Vinha de Luz
seja bem-vindo à nossa loja virtual!

REGISTRE-SE | LOGIN ( esqueci minha senha )

Notícia

Vibrações de luz e paz em encontro inesquecível sobre Chico Xavier


Por João Marcos Weguelin

A cidade de Aracaju, Sergipe, recebeu nos dias 13 e 14 de setembro de 2014 o VII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra, tradicional evento anual em homenagem a Chico Xavier, que objetiva a confraternização, o estudo e a difusão da obra e do legado do médium mineiro.

O evento deste ano, que foi organizado pelo Grupo Espírita Irmão Fêgo e pela Federação Espírita do Estado de Sergipe, teve como tema central “A mediunidade de Chico Xavier”, e foi transmitido ao vivo pela internet, através da TV A Caminho da Luz e da TV Ilúmina.

Nesta edição do VII Encontro foi prestada homenagem ao grande espírita sergipano José Martins Peralva Sobrinho, com a entrega do Troféu Martins Peralva a Geraldo Lemos Neto, um dos idealizadores do Encontro, que contou também com o lançamento do 483º livro da lavra de Chico Xavier, o “Palavras sublimes”, de autoria de espíritos diversos, psicografado pela mediunidade luminosa de Chico nas décadas de 30 a 50, e organizado por João Marcos Weguelin, jornalista e pesquisador carioca.

Os expositores procederam de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Itapira (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Uberaba (MG). As atividades artísticas – o coral Vida e Luz, de Goiânia, GO, o coral São Francisco de Assis e Canarinhos de Aracaju, SE, e os cantores Jésus Gonçalves e Sérgio Santos, este de Uberaba, MG, entre outras atrações – pontuaram de emoção os dois dias de evento.

Geraldo Lemos Neto, idealizador e organizador do Encontro, expôs sobre “as múltiplas faculdades mediúnicas de Chico Xavier” e prestou homenagem a Martins Peralva. Outro ponto marcante do evento foi a palestra de Carlos Antônio Baccelli sobre “a psicografia consoladora de Chico Xavier”, em que fez uma analise profunda do movimento espírita, na qual realizou um chamamento para a união dos espíritas e para as graves responsabilidades inerentes ao médium e ao trabalhador espírita como um todo. Na oportunidade, o médium, orador e escritor uberabense sugeriu a alteração do nome do evento para Encontro Nacional dos Amigos de Jesus Cristo com Chico Xavier e sua Obra Espírita-Cristã.

Ainda no primeiro dia, Luis Sergio Marotta, de Belo Horizonte, MG, expôs sobre “a formação da mentalidade cristã segundo o espírito Emmanuel” e o carioca João Marcos Weguelin teve como tema “o início da mediunidade de Chico Xavier”.

No segundo dia palestrou ainda Mário Lúcio Sobrosa, de Goiânia, GO, sobre “a psicografia de Chico Xavier nos tribunais” e Sérgio Villar, da cidade de Itapira, SP, expôs sobre o labor mediúnico de Chico Xavier em sua palestra intitulada “Chico Xavier: um mandato mediúnico de amor”.

Outro destaque do evento foi a já tradicional sala de Entrevista com Convidados, que contou com a presença dos expositores  e dos amigos de Chico Xavier o escritor e biógrafo pedroleopoldense Jhon Harley, Eugênio Eustáquio dos Santos, presidente do Centro Espírita Meimei, também de Pedro Leopoldo, cidade natal de Chico Xavier, e de Antônio Roberto Fontana, ex-diretor da União Espírita Mineira e conselheiro editorial da Vinha de Luz Editora da Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo.

O evento, que lotou o Espaço EMES de Aracaju - estima-se que quase 3 mil pessoas passaram pelo local, vindas do Brasil inteiro e até do Exterior -, contou ainda com uma programação especial, no dia 12, sexta, com palestra de Jhon Harley no Grupo Espírita Irmão Fêgo, na capital, e com a realização do culto do Evangelho no sábado, 13, pela manhã, na Casa da Fraternidade Dr. Manuel Strauss, em Itaporanga, na região metropolitana.

As vibrações de luz e o amparo espiritual que marcaram o Encontro, o ambiente de paz que reinou durante o evento e o conteúdo profundo que foi exposto ao longo dos dois dias de atividades tocaram fundo em cada um dos presentes, deixando-os já saudosos, aguardando a realização de sua oitava edição, que no ano que vem será em Santos, SP, no final de junho.

Para 2015 também foi divulgada a primeira edição internacional do
Encontro Nacional dos Amigos de Jesus Cristo com Chico Xavier e sua Obra Espírita-Cristã, a ser realizado em Lisboa, Portugal.




Os apresentadores do Encontro Marcelo e Betânia



Apresentação do Coral Vida e Luz de Goiânia, GO, presença garantida desde a primeira edição do Encontro em 2008, na cidade de Pedro Leopoldo, MG



O orador, escritor e médium mineiro Geraldo Lemos Neto falou sobre as múltiplas faculdades mediúnicas de Chico Xavier




Luis Sérgio Marotta, professor e orador espírita de Belo Horizonte, MG,  falou sobre a formação da mentalidade cristã segundo Emmanuel



O jornalista carioca João Marcos Weguelin discorreu sobre o início da mediunidade de Chico Xavier e lançou pela Vinha de Luz Editora o
livro "Palavras sublimes", de espíritos diversos, com mensagens de
Reformador dos anos de 1933 a 1950



Durante o intervalo, o biógrafo pedroleopoldense Jhon Harley foi entrevistado por Sérgio Villar, da TV A Caminho da Luz



No domingo, 14, Geraldo Lemos Neto abriu o evento homenageando o sergipano José Martins Peralva Sobrinho, grande amigo de Chico Xavier



Sérgio Villar, de Itapira, Estado de São Paulo, abordou o tema "Chico Xavier - Um mandato mediúnico de amor"



Carlos Baccelli, de Uberaba, Minas Gerais, falou sobre a psicografia consoladora do maior médium de todos os tempos




A maestrina Bianca Almeida, regente do Coral Vida e Luz, de Goiânia, em entrevista a Sérgio Villar


Italico

Geraldo Lemos Neto, um dos idealizadores do Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, é agraciado com o
Troféu Martins Peralva, instituído nesta edição




Na Sala de Entrevistas, palestrantes e convidados contaram curiosidades sobre Chico Xavier. Na foto, em primeiro plano,
Eugênio Eustáquio dos Santos, do Centro Espírita Meimei de Pedro Leopoldo, Antônio Roberto Fontana, amigo de Chico Xavier,
de Belo Horizonte, e Jhon Harley, biógrafo de Chico Xavier, também de Pedro Leopoldo
, Geraldo Lemos Neto e Carlos Baccelli



Na foto, da direita para a esquerda, Sérgio Villar, João Marcos Weguelin, Mário Lúcio Sobrosa e Luis Sérgio Marotta



A coordenadora do Encontro em Aracaju Luzi Mary Paixão finaliza o evento na companhia de Geraldo Lemos Neto, agradecendo
a presença de todos, anunciando as atrações finais


.........................................................................................

Clique nas imagens a seguir para ver mais fotos.















Integrantes da caravana de Pedro Leopoldo, MG, demonstrando a alegria de participar do
VII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra



Jhon Harley e as garças que ornamentaram o palco do Espaço Emes, remetendo ao seu "O voo da garça", biografia de Chico Xavier editada
pela Vinha de Luz Editora, já em sua 3ª edição e considerada a melhor biografia do médium mineiro nos dias atuais


.............................................................................................

Clique na imagem para assistir o vídeo-homenagem a José Martins Peralva Sobrinho.


















Por João Marcos Weguelin | Fotos: Célia Soares | Geraldo Lemos Neto e colaboradores | Via Facebook | Jhon Harley
08/10/2014
 


Wan BrasilAC Portal
VINHA DE LUZ - SERVIÇO EDITORIAL LTDA.
Av. Álvares Cabral, 1777 - Sala 2006 - Santo Agostinho 30170-001 – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2531-3200 | 2531-3300 | 3517-1573 - CNPJ: 02.424.852/0001-31