Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

É superstição considerar fenômenos espirituais como sobrenaturais


Antes que a humanidade descobrisse Deus, ela conheceu os espíritos. E foi através deles que ela O encontrou. O politeísmo surgiu da confusão que as pessoas fizeram entre Deus e os espíritos desencarnados. Na própria Bíblia, embora seus seguidores creiam num só Deus, os numerosos espíritos manifestantes nela são, muitas vezes, confundidos com o espírito de Deus. E os próprios autores da Bíblia, às vezes, fazem essa confusão. Se Deus ama Seus filhos com amor infinito, Ele não nos discrimina, criando-nos imperfeitos, enquanto cria os anjos já perfeitos. Realmente, Seu amor infinito para conosco não poderia comportar tal discriminação! Os anjos são espíritos humanos avançados em sua caminhada evolutiva sempiterna, a qual, entretanto, começou também, como a nossa, lá em baixo. Assim, se eles estão, hoje, ao nível de perfeição elevada, foi por mérito, por esforço próprio, exatamente como acontece conosco, pois o reino dos céus é conquistado por esforço. (Mateus 11: 12). A cada um é dado de acordo com suas obras. (Mateus 16: 27). Ademais, o Nazareno nos ensina que tudo o que Ele fez nós faremos também e até obras maiores do que Ele fez. (João 14: 12). E observemos que o verbo fazer está no futuro (faremos), pois vai depender da nossa evolução espiritual e moral, isto é, quando formos perfeitos à semelhança dos que já são anjos.

Do lado oposto, temos os demônios (“daimones” em grego), que muitos cristãos consideram erradamente como sendo apenas espíritos maus (anjos maus). Na verdade, como dissemos acima, demônios são espíritos humanos com seus vários níveis diferentes de evolução: demoníacos (muito atrasados); mais ou menos (a maioria de nós); e os já angélicos (já bem evoluídos). A ideia bíblica de que os demônios eram anjos que se rebelaram contra Deus é uma analogia com a metáfora da queda de Adão e Eva, que já tinham inteligência antes de pecarem. A sua inteligência é, pois, causa do pecado, e não efeito como lemos na Bíblia. (Gênesis 3:7). Se o homem pecou antes de ter inteligência, os animais pecariam também! A esses anjos rebeldes o Espiritismo chama de "espíritos exilados de Capela". (Na Bíblia: Gênesis 6:2). Deus não acaba com os demônios, exatamente porque eles são espíritos humanos, apenas atrasados, e cujo livre-arbítrio Deus respeita. Caso contrário, Deus os aniquilaria, para que vivêssemos em paz, sem suas obsessões e tentações contra nós. E, também, como nos ensina a parábola do joio e do trigo, nós temos que conviver com o joio, que representa esses espíritos atrasados, companheiros nossos de jornada evolutiva, desencarnados e encarnados, que, um dia, como nós, serão também espíritos angélicos. Lembramos aqui que o nome do espírito Anjo Gabriel significa “homem iluminado”.

Os fenômenos chamados de sobrenaturais e milagrosos, ou de dons espirituais, de São Paulo, têm assombrado (desse verbo vem a palavra assombração) todos os povos, e são provocados por espíritos através de algum médium especial perto. Supor que há intervenção de Deus direta neles, por mais fantásticos e deslumbrantes que eles sejam, é superstição, pois são fatos apenas espirituais ou mediúnicos, confirmados por cientistas até de Prêmio Nobel! A própria Igreja reluta em aceitar a veracidade desses fatos que o povão vai logo considerando como sendo milagrosos ou sobrenaturais!

________________

A coluna de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site   www.otempo.com.br  . Clicar “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Livros do autor: “A Face oculta das religiões”, EBM (SP), “O Espiritismo segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A reencarnação na Bíblia e na ciência”, EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG). As obras
são encontradas também na União Espírita Mineira (UEM), Rua Guarani, 315, centro de BH. As obras podem ser adquiridas também pelo e-mail  contato@editorachicoxavier.com.br e pelo telefone: 0800-283-7147.


Enviado por Geraldo Lemos Neto | Vinha de Luz Editora
16/01/2012
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31