Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Selo sobre Chico Xavier é eleito o melhor pelo público




O selo “Centenário do Nascimento de Francisco Cândido Xavier” foi uma iniciativa do Dr. Caio Ramacciotti,
do Grupo Espírita Emmanuel (GEEM), de São Bernardo do Campo, SP, em parceria com os Correios do Brasil

O selo “Centenário do Nascimento de Francisco Cândido Xavier” foi o vencedor, na categoria Voto Popular, da eleição “Melhor Selo do Ano de 2010”, concurso promovido pelos Correios desde 1978. Por meio do voto em cédulas e pela página dos Correios na internet, o público escolheu o selo que foi lançado na abertura do 3º Congresso Espírita, realizado em Brasília em abril de 2010, e que se tornou um sucesso instantâneo de vendas. A imagem é de autoria do fotógrafo Rômulo Fernando Fialdini, com arte-finalização da designer gráfica Miriam Guimarães.

Na categoria Arte Filatélica, o eleito foi o bloco de selos “Série Brasília – Sonho e Realidade: Monumentos e XVI Congresso Eucarístico Nacional”. A votação ocorreu em Recife-PE, durante a 11ª Exposição Filatélica Nacional  – BRAPEX 2011 – em 6 de outubro,  e teve, compondo o júri, filatelistas e representantes dos Correios, além de designers e artistas plásticos. O bloco irá representar os Correios do Brasil em concursos internacionais de selos.

A artista plástica Miriam Guimarães, já vencedora com o melhor na votação popular, é a autora do bloco, lançado em maio do ano passado na abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília. O trabalho se destacou pelo formato diferenciado, que lembra uma ave, e pelo conjunto de elementos focalizados em sua arte.

Sobre os vencedores

O selo “Centenário do Nascimento de Francisco Cândido Xavier” apresenta Chico Xavier autografando um dos seus livros. Como pano de fundo, há o detalhe de uma carta psicografada pelo médium. Em destaque, a inscrição de uma frase dita por ele. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

O bloco “Série Brasília – Sonho e Realidade: Monumentos e XVI Congresso Eucarístico Nacional” reproduz, em tons escuros e linhas claras, monumentos arquitetônicos consagrados de Brasília: o Catetinho, a estátua de Juscelino Kubitschek (do Memorial JK), a Catedral Metropolitana, a estátua dos Candangos, o Museu Nacional (junto à Biblioteca Nacional/Conjunto Cultural da República) e a Ponte JK. O bloco, no formato de um pássaro, mostra o esboço do Plano Piloto, sobre um pano de fundo composto, que representa o céu e o gramado da Esplanada dos Ministérios. Foram utilizadas as técnicas de fotografia, desenho vetorial e computação gráfica.

Sobre a artista

Miriam Guimarães nasceu em Brasília, em 1982. Graduada em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade de Brasília, trabalha com ilustrações e desde novembro de 2008 exerce o cargo de designer nos Correios.

Saiba mais sobre o selo em nossa Home >> Chico Xavier.


Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora | Visão Espírita | In: http://www.correios.com.br/servicos/mostra_noticias.cfm?noticia_codigo=20334&tiponot_codigo=34
29/11/2011
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31