário. Dentre estas, 15 são obras biográficas sobre Chico Xavier, algumas delas em parceria com Márcia Baccelli, sua esposa, o que nos leva a considerar o Baccelli o maior biógrafo de Chico Xavier.

Nos anos 80, quando se falava que, no futuro, as nossas instituições espíritas deveriam funcionar 24 horas, na minha ingenuidade ficava me perguntando como seria possível organizar tantas reuniões nesse período. Entretanto, ao visitar pela primeira vez o Lar Espírita Pedro e Paulo em Uberaba, instituição fundada pelo Baccelli, pude perceber o que significava funcionar integralmente, pois as reuniões aconteciam e ainda acontecem em uma instituição de atendimento aos idosos, seguindo a recomendação de Jesus: “Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem” e a orientação da Doutrina Espírita: “Fora da Caridade não há salvação”.

Além dessa instituição, Baccelli foi o fundador da Casa do Caminho, instituição de auxílio aos portadores do HIV, colaborador no Centro Espírita Bittencourt Sampaio, além de idealizador e fundador de outras casas espíritas na cidade de Uberaba.

Desde 1999, quando Baccelli esteve pela primeira vez no Grupo Espírita Scheilla, na cidade de Pedro Leopoldo, acompanho suas atividades em nossa região e posso dizer de algumas de suas qualidades como, por exemplo, sua autenticidade e dedicação sem limites. Além do mais, não faz pose de guru ou médium "popstar" (muito comum em nosso movimento) e todas as vezes que vem à nossa região não faz nenhum tipo de exigência.

Quanto àqueles que não gostam do seu estilo, aproveito para dizer que um dos grandes problemas na atualidade é a intransigência, o desrespeito pelas diferenças.  O mundo seria muito chato se todos nós fôssemos iguais. Portanto, em um movimento de liberdade de expressão é muito natural que as pessoas expressem as suas opiniões, defendam teses, fruto de pesquisas e investigações. Neste mundo das diferenças todos nós podemos crescer sem desqualificar o outro. E, muitas vezes, somente o tempo irá nos dizer sobre os nossos erros e acertos.

Portanto, seguindo a recomendação evangélica “Conhece-se a árvore pelos frutos”, posso afirmar que desde a década de 80, e nos 21 anos de convivência que tive com Chico Xavier, o uberabense Carlos Antônio Baccelli expressa, no discurso e na prática, a grande influência que Chico teve em sua vida.

Baccelli é um dos trabalhadores espíritas que merece o nosso respeito e o nosso reconhecimento, pois vem procurando dar a sua parcela de colaboração e testemunho na perspectiva de um movimento espírita voltado para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.


Jhon Harley Madureira Marques
Vice-Presidente da Aliança Municipal Espírita de Pedro Leopoldo e Matozinhos. Presidente do Conselho Curador da Fundação Cultural Chico Xavier e Colaborador no Grupo Espírita Scheilla e na Casa de Chico Xavier, em Pedro Leopoldo.


In: http://terceirarevelacao.blogspot.com/2011_09_01_archive.html
03/10/2011
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31